Adultos portugueses são dos que têm menos competências na OCDE… e a Culpa é tua.

Programa de avaliação internacional coloca Portugal no fim da tabela nos três domínios analisados: literacia, numeracia e resolução de problemas.

Adultos portugueses são dos que têm menos competências na OCDE

Não é um bom retrato sobre as competências dos adultos portugueses. Pelo contrário. Dos 31 países que participaram no Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos (PIAAC), promovido pela OCDE, Portugal só ficou à frente de um, o Chile, e bem abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Os portugueses ficam, de resto, na cauda da tabela em todos os três grandes parâmetros avaliados: literacia, numeracia e resolução adaptativa de problemas.

Literacia

Na literacia, 42% dos adultos portugueses pontuaram no nível 1 ou abaixo (numa escala de 0 a 5) – bem acima da média da OCDE (26%) -, o que significa que possuem baixa proficiência neste domínio. “As pessoas no nível 1 conseguem entender textos curtos e listas organizadas quando a informação está claramente indicada, localizar informações específicas e identificar conexões relevantes. Aqueles abaixo do nível 1 conseguem, no máximo, entender frases curtas e simples”, descreve o relatório.

Numeracia

No domínio da numeracia, 40% dos adultos portugueses obtiveram resultados iguais ou inferiores ao nível 1 de proficiência (a média da OCDE é de 25%). Segundo o relatório, “no nível 1 de numeracia as pessoas adultas são capazes de fazer cálculos básicos com números inteiros ou dinheiro, compreender o significado das casas decimais e encontrar trechos de informação em tabelas ou gráficos, mas podem ter dificuldades em tarefas que exijam várias etapas (por exemplo, calcular uma proporção).”

Resolução adaptativa de problemas

Na resolução de problemas, o estudo da OCDE mostra que 42% dos adultos portugueses obtiveram resultados iguais ou inferiores ao nível 1 de
proficiência (média da OCDE: 29%). Neste domínio, “os adultos no nível 1 conseguem resolver problemas simples com poucas variáveis e pouca informação acessória e que não se alteram à medida que se avança para a solução. Têm dificuldade em resolver problemas com várias etapas ou que exijam a monitorização de múltiplas variáveis”, explica o relatório. Já os adultos abaixo do nível 1 “compreendem, no máximo, problemas muito simples, normalmente resolvidos numa única etapa”.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/12/adultos-portugueses-sao-dos-que-tem-menos-competencias-na-ocde-e-a-culpa-e-tua/

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Parabéns a todos os políticos que durante muitos anos contribuíram para o facilitismo nas escolas. Devem estar muito orgulhosos do seu trabalho.

      • Mic on 10 de Dezembro de 2024 at 15:29
      • Responder

      Muito bem dito.
      E o facilitismo ainda agora vai no seu início…

    • Rosita on 10 de Dezembro de 2024 at 14:36
    • Responder

    Os politicos têm ai o resultado da sua aferição. Resultados que correspondem ao facilitismo dos alunos e excesso de burocracia aos professor, que deixaram de ter tempo para preparar aulas.

    • Luluzinha! on 10 de Dezembro de 2024 at 16:00
    • Responder

    Parabéns pelos resultados. A colher o que tem sido semeado pelas políticas educativas das últimas décadas.

    • Papa Francisco on 10 de Dezembro de 2024 at 17:56
    • Responder

    🙀
    E são estes os nossos interlocutores. Os EE que se metem no nosso trabalho, opinam etc.
    Vão estudar, pá! Há escolas abertas à noite.

    • TR on 10 de Dezembro de 2024 at 23:05
    • Responder

    Parabéns ao pulhíticos e parabéns a alguns professores que são maus. Simplesmente maus. Muitos apenas fingem o que não existe, e muitos contribuem para a desinteragração da Escola. Alguns mandam postas de pescada aqui.

    • JáSemFígados on 11 de Dezembro de 2024 at 2:27
    • Responder

    Quando põem gente a opinar sobre documentos elaborados por professores ( CG, por exemplo, pais a mandarem professores para o hospital, alunos a atacar outros colegas e professores … ), o que poderemos esperar de um país assim?!

    Ou põem ” rédea curta” neste pessoalzinho, ou não sei o que irão passar os nossos descendentes. Já nem falo em nós!

    “Bateu fundo este país”! Mas o problema não é só de agora. Vai-se arrastando há looooongos anos!

    Abençoadas Direções Escolares de outros tempos, bem como as suas Delegações Escolares.
    Comecei a trabalhar em 81/ 82, façam a conta.

    Felizmente já estou cá fora há três meses.

    Bem longe desta podridão escolar…

    Mas antigamente, algum pai/mãe, aluno nos tratava por … Você??????

    Mas andaram connosco na escola?

    RESPEITINHO É MUITO LINDO E ENQUANTO NÃO O HOUVER …

    • zé das couves on 11 de Dezembro de 2024 at 2:50
    • Responder

    a ignorância e a pobreza interessa a muita gente neste país…

    • IAAN on 11 de Dezembro de 2024 at 20:40
    • Responder

    Resultado das “Novas Oportunidades” e das últimas políticas governamentais.

      • Mainada on 11 de Dezembro de 2024 at 22:22
      • Responder

      Sabes em que consistiram as novas oportunidades, na verdade um projeto europeu? O que é que as novas oportunidades têm a ver com o fracasso das escolas no ensino regukar ou mesmo profissional?

    • obnóxio concomitante on 12 de Dezembro de 2024 at 11:07
    • Responder

    A nossa política educacional baseia-se em duas enormes falácias. A primeira é a que considera o intelecto como uma caixa habitada por ideias autónomas, cujos números podem aumentar-se pelo simples processo de abrir a tampa da caixa e introduzir-lhes novas ideias. A segunda falácia, é que, todas as mentes são semelhantes e podem lucrar como o mesmo sistema de ensino. Todos os sistemas oficiais de educação são sistemas para bombear os mesmos conhecimentos pelos mesmos métodos, para dentro de mentes radicalmente diferentes.
    Sendo as mentes organismos vivos e não caixotes do lixo, irremediavelmente dissimilares e não uniformes, os sistemas oficiais de educação não são como seria de esperar, particularmente afortunados. Que as esperanças dos educadores ardorosos da época democrática cheguem alguma vez a ser cumpridas parece extremamente duvidoso,

    A.Huxley

    Deixe um comentário

  2. Looking for a reliable vendor of bitcoin miners? Our expert team specializes in express shipping and delivery, with a high success rate. Learn more about where to buy bitcoin miners and get the fast shipment and delivery you need today, also you can buy bitcoin miners online from a trusted website. The best place to get premium Asic miners for sale.

    • Rui Condeço on 14 de Dezembro de 2024 at 11:29
    • Responder

    Querem rever o currículo?
    Adaptem-no à nmova realidade.
    Querem que fiquemos economicamente competitivos, mas há cada vez menos cursos profissionais na área da Informática. Sobretudo na cidade capital.
    Por incrível que pareça estes cursos e as disciplinas de Informática são preteridos dentro de Lisboa, o que significa que na própria capital há menos possibilidade dos alunos estudarem uma das áreas mais procuradas internacionalmente pelas empresas.
    Então o que querem?
    Que se gere riqueza, ou que continuemos na miséria?
    Não basta falar. Há que agir.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: