Posição Conjunta da CONFAP, CNAPEF e SPEF Sobre a Educação Física

CONFAP, CNAPEF e SPEF em nova posição conjunta sobre a Educação Física

 

 

 

 

A CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), o CNAPEF (Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física) e a SPEF (Sociedade Portuguesa de Educação Física) assinaram hoje uma posição conjunta reafirmando um entendimento comum sobre a Educação Física, nomeadamente:

  • a importância desta disciplina estar presente em todo o percurso escolar (i.e. do Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade), para todos os alunos e para todos os cursos;
  • a expectativa sobre a garantia das condições necessárias à concretização do contributo desta disciplina para se alcançar o Perfil Individual do Aluno pretendido pela escolaridade obrigatória.

Foi também reforçada a inequívoca a importância que a Educação Física tem na Educação da Infância (Pré-Escolar) e no 1º Ciclo do Ensino Básico, uma fase decisiva do desenvolvimento do aluno, chamando-se a atenção para a criação das condições para efectivar a sua generalização a todos os alunos em todas as escolas, bem como garantir as condições para concretizar os objectivos expressos nas orientações curriculares vigentes, implementando mecanismos efectivos de supervisão, como acontecerá este ano com as provas de aferição.

De salientar o facto dos Pais, Professores e outros profissionais de Educação Física terem forçado, nesta posição conjunta, não só a paridade da Educação Física com as restantes disciplinas do currículo nacional, como a necessidade fundamental alterar o processo de seriação dos alunos para o acesso ao ensino superior.

A assinatura desta posição aconteceu no âmbito do XLI Encontro Nacional das Associações de Pais, que teve lugar hoje, dia 10 de dezembro, no Auditório Trofa XXI. Este momento contou ainda com o testemunho de João Costa, Secretário de Estado da Educação, Armando Leandro, Juiz Conselheiro Jubilado e Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa e Filinto Lima. Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, entre outras individualidades.

Foram ainda relembradas as inúmeras recomendações e pareceres nacionais e internacionais – Organização Mundial de Saúde, União Europeia, Parlamento Europeu, Parlamento Português – sobre importância e o imprescindível contributo de, no mínimo, 60 minutos diários de atividade física moderada a intensa para todos os alunos em idade escolar orientada por professores de Educação Física qualificados – ver Recomendações do Grupo de Especialistas HEPA: Health-Enhancing Physical Activity

Partilhamos com todos os interessados a posição conjunta assinada pelos respetivos presidentes da CONFAP, CNAPEF e SPEF.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/12/posicao-conjunta-da-confap-cnapef-e-spef-sobre-a-educacao-fisica/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • José Bernardo on 11 de Dezembro de 2016 at 19:46
    • Responder

    …e a Educação Tecnológica? são pretos?

      • Lima Santos on 11 de Dezembro de 2016 at 20:50
      • Responder

      A Tecnologia na Educação Física, na utilização de programas informáticos para o treino, assim menos uma disciplina! Melhor currículo!

    • complemento oblíquo on 11 de Dezembro de 2016 at 20:51
    • Responder

    Sem dúvida que há gente muito capaz de escrever belos textos, invocando excelentes intenções e tão genéricos que toda a gente está de acordo.
    Parabéns! Gostei de ler.

    Deixem-se lá dos “entretantos” e passem aos “finalmente”, para se perceber o que efetivamente querem e o que não querem.

    • Paulo Pereira on 12 de Dezembro de 2016 at 17:32
    • Responder

    De acordo com os especialistas HEPA, é de importância e imprescindível o “contributo de, no mínimo, 60 minutos
    diários de atividade física moderada a intensa para todos os alunos em
    idade escolar orientada por professores de Educação Física (…).

    Há aqui qualquer coisa que me escapa… Onde vão “eles” encaixar os 60 minutos DIÁRIOS no currículo das crianças (vou considerar que sejam apenas dias úteis).
    Ou isto é uma enorme falácia, ou o projecto está deveras muito mal contado.

    E não me venham dizer que a Educação Física é importante também para incutir nos alunos hábitos de higiene… Haha! Pois sim! o Sabonete líquido, o gel de banho e o sabonete, que são consumíveis que fazem parte de um cabaz de compras familiar semanal, deve estar na secção dos “Artigos de Desporto”, não?
    É só rire!
    E a Família, não é a primeira a incutir hábitos de higiene nas crianças?
    Há quem diga que já não há famílias como dantes, em que o duche era com água fria e com sabão marselha… no tempo do Eusébio é que era!

      • Nuno on 15 de Dezembro de 2016 at 0:29
      • Responder

      Caro Paulo Pereira,
      A sua visão é tão reducionista que coloca todas as disciplinas do currículo num patamar que desqualifica a escola e retira importância social na transmissão de uma das coisas mais preciosas que um pais pode ter, o conhecimento.
      Não seja ignorante e escreva coisas com sentido e interessantes.
      Atentamente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: