Calendário escolar não agrada
O ano letivo 2023-2014 arranca entre hoje e dia 15, e o 1.º período termina a 18 de dezembro. O 2.º período começa a 3 de janeiro de 2024, terminando a 22 de março, com a pausa da Páscoa. Pelo meio, entram ainda as férias de Carnaval, de 12 a 14 de fevereiro. É a organização do 3.º período que não agrada a docentes e diretores escolares.
O terceiro período – que começa a 8 de abril – apresenta ritmos diferentes, consoante o ciclo de ensino. Os alunos do 9.º, 11.º e 12.º ano terminam as aulas a 4 de junho. Os de 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º ano, a 14. Já para o pré-escolar e o 1.º Ciclo, as férias de verão só se iniciam a 28 de junho. “É semelhante ao do ano passado com o mesmo erro de prolongamento do pré-escolar e do 1.º ciclo até final de junho. Para crianças é prejudicial, pois a partir de uma determinada altura, já não estão com tranquilidade para mais aprendizagem. Acresce ainda que têm provas de aferição na reta final. Há trabalho excessivo, as aulas não rendem, o que atrapalha alunos e professores“, salienta Arlindo Ferreira.
Para o diretor do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, “as aulas deviam terminar ao mesmo tempo do 2.º e 3.º ciclo, permitindo também uma melhor preparação das provas“. Filinto Lima pede “uma reflexão séria por parte da tutela, antecedida de um debate participado por todos, e corrigir o calendário escolar equiparando-o ao do 2.º e 3.º ciclos”. “Os alunos e professores ficariam a ganhar”, sublinha.
2 comentários
Arlindo:
Será que se pode fazer um levantamento de quantos professores vinculados estão a fazer horários temporários?
Já tenho conhecimento de vários colegas da VD que foram colocados em horários temporários e que já sabem que será só um mês!!!
E depois?
Vão andar a saltar de escola em escola… a saltar de localidade em localidade, que podem distar 100 ou mais km!!!!!!
Fui colocada na VD, também estou a fazer temporário e penso que me vai acontecer o mesmo!
Estou no QZP 1 e este mês posso estar em Gondomar como no mês seguinte em Valença e depois Ponte de Lima…sei lá o que o futuro me reserva num ano!!!!
Continuamos a servir para tudo!
Há um desrespeito total por todos nós!!!!