Alunos dos curso profissionais com regresso faseado ou a 19 de abril?

Parece que não há consenso… uns dizem que o regresso está a decorrer, outros dizem que só depois de dia 19 de abril, ou cada um faz o que quer?. ENTENDAM-SE. Será que o ME tem alguma coisa a dizer?

RETOMA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Frequentemente esquecida… a Formação Profissional não teve qualquer referência nos diplomas legais que definiram o plano de desconfinamento. Nesse sentido a Associação Portuguesa de Entidades Formadoras (

Apefor) solicitou esclarecimento ao Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e Formação Profissional: “Em resposta ao solicitado, cumpre informar que nos termos do disposto na estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID -19, constante do anexo I à Resolução do Conselho de Ministros n.º 19/2021, de 13 de março, a retoma das atividades formativas em regime presencial está prevista para a fase que se inicia a 19 de abril…”

Aulas práticas a ‘conta-gotas’ em escolas profissionais

Depois da reabertura das creches, pré-escolar e do 1º ciclo, os cursos do ensino profissional também estão a regressar ao ensino presencial, ainda que de forma faseada. A seguir uma das orientação da Agência Nacional para a Qualificação e Profissional (ANQEP), o Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e a Escola Profissional de Vouzela são duas das escolas que estão de regresso ao regime presencial.

Os cursos profissionais de cozinha, de energias renováveis e de estética do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim já têm algumas aulas práticas. A orientação da ANQEP refere que, no atual contexto de pandemia, “podem ser realizadas atividades formativas presenciais do âmbito de cursos de educação e formação, dos cursos profissionais e dos cursos artísticos especializados”.

Quem o confirma é António Cunha, diretor do agrupamento. “Embora o regime a privilegiar no atual contexto seja o ensino à distância, podem ser realizadas atividades formativas presenciais, quando as escolas considerem ineficaz a aplicação do regime não presencial”, assinala, sublinhando de que não se trata de um regresso à normalidade até porque os alunos “só costumam vir uma vez por semana”.

Reorganizaram-se horários e formas de aprendizagem. “Os conteúdos mais teóricos permanecem em regime à distância e à sexta-feira há a componente técnica, já que alguns alunos estavam a desmotivar e diretores de curso e de turma acharam que esta medida era necessária”, explica o diretor.

Na Escola Profissional de Vouzela, o cenário é semelhante. Pelo menos duas turmas de cursos profissionais já voltaram ao regime presencial, apenas para as aulas práticas.

Até ao final do 2.º período, os alunos do 12.º ano vão realizar a componente prática presencialmente. Para escolas profissionais, a 5 de abril, vai regressar o terceiro ciclo e só no dia 19 de abril é que “voltam todos os alunos à escola, sem exceção”, confirma o diretor da Escola Profissional de Vouzela, José Lino.

“A ANQEP deu essa indicação de que podíamos voltar à escola. Está tudo legitimado, nem nós poderíamos andar com alunos na escola, sem estar tudo legitimado”, ressalva.

Já a Escola Profissional Profitecla, em Viseu, mantém todos os cursos em ensino à distância. Contactada pelo Jornal do Centro, a responsável do Polo de Viseu, Anabela Mano, adianta que os alunos só vão regressar a 19 de abril, à semelhança do ensino superior.

“Todas as atividades e apoios a alunos foram acauteladas e devidamente adaptadas a esta tipologia de ensino, nomeadamente através do empréstimo de material informático a todos os alunos que demonstraram essa necessidade”, garante a diretora.

Também o Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais (CESAE), em Viseu, permanece encerrado, com a previsão de regresso para 19 de abril.

Aliás, começámos na semana passada e outras escolas já começaram na semana anterior”.

“Com base na orientação da ANQEP que deu essa indicação que podíamos voltar à escola. Está tudo legitimado, nem nós poderíamos andar com alunos na escola, sem estar tudo legimitado”.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/03/alunos-dos-curso-profissionais-com-regresso-faseado-ou-a-19-de-abril/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana on 24 de Março de 2021 at 13:31
    • Responder

    mas qual é a duvida?
    CEF’s entram com os do 3º ciclo
    Profissionais entra com o secundario

    os profs sao uns complicados….

    • maria pereira on 24 de Março de 2021 at 15:14
    • Responder

    Como diretora de um Curso Profissional (Turismo) já nem me preocupo com o regresso a 19 de abril, a maior preocupação é a FCT (estágio) que os senhores da ANQEP se lembraram de dizer que será em Prática Simulada. Será que eles têm a noção que há escolas que têm a FCT distribuída pelos 11º e 12º ano, isto é, 300 h + 300 h e que os alunos que estão no 12º ano já tiveram que fazer Prática Simulada no ano anterior?
    Não cabe na cabeça de ninguém mais 300 h de Prática Simulada, não são 30 h!
    No Ensino Regular suprimiram alguns exames, no ensino Profissional faz-se Prática Simulada …

      • Miguel on 24 de Março de 2021 at 15:19
      • Responder

      A restauração está fechada …queres o quê?

    • Ens Sec inclui Profissional on 24 de Março de 2021 at 16:12
    • Responder

    No meu entender quando se usa a expressão “ensino secundário” incluem-se todas as vias de concluir o 12º ano (cientifico-humanísticos e profissionais). Por analogia 3º ciclo incluirá o ensino regular, CEF, PCA, PIEF, não será?

    As situações muito particulares com exigência efetiva de certos equipamentos ou aulas extremamente práticas é que devem ser acauteladas e devidamente autorizadas. Aliás há quem tivesse mantido estas aulas uma vez por semana até agora. Os cursos profissionais são cursos mais técnicos, mas muito diferentes uns dos outros, não podemos generalizar e arranjar um calendário igual para todos.

    • Anderson Dolce on 25 de Março de 2021 at 8:18
    • Responder

    Eu recomendo fortemente o Sr. Carlos como o melhor negociante de forex / bitcoin, eu ganho até $ 5.000 por semana com $ 500 em uma semana. Você pode contatá-lo se precisar de ajuda Via whatsapp: (+12166263236) email: carlose78910@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: