Menos alunos, mais professores e menos chumbos

 

No ano letivo 2019/2020 registou-se uma continuidade da redução do número de alunos em todos os subsistemas de ensino, com uma quebra de cerca de 15 mil alunos no último ano, de acordo com os dados do relatório ‘Educação em Números’, da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência, divulgados pelo Governo.

Sublinhando tratar-se de uma redução “reflexo da demografia”, a tutela realça, contudo, “uma ligeira subida do número de crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar (mais cerca de 7.300)”.

Este aumento, lê-se na nota do ministério da Educação enviada ao Notícias ao Minuto, “é acompanhado de uma subida da taxa de escolarização, consequência do esforço de valorização da importância da Educação Pré-Escolar, reconhecida cada vez mais pelas famílias e da abertura de salas na rede pública”.

Por outro lado, o Executivo destaca o “aumento progressivo do número de docentes” que não acompanha a redução do número de alunos. Segundo os dados do relatório, nos últimos cinco anos, registou-se um aumento de cerca de 7.000 professores, “fruto do investimento em medidas de apoio aos alunos, como as tutorias, a redução do número de alunos por turma ou o investimento em programas específicos”.

Este investimento em recursos humanos, frisa a tutela, leva a que se registe também uma “diminuição progressiva do rácio alunos/professor (13 no 1.º ciclo; 9,2 no 2.º ciclo; e 8,2 no 3.º ciclo e secundário).

Outro dos dados assinalados é a “melhoria global dos resultados na diminuição das taxas de retenção e desistência, com principal destaque para a queda de 4,5% no ensino secundário. “Esta melhoria tem sido consistente ao longo dos anos, sendo de destacar que, em apenas 15 anos, a taxa de retenção baixou de 30,6% para 8,4%”, destaca a nota.

Ainda de acordo com o relatório, “acompanha esta melhoria dos resultados a diversificação da oferta formativa, tendo triplicado – no mesmo período – o número de alunos que frequenta o ensino profissional”.

Por fim, no que toca aos recursos tecnológicos, o ano 2019/2020 registou uma diminuição do número de alunos por computador com internet, “uma tendência que acelerará por via da chegada às escolas, durante o último ano, de mais de cerca de meio milhão de equipamentos”.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/07/menos-alunos-mais-professores-e-menos-chumbos/

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,


  1. Epá devolvam o tempo de serviço a este gajo senão ele nunca mais se cala.

      • maria on 31 de Julho de 2021 at 13:51
      • Responder

      Gostaria de dizer que o prof. Karamba não tem razão no que escreve (passe o seu peculiar estilo).
      Mas tem, pelo menos, vamos lá , em quase tudo.

    • Noname on 31 de Julho de 2021 at 20:05
    • Responder

    Ahahah Karamba, deves ter umas trombas! Deves ser um (a) frustrada do privado.
    Ou se calhar não, porque andas sempre por aqui como quem não tem muito que fazer além de ser um idiota :).

      • Noname on 1 de Agosto de 2021 at 10:32
      • Responder

      OH Karamba, além de um jumento idiota, és Porco!
      Se quiseres digo-te quem sou e vens ver quem enfia o quê?
      Se os tivesses no sitio, identificavas-te .
      Tenho muito gosto em ser formado na escola Pública!
      No ensino superior Público!
      Ser professor no ensino público há 15 anos, tive o privilégio de até hoje ter um temporário de um mês… Zero desemprego. Portanto não te devo nada concerteza.
      Acabaram-se os milhões para o ensino privado e ficaste com dor de corno!?
      Se quiseres podemos combinar um cafézinho para conversar?

      • Sardão pró Karamba on 1 de Agosto de 2021 at 18:29
      • Responder

      Este Professore Karamba, e disso já vos avisei, aos domingos está sempre muito contente. E também já vos disse porquê. É que aos domingos leva sardoaria a valer, de acordo com a linguagem que utiliza.
      Sim, é um valentão a levar sardão e, depois, de tão contente ficar, vem para aqui postar as suas habituais postas de pescada, sempre com o sardão entalado.

    • Ana Justo on 1 de Agosto de 2021 at 10:22
    • Responder

    Traseiro,…traseiro só se for o teu!

    • Bruno on 1 de Agosto de 2021 at 18:37
    • Responder

    Meu deus, isto é um nível, imagino as aulas desta gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: