De diversas maneiras e de diversas pessoas, sempre foi possível ouvir a frase: “As crianças são o futuro do país”. É a ordem natural das coisas. Em algum ponto da nossa vida, temos que nos preocupar em ensinar a próxima geração para que elas nos superem, pois nada é eterno. É a inevitabilidade do indivíduo que supla o velho e dá o lugar ao novo. No entanto, em meio ao crescimento das mídias digitais, essa preocupação tende a ser maior. Ainda mais visto que, devido à nova situação do coronavírus, o meio on-line está intimamente ligado ao processo educacional, sendo as famosas “videoaulas” uma realidade cada vez mais presente na vida das nossas crianças. Mas é claro que essas preocupações são independentes da idade. Como por exemplo, adultos que costumam usar sites de namoro para se relacionarem, sabem como é importante usar sites confiáveis com políticas de privacidade claras e equipas de suporte responsivas.
O que é o controle dos pais?
São programas de computador específicos, que podem administrar o conteúdo que se pode ver na internet. Com isso, é possível bloquear, para os usuários menores de idade certos conteúdos na rede, ou a quantidade de horas que se pode acessar o sistema. Soluções de segurança antivírus e configurações nos navegadores, entre outros, também dão aos pais uma maneira de poder controlar o que os filhos podem ver na Internet.
Aqui segue uma lista dos 3 melhores programas e suas principais funções:
FamiSafe
O FamiSafe permite aos pais monitorar o histórico de navegação do computador ou celular da criança. Você também pode conferir quais lugares a criança visitou e quanto tempo passou em cada lugar.
Além dessas funcionalidades: você pode monitorar o uso que a criança faz do celular (ex: quantas horas ela passou conectada, etc). Você também pode definir certas palavras-chave de forma a receber notificações toda a vez que a criança pesquise uma dessas palavras e também pode gerar um relatório das atividades do seu filho.
O FamiSafe pode ser baixado através da App Store e permite um teste grátis de 3 dias. Além disso, ele permite bloquear aplicativos indesejáveis ou sites que não são seguros para crianças. Plataformas sociais – Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, etc. – também podem ser monitoradas. Você pode acompanhar mensagens e posts nestas plataformas.
Windows Live Family Safety
Se você está habituado a usar o Windows, o Windows Live Family Safety é uma ótima opção. Você pode acessá-lo a partir do site oficial em seu computador. Após criar uma conta no site, você pode personalizar as configurações conforme desejar.
É possível definir limites de tempo de tela, obter a localização de seus filhos em tempo real, estabelecer limites para compras, etc. Todas estas funções podem ser usadas através deste serviço grátis.
McAfee Safe Family
Lançado pelo popular antivírus McAfee, o aplicativo Safe Family ajuda os pais a controlarem o uso que os seus filhos fazem da Internet e de seus dispositivos móveis. O app permite definir horários de tela, bem como restringir conteúdos da Internet de acordo com a idade de cada filho. Além disso, o aplicativo mostra a localização geográfica da criança, garantindo a paz e sossego dos pais.
O aplicativo também tem uma opção muito útil: a “solicitação de família”. Isso é quando a criança quer acessar um site que está bloqueado, mas do qual ela precisa mesmo assim. Com a solicitação, você pode verificar o site você mesmo e decidir se libera o acesso ou não.
O app é compatível com Android, iOS, Windows e Mac.
As principais dicas para a proteção on-line das crianças:
Os pais costumam sentir que os filhos “sabem mais de computador” do que eles próprios. Enquanto as crianças atuais costumam ser nativos digitais que nasceram junto a um computador, os pais incorporaram este hábito já na vida adulta. No entanto, isso não significa que os filhos devem ter o controle do computador na família. Segue abaixo dicas que, se aplicadas com a certa compreensão e paciência, podem ser de extrema valia para a boa utilização de seus filhos na internet.
- Acompanhe-os em suas primeiras experiências na web
- Ensine a não compartilhar informações que possa identificá-los
- Informe sobre abusos imediatamente
- Ensine que ninguém deve conhecer suas senhas
