O Despacho n.º 2 do Ministro da Educação na alínea i) determina que em cada escola se constitua um grupo de trabalho com vista à simplificação de processos e procedimentos administrativos relacionados com a sua atividade.
Hoje na reunião do Conselho Pedagógico foi analisado esse Despacho e alguns elementos pela primeira vez tiveram a noção da burocracia e do excesso de trabalho que existe em muitas escolas e da simplificação de procedimentos que vamos tendo por aqui.
E se for para desburocratizar ainda mais isso vai dar mais trabalho, que pode não justificar a burocracia e o trabalho que se vai ter com mais um grupo de trabalho.
Fico a aguardar o Prémio Simplex. 😉
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
É aguardar sentado, eles (os da casta) dão um terço do cheiro de uma chouriça a quem lhes der uma vara de porcos.
Hilariante a resposta! Que sentido de humor inglês!
Desburocratizar?
Acabem com metade das tretas que pedem aos professores a todos os níveis (avaliação, NEE, ASE, visitas de estudo, etc.).
Mas como não acabam centralmente com isso, porque no ministério entre as pernas nunca há nada, mandaram para as costas das escolas.
Como as escolas não podem fazer nada “contra a lei e os normativos do governo”, irão gastar horas e horas a debater medidas que não podem ser aplicadas, fazer mais uma quantidade enorme de papéis e atas sobre estes “debates” e no final não dá nada de jeito.
Uma pura perda de tempo promovida por gentalha ministerial que sabe de antemão que isto é só para fingir que se está a fazer qualquer coisa, quando na verdade sabe bem que as escolas nada podem fazer se quem está lá em cima não fizer nada mais do que isto.
Quando referi visitas de estudo, referia-me a tudo o que respeita a autorizações, planeamentos de treta, relatórios de tudo e mais alguma coisa, avaliaões de atividades, etc.