Poligrafo do poligrafo SIC

No comentário semanal do putativo candidato presidencial na SICN, foi mostrada uma tabela com os salários dos profs da OCDE. Nessa tabela, estava escrito que um prof do 3º ciclo com 15 anos de experiência, tem um salário anual de €41000 (!). Será verdade?

Um prof. com esses anos de serviço na carreira atual está no 4º escalão, o que corresponde a um salário anual de €29106 BRUTOS. Portanto, a conclusão do poligrafo popular da noticia SICN é… FALSO! Um docente com esse tempo de serviço NÃO TEM um salário anual de €41000…!
Acresce que só um docente com o dobro do tempo de serviço noticiado (32 anos) é que pode atingir um salário anual de €41000 BRUTOS e que atualmente existem milhares de docentes com o dobro desse tempo de serviço que estão no 4º escalão…! Estão a perder €11000 anuais!…
Pimenta na língua para o comentador-que-quer-ser-presidente-da-república e para o diretor de informação Ricardo Costa, irmão do António Costa, que não repreende os jornalistas por divulgarem fake news como nas redes sociais.

 


Mario Silva

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/09/poligrafo-do-poligrafo-sic/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Luís Miguel Cravo on 19 de Setembro de 2023 at 21:52
    • Responder

    Os comentadores de televisão (e, provavelmente, alguns jornalistas) podem estar sob o forte efeito de medicação alucinogénea ou sob influência de outras substâncias. Confesso que soltei uma gargalhada (e é raro!). Aos 65, 66 anos até acredito na tal “brutalidade” (porque há outras que destroem um professor até essa idade!). Aliás, digo mais: nessa idade, os brutos deviam rondar o dobro….80 mil era o justo.
    Mas, num país de brutos, para além da informação em televisão, o bruto que os professores ( e não “profs.”) auferem no tal do escalão, não ultrapassa os dados que o colunista “Mario” tão bem aponta e, ainda assim, tenho dúvidas…

    • 123oliveira4 on 20 de Setembro de 2023 at 3:10
    • Responder

    Correção ao artigo Arlindo, no meu caso a dar aulas há 25 anos e ainda QZP há 22 anos ainda estou no 3º escalão, só no final do ano de 2024 é é que vou para o 4º escalão.
    Portanto nem sempre é “um professor com 15 anos, encontra-se no 4º escalão…”, existem muitos casos como o meu o que torna a situação ainda pior do que a anunciada.

    • Zulmiro on 20 de Setembro de 2023 at 7:53
    • Responder

    Marque Mendes é um falso profeta.

    • Nuno on 20 de Setembro de 2023 at 16:34
    • Responder

    25 anos de serviço= 29mil€

    • Joao on 21 de Setembro de 2023 at 12:22
    • Responder

    Boas,
    Muitas das vezes é necessário verificar as fontes.
    https://data.oecd.org/teachers/teachers-salaries.htm (dados 2021)
    Apesar de não concordar com o que foi dito e que certamente não representa a tabela salarial docente atual, o Marques Mendes foi buscar dados oficiais da OCDE.
    Quem fornece os dados à OCDE é que é capaz de não estar a fazer o “trabalho” bem feito.

    • Vitor on 21 de Setembro de 2023 at 16:30
    • Responder

    Tenho 21 anos de serviços, no quadro de escola desde 2004 e ainda estou no 3º escalão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: