O SIPE apresenta hoje esta imagem dizendo que à última hora foram introduzidas alterações por ordem do tribunal.
O que acontece até hoje é que a colocação dos docentes através da norma travão é uma colocação feita no grupo de recrutamento e QZP onde os docentes abriram vaga, independentemente da sua graduação profissional e de terem manifestado interesse por outros QZP em primeiro lugar.
Se esta informação estiver correta o que irá acontecer é mesmo o que esta anunciado no segundo parágrafo, necessidade do docente concorrer a todos os QZP para garantirem vaga.
E se isto acontecer é uma mudança drástica nas regras do jogo e quem abriu vaga num determinado QZP e agora arrisca-se a ficar noutro QZP.


9 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
No meia da injustiça da norma “morcão”, alguma justiça. Agora também é preciso que os “morcões” que beneficiariam desta norma fiquem nos QZPs em que efectivaram.
Olha uma coisa, ó triste, esta norma pode gerar injustiças, mas também vai permitindo a vinculação de quem ande ainda a contrato com 25 anos de serviço, por exemplo.
Acho muito bem que assim seja
Abertura de vaga não significa lugar. Concurso implica concorrer às vagas abertas. Não vejo qualquer celeuma.
Não vejo que esta alteração vá mudar muita coisa para os contratados que vão efetivar ao abrigo da norma-travão este ano: 1º- só podem ficar colocados nas vagas que abriram para o concurso externo; 2º os colegas mais graduados foram aqueles que, em princípio, ficaram colocados mais perto de casa durante os 3 anos.
Não é bem assim!
Eu abri vaga num QZP e não vou ficar nesse QZP de acordo com esta informação. Quer concordemos ou não com as regras, estas não devem ser alteradas na véspera…
Desculpem… mas muito se queixam nos dias de hoje!
E não era assim quando efetivei?
Entrei em QZP( no 1º concurso) e no ano seguinte tive de concorrer a nível nacional… Ou aceitava a colocação ou ficava 2 anos de fora dos concursos…Pois! Agora parece-me que não é assim…
Não fiquei onde queria, tive de me deslocar 100Km de casa e acabar por alterar a nossa zona de residência.
Nota: andava já há 10 anos em mini concurso!
A Norma Travão nunca deveria ter existido. Todos os anos me passa gente à frente, só porque o contrato lhe foi renovado em determinada escola. As entradas no QZP deveriam ter sido sempre pela LISTA DE GRADUAÇÃO. Se estes se sacrificam agora em lecionar em escolas que ninguém quer, também eu o fiz no tempo em que a norma travão não existia e por isso sou contratado à 20 ANOS. Esta norma travão é uma INJUSTIÇA.
só falta criar uma prioridade no interno atrás dos que já lá estão. É uma injustiça concorrerem por graduação e passarem à frente dos antigos.