Está disponível, a partir de hoje, uma nova ferramenta no Portal Infoescolas. Pode-se, agora saber se as escolas, públicas e privadas, estão ou não a promover o sucesso escolar no 2º e 3º ciclos… mais uma ferramenta muito útil de comparação do incomparável…
No 2º ciclo, pode-se observar a percentagem de alunos que não ficaram retidos no 5º ano e que obtêm positiva nos exames do 6.º ano.No caso dos alunos do 3º ciclo, é revelada a percentagem de alunos que obtêm sucesso nos exames do 9.º ano após um percurso sem retenções nos 7.º e 8.º anos.
Não entendo!… Como é que ainda ninguém se lembrou de fazer uma coisa destas para o Pré escolar???
(clique na imagem e verifique por si mesmo)
Já agora… Porque é que o 1º ciclo não foi contemplado nestas “incomparações”?!!!
2 comentários
Acho muito bem. E que olhem com atenção para as TEIP e escolas com autonomia. Sempre quero saber se esta treta de poderem contratar os profs que entendem, sujeitos a “avaliação curricular” está a ter resultados, em especial nos exames (porque no resto é fácil ter sucesso). E se não têm resultados que voltem à alçada do MEC. Já estou farta desta treta das BCE e OE… tudo justificado com o suposto sucesso. Sempre quero ver que sucesso têm.
Estive a espreitar algumas das TEIP e escolas de autonomia que são mais discriminadoras na altura de contratar docentes, com mil e um critérios de avaliação curricular e na sua maioria em vez de progredirem andaram para trás. Acabe-se com esta treta de BCE e Ofertas de Escola. Coloquem os professores todos pela lista nacional graduada e talvez assim essas escolas tenham maior sucesso escolar, já que nos últimos anos não o tiveram. Em vez de colocarem os profs mais competentes e com mais experiência colocam os amigos. Por vezes metem profs que nem um ano de serviço têm em detrimento de professores com mais de 10 ou 20 anos de serviço e agora vê-se o grande progresso.