As Famílias… dos Professores

familia-feliz-menor

 

 

Os danos colaterais de se enveredar pela profissão de docente… são as suas famílias…

Mas quem olha pelas famílias dos professores quando estes estão deslocados? Quem olha pelos professores quando estes se encontram a centenas de quilómetros de casa? O estado? Não, ninguém o faz, ninguém quer saber. Minha Mãe diz, que herdei a vida de meu pai, sempre fora de casa, eu digo que fui iludido pelo destino e não previ, na minha inocência, o futuro. Mas eu não sou de “Fafe”!… Como podia eu fazê-lo?…

Dos filhos já eu falei, mas também existem os cônjuges e os pais. Qual o apoio que um professor deslocado ano após ano pode dar a uma família? É-se marido ou esposa, de fim de semana, filho de mês a mês. Perde-se a infância dos filhos, não se dá apoio aos pais. Como pode um professor exercer a profissão, na sua plenitude, sem ter a mente sossegada em relação aos seus? Se ter saudade daqueles que a natureza lhe impôs e que escolheu para seu lado “é uma constante da vida”? Além disso, temos um inverno frio no Norte, e ninguém que nos aqueça e aconchegue durante a noite. Ninguém com quem nos sentar à mesa. Ninguém que nos acalme os receios, que nos dê força para o dia seguinte…

Não se tem a vida com que se sonhou. Esta não é uma profissão de sonho… Muitos pensam em desistir, deixar toda uma vida profissional para trás, e…

Vivemos num país que não é para professores! Vivemos num país em que, os pais não aconselham os filhos a ser professores! Um país em que os cônjuges dos professores são heróis. Suportam aquilo que qualquer casal suporta, mas sozinhos, sem o apoio físico de um companheiro ou companheira, que sai de casa em busca de um futuro melhor, esse futuro que tarda em vir… Por vezes penso que nunca virá. Mas tenta-se, continua-se, na esperança de um dia poder abraçar os filhos ao deitar e de passar a noite, aconchegado…

E há tantos por esse país fora a querer “voltar para os braços de minha mãe”…

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/10/as-familias-dos-professores2/

25 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Matumbina on 21 de Outubro de 2015 at 21:56
    • Responder

    Vida desfeita, casas alugadas que não se chamam lar, família por água abaixo, com divórcio e separações pelo meio, isto é vida? Vida é ser político sem conhecer a realidade deste país!

      • Do Contra on 21 de Outubro de 2015 at 23:07
      • Responder

      Insatisfeito/a?
      Siga… que atrás vem gente!

    • Fafe on 21 de Outubro de 2015 at 22:10
    • Responder

    Quase chorei – perante um muro erigido a “nós”.
    Mas choremos, “irmões”!

      • Do Contra on 21 de Outubro de 2015 at 23:06
      • Responder

      A tua dislexia é claramente cerebral!

        • Fafe on 26 de Outubro de 2015 at 21:48
        • Responder

        Hehe, existe outra?

    • Mariana on 21 de Outubro de 2015 at 22:25
    • Responder

    Porque apesar de não estar longe de casa, estou cansada de ser maltratada, desrespeitada enquanto ser humano, considerada apenas um número, alguém que tem que fazer sempre mais e melhor, que tem que fazer sempre tudo com um sorriso na cara, que não se pode queixar porque tem sorte por estar colocada; estou mesmo decidida a abandonar 15 anos de carreira, um lugar num quadro de agrupamento (pelo qual lutei e trabalhei, não foi puramente por sorte) e deixar essa vaga para quem quiser/conseguir continuar a ser destratado. Sei que corro o risco de me dizerem: que já vou tarde. Têm toda a razão! Já devia ter tomado esta decisão há mais tempo; que não sei o que é trabalhar a sério, como toda a gente, 40 horas, numa outra qualquer profissão: sei, porque já o fiz e vos garanto que fui muito mais feliz (cabeça leve e limpa ao fim do dia! Oh, maravilha!); que devo ser uma péssima professora: não me considero, pois sei separar as águas. Detesto o sistema, destesto aquilo em que a escola se tornou, mas sou profissional, gosto de ensinar e o que faço, gosto de fazer bem feito…
    Podia continuar, mas começo finalmente a ver que se pode dar a volta, que se pode recomeçar e que é melhor gastar energias no que pretendemos para o futuro, do que naquilo que já consideramos o nosso passado. Entristece-me ver o estado da Educação em Portugal e não consigo continuar a compactuar com isto. E os que lutam, são uma minoria tão insignificante, que facilmente são abafados… Vou-me libertar e vou ser feliz!

      • Do Contra on 21 de Outubro de 2015 at 23:06
      • Responder

      Já ontem era tarde!

        • Mariana on 22 de Outubro de 2015 at 0:04
        • Responder

        Tal como dizia, concordo plenamente! A minha decisão só peca por tardia. E pessoas como tu pareces ser, só reforçam a minha certeza de que não pertenço a este lugar. E agora vou responder na mesma moeda: só espero que não sejas do quadro e que não sejas do meu grupo para não te deixar a vaga 😉

          • Do Contra on 22 de Outubro de 2015 at 0:29

          Se, com o meu comentário, confirmei a tua “já tomada” decisão, boa!! Pessoas desmotivadas como tu, com um pé dentro e o outro fora, não fazem falta. Já ontem, repito, era tarde.
          PS – Sou QZP, que chatice…

          • Mariana on 22 de Outubro de 2015 at 0:49

          Como disse, desmotivada, não significa ser má profissional. Não estou com um pé dentro e outro fora. Para já tenho os dois dentro. Bem dentro, porque não sou de deixar as coisas a meio. Mas olha que pessoas tão motivadas como tu, nos dias de hoje, deixam-me de pé atrás. Ou não têm vida própria e vivem para a escola, ou são daquelas que são só sorrisos e, por norma, “muita fixes” porque não chateiam muito, nem se chateiam muito… Mas se calhar estou enganada e tu és mesmo um/a professor/a de exceção e realmente, é desses que precisamos. Não de professores desmotivados como eu! A ver se os meus filhos têm a sorte de te ter como professor/a deles, porque deves ser mesmo bom/boa naquilo que fazes. E parabéns por seres QZP. No meu segundo ano de serviço também já o era! Sê feliz!

          • zumba on 22 de Outubro de 2015 at 17:24

          Tu és é muito mal educado.

          • Do Contra on 23 de Outubro de 2015 at 0:04

          Sim, sou mal educado… Isto porque há gente, cheia de si, que é detentora da boa educação toda, não deixando nada para os outros. Mas… O que esperar de alguém claramente onomatopaico que, atualmente, é uma moda que consiste na realização de exercícios físicos ao som de uma música latina?

    • aloux on 22 de Outubro de 2015 at 0:25
    • Responder

    Até há uns anos atrás mal ou bem ainda havia a lei dos conjugues, para os funcionários públicos.Lembram.se de quem acabou com isso? Sente-se mais no grupo de professores, por causa da escassez de trabalho. Claro que é nefasto para todas as famílias.Mas funcionário público é onde se pode bater para o povinho ficar contente.

      • Do Contra on 22 de Outubro de 2015 at 0:31
      • Responder

      Se fosse há uns anos “à frente”, achava mal… mas como é há uns anos “atrás”, concordo plenamente…

        • Mariana on 22 de Outubro de 2015 at 1:07
        • Responder

        Ó sua sapiência, passou-lhe um errozito. Já que vem para aqui dar uma de erudito, corrija tudo, se faz favor!

          • J220 on 22 de Outubro de 2015 at 8:53

          É a pressa para dizer mal. Deve ter aprendido com os alunos dele…ou não teve tempo de confirmar palavra a palavra no dicionário porque devia estar para começar a novela 😉

          • Do Contra on 23 de Outubro de 2015 at 0:07

          Deixo os restos para os maledicentes como você e o que está abaixo!
          E, já agora, a conversa é consigo? Remeta-se…

        • aloux on 23 de Outubro de 2015 at 1:24
        • Responder

        Anos atrás, porque já não são do intigamente, a modos que falo assim à regente reformada com 500 contos((2500 euritos).Os anos atrás é para recordar o tempito daquele senhor bem apessoado e muito fino, que coitado ainda viu o sol às riscas.Intigamente havia os casados e um saloio de um primeiro ministro tinha a mania de proteger as famílias.
        Nos anos atrás foi melhor, já pudemos casar com quisermos, só falta aprovar o casamento entre os donos eos pets; a diminuição da natalidade está a ser incentivada e ainda bem.Agora há famílias mais bonitas com as cores do rainbow.Pois por isso é que eu falei de uns anos atrás,desse tempo lindo que cortou com os intigamente.Estou a falar assim entre linhas, não venha aí o lápis vermelho.
        Temos é que desproteger os servidores do estado, para termos professores de urdu, engenheiros malaios e médicos do Paraguai.Temos de acabar com o famigerado a bem da nação. A bem do multiculturalismo.

    • pedro on 22 de Outubro de 2015 at 9:41
    • Responder

    Quantos milhares de portugueses em outras profissões passam pelo mesmo?

      • José Afonso on 22 de Outubro de 2015 at 10:08
      • Responder

      Muitos, com certeza, mas este é um blog de professores para professores… pelo menos a maioria…

    • Sebastião Coelho on 22 de Outubro de 2015 at 10:15
    • Responder

    Infelizmente estas situações ainda se mantém!

    A alternativa não sei! As escolas não pode e nem consegue recrutar todos ou parte dos professores que estão nestas situações (mesmo que diminuíssem o nº de alunos por turma, ou mudasse de politicas educativas).

    A melhor solução é pensar mudar mesmo de vida.

    Estive durante um ano a 250 km de casa com um horário completo (consegui porque acumulei em duas escolas). Fiz as contas e cheguei à conclusão gastava 600€ (aluguer + combustíveis e portagens) por mês para estar a presente no local do trabalho. Resolvi que tinha de mudar de vida porque aquilo que sobrava por mês e o ganho de tempo de serviço não compensava o sacrifício de estar longe da familia.

    Reconverti-me para outra área, não é fácil, mas se a vida fosse fácil não tinha piada.

      • Do Contra on 23 de Outubro de 2015 at 0:12
      • Responder

      Chapeau!

    • Trevo... on 22 de Outubro de 2015 at 13:26
    • Responder

    Vivemos num país em que há professores a mais! Coitadinhos dos professores… São uns coitadinhos… Nunca os vejo verdadeiramente preocupados com a educação, apenas com os seus “umbigos”. E já agora: sou professor(a) contratado(a)…

      • Do Contra on 23 de Outubro de 2015 at 0:10
      • Responder

      Sim, tu és a chave de que a Educação precisa… Tu tens a solução e não deves queixar-te de nada! És um exemplo! Meu mestre… Diz-nos mais coisas, mostra-te ao mundo, professor que se preocupa muito com a Educação e nunca com o seu umbigo.
      De facto, não tens é educação (com letra minúscula, como o teu caráter).

    • maria on 23 de Outubro de 2015 at 1:22
    • Responder

    18 anos com a mala às costas: estou farta, farta destas andanças. Na escola somos mal tratados pelos pais, pelos alunos e pelos diretores de turma que não querem chatices com os seus meninos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

slot gacor slot gacor situs android4d situs android4d situs bir365 situs sbs188bet situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs bir123 situs metal303 situs metal303 situs bir365 situs sbs188 situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs birasia situs bir123 birtoto-link birtoto-login bir123-link bir123-login bir365-link bir365-login sbs188bet-link sbs188bet-login sbs188bet android4d-link android4d-login android4d-alternatif rgm168-link rgm168-login metal303 birtoto android4d rgm168 sbs188bet metal303 bir365 bir123 link-birtoto link-rgm168 link-sbs188bet link-303metal link-bir365 link-bir123 link-alternatif-birtoto birtoto bir123 link-bir123 link-alternatif-bir123 bir123-link login-bir123 bir123-login daftar-bir123 rtp-bir123 android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar rtp-android4d birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar rtp-birtoto sbs188bet link-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet sbs188bet-link login-sbs188bet sbs188bet-login daftar-sbs188bet sbs188bet-daftar rtp-sbs188bet rgm168 link-rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link login-rgm168 rgm168-login daftar-rgm168 rgm168-daftar rtp-rgm168 bir365 link-bir365 link-rgm168 link-bir123 link-android4d link-bir365 link-birtoto link-sbs188bet birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar bir365 link-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 daftar-bir365 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online situs-gacor situs-online game-online slot-gacor server-thailand slot88 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online slot-fastspin Metal303 Link-alternatif-metal303 Metal303-link-alternatif Login-metal303 birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link-alternatif login-birtoto birtoto-login rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link-alternatif situs-rgm168 rgm168-situs rgm168-login login-rgm168 android4d link-alternatif-android4d android4d-link-alternatif login-android4d android4d-login situs-android4d android4d-situs komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login bonus-garansi rtp-komplekslot game-online situs-online metal303 link-metal303 metal303-link login-metal303 metal303-login bonus-garansi-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot komplek-slot slot mahjong megaways slot thailand slot Habanero slot gate of olimpus 1.000 PRINCESS STARLIGHT 1.000 KOMPLEKSLOT GACOR KOMPLEK SLOT SLOT KOMPLEK SITUS SLOT login-komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot bonus-komplek-slot komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus SLOT GACOR BONUS GARANSI KEKALAHAN komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus-garansi birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 komplek-slot daftar-komplek-slot bonus-komplek-slot link-alternatif-komplek-slot login-komplek-slot metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 link-alternatif-metal303 login-metal303 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir365 daftar-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto android4d daftar-android4d bonus-android4d link-alternatif-android4d login-android4d hasil-pemilu ganjar-menangis MAKAN SIANG GRATIS birtoto daftar-birtoto link-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto situs-birtoto situs-online-birtoto youtube amazon facebook google gmail bonus-kekalahan bonus-garansi-100persen komplek-slot komplekslot rgm168 daftar-rgm168 link-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 situs-rgm168 situs-online-rgm168 bonus-garansi-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet link-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet situs-sbs188bet situs-online-sbs188bet bonus-garansi-sbs188bet slot-thailand slot-koi-gate slot-online daftar-bir123 bir123 link-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 situs-bir123 situs-online-bir123 bonus-garansi-bir123 bir365 daftar-bir365 login-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d situs-slot situs-aman situs-terpercaya slot-habanero slot-pg-soft situs-gampang-menang sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto rtp-birtoto android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d bonus-android4d rtp-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 rtp-rgm168 sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet rtp-sbs188bet bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 rtp-bir123 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 rtp-bir365 metal303 link-metal303 situs-metal303 login-metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: