O Grupo 210 Cada Vez Perde Mais Horários e É uma Grande Preocupação Para Estes Docentes

Deixo a preocupação dos docentes do grupo 210 – Português/Francês do 2.º ciclo que a cada ano que passa vão tendo cada vez mais dificuldade em conseguir colocação devido ao desaparecimento da disciplina de francês no 2.º ciclo.

 

“Os professores do grupo de recrutamento 210, do 2.º ciclo, têm vindo a perder vagas em todos os concursos de professores, ao longo de vários anos. Tendo em conta que a sua formação inicial previa a lecionação das disciplinas de Português e Francês, uma vez que esta última deixou de funcionar como opção para os alunos do 2.º ciclo, uma grande parte das direções das escolas opta por atribuir, maioritariamente, a disciplina de Português aos professores dos grupos 200 (Português e História e Geografia de Portugal), 220 (Português e Inglês) e, muitas vezes ao 300 (Português, 3.º ciclo). Por esta razão, muitos professores que fizeram formação para a lecionação de Português estão marginalizados, impossibilitados de lecionar no grupo para os quais forma formados, aumentando a lista de “Não colocados” no grupo a que pertencem, numa época em que se fala tanto da falta de professores, nomeadamente da disciplina de Português.
Por esta razão, estes professores sentem-se lesados e ludibriados, pois as suas expectativas na realização profissional para a qual fizeram o seu percurso académico foram goradas, pelo facto de as “regras do jogo” terem sido alteradas sem qualquer discussão, sem qualquer legislação que as sustente, sem qualquer consulta aos professores, nomeadamente os envolvidos nesta causa.
Assim, os professores do grupo 210 vêm solicitar que seja revista a sua situação no que diz respeito aos concursos de professores, sugerindo que, à semelhança do que foi estipulado no 3.º ciclo, sejam criados grupos disciplinares de uma disciplina apenas: Português, Inglês e História e Geografia de Portugal, e cada professor fará a sua opção de acordo com a sua formação/preferência, permitindo uma igualdade de oportunidades no concurso de todos os docentes com habilitação profissional para a lecionação da disciplina de Português.”

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/09/o-grupo-210-cada-vez-perde-mais-horarios-e-e-uma-grande-preocupacao-para-estes-docentes/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Fusão de grupos on 9 de Setembro de 2023 at 20:18
    • Responder

    Devem então acabar com o 210 e fundi-lo no 200….

      • Fusão de grupos on 9 de Setembro de 2023 at 20:18
      • Responder

      Mas depois, se calhar, já seriam os do 200 a fazer birra! Retiro o que disse!!

    • Rui José on 9 de Setembro de 2023 at 20:34
    • Responder

    Então os professores de Grego e Latim também têm direito a reclamar.

    • Rui Osório on 9 de Setembro de 2023 at 21:06
    • Responder

    Venha o António mamar para o público. Tire um curso de ensino e venha trabalhar as 35 horas semanais. Depois de colocado longe de casa, pague uma segunda renda ou as despesas de deslocação com a sua viatura (combustível e autoestrada). No fim do ano ainda tem de pagar a manutenção do carro, revisão e pneus novos.
    Sim, porque ao contrário do privado não fica perto de casa a trabalhar. Depois para a ADSE tem de desconto 3,5 % do seu salário porque o estado não lhe dá ADSE de graça.
    Isso é o que a maioria dos ignorantes andam pir aí a dizer.

    E aquilo a que chama de mamar do estado chama-se Salário. Já agora os professores pagam impostos como toda a gente e como o senhor.
    Resta saber se trabalha ou se é daquelas que mamam subsídios do estado….

    • Zabka on 9 de Setembro de 2023 at 21:26
    • Responder

    Já há muito que deviam ter separado o Português do Inglês, da HGP e do (extinto) Francês. O problem são os iluminados que querem exterminar o segundo ciclo (prolongando a infantilização do primeiro ciclo até aos 12 anos).

    • Prof on 9 de Setembro de 2023 at 22:27
    • Responder

    Zabka, seria uma péssima ideia exterminar o 2.º ciclo, uma vez que há muitos professores com licenciaturas de universidades que nem sequer têm competências peara lecionar no 1.º ciclo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: