E a análise dos quadros seguintes demonstram isso.
O primeiro quadro refere-se ao tempo de serviço a 31/08/2014 dos docentes que de acordo com as listas das reservas de recrutamento foram retirados por colocação em Bolsa de Contratação de Escola e/ou Contratação de escola até à reserva de recrutamento 4.
O segundo quadro analisa o tempo de serviço até 31/08/2014 dos docentes colocados na Contratação Inicial/Renovação e Reservas de Recrutamento até à Reserva de Recrutamento 4.
Como se verifica no primeiro quadro a maioria dos docentes colocados em BCE têm menos de 5 anos de serviço o que contraria a teoria que para a BCE são colocados os docentes mais experientes. Este número representa pouco mais de 64% do total de docentes colocados.
No segundo quadro, apenas 269 docentes com menos de 5 anos de serviço foram colocados. Este número representa pouco mais de 3% dos docentes colocados.
E agora tire-se as conclusões que se entender.
Veja-se as estatísticas do 2º e 3º ciclo no novo portal do Inforescolas e compare-se os resultados das escolas TEIP e/ou com Autonomia com as restantes escolas para ver se essa “experiência” tem tido efeitos positivos na evolução dos resultados dos alunos.
NOTA: o quadro da BCE/CE não pode ser feito por grupo de recrutamento porque não existe informação oficial da DGAE em que grupo de recrutamento os docentes foram colocados.
36 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Acho que é importante frisar que, na sua maioria, os horários ocupados por colegas com menos de 5 anos de serviço são miseráveis (- de 12h e subst) . Pelo menos foi o que me pareceu…
Quer isto dizer que valeu a pena fazer a PACC
Alguns são com exceção do grupo 350. A questão é que entre receber 700 euros ou o desemprego é fácil escolher o menos mau.
Amiga, tb concorri p esses horários e não estou colocada 🙂
São miseráveis… os que são, ó colega Ricas. Não generalize, por favor.
A BCE e a CE foram criadas a pensar nos filhos e familiares dos instalados, incluindo de muitos dos nossos colegas. Se não fosse a BCE e a CE estes professores, com 5 anos de serviço, não estariam a trabalhar.
Estamos, de facto, sozinhos na luta contra gente sem escrúpulos que imoralmente envia para o desemprego professores com 20 anos de serviço para dar trabalho aos seus…
Soori os horários são miseráveis..agora se corridos 5 dias o horário passa a anual e completo isso já me ultrapassa.
Daniel se acha digno um licenciado do Porto ir fazer uma substituição de 30 dias ao Algarve e ganhar 700eur tendo em conta tudo o que esta decisão acarreta..pois já lhe digo..na minha opinião é bem mais digno ficar a usufruir do subsidio de desemprego. Agora tb sei perceber q se esta situação ocorrer num raio de 100km..começa a haver resquícios de dignidade por quem não quer ficar à sombra!
Há quem não tenha subsídio de desemprego.
Ora… Talvez não se deva analisar os resultados das escolas TEIP de forma tão linear… Há escolas TEIP com um corpo docente de quadro bastante estável, que detêm quase o monopólio das disciplinas alvo de avaliação externa…
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra…
Podem tirar as conclusões que quiserem tirar… a argumentação servirá para justificar qualquer coisa, ocultando o melhor possivel o objetivo principal da criação das BCEs. Quem quiser que pense por si.
BCE CRIADA PROPOSITADAMENTE PARA ARRANJAR COLOCAÇÕES PARA AMIGOS SEM NOTAS DECENTES p IREM A CONCURSO A NÍVEL NACIONAL COM TODOS OS OUTROS DOCENTES COM MUITA EXPERIÊNCIA E BEM GRADUAÇÕES. VENHA QUEM VIER DIGA O QUE DISSER…SÃO BONS TRABALHADORES ESTES COLOCADOS COM MENOS DE 5 ANOS DE SERVIÇO, NÓS TB SOMOS. TODOS SOMOS BONS, TODOS SOMOS FORMADOS EM ENSINO, PARA HAVER JUSTIÇA, HÁ QUE ORGANIZAR UMA LISTA ÚNICA, MAIS EXPERIENTES HÁ FRENTE MENOS EXPERIENTE ATRÁS.
Colega, não sei se vais ler isto ou não mas também me custou ver uma colega que teve de fazer a PACC o ano passado (não tinha 5 anos) ficar em QZP este ano devido à norma travão e eu com mais do dobro do tempo de serviço dela!
Estive 2 anos em casa (2012/2013 e 2013/2014) mas nunca insultei ninguém, nunca escrevi com letra gigantescas, nunca deixei que a raiva se apossasse de mim! Tentei e consegui manter a sanidade mental pois a minha família é o que realmente importa.
Tenta canalizar toda essa energia negativa que sentes para algo que te dè a serenidade que precisas para viver.
Li eu. 🙂
Esses colegas com menos de 5 anos de serviço devem ter uma experiência do caraças pois conseguem ultrapassar colegas com 20 anos de serviço. Isso é tudo uma treta. E quanto aos horários serem miseráveis, conheço várias escolas que lançaram horários inferiores a 7h e passado um mês os horários estão completos. Espero bem que essa plataforma permita avaliar o progresso dessas escolas TEIP e com autonomia para ver bem a sua real evolução. E que se centrem nos exames nacionais, aí é que vamos ver o sucesso escolar.
Não chega criticar a BCE e OE, temos que apresentar motivos concretos para acabar com as aberrações da BCE e OE, e os sindicatos têm aqui um bom instrumento, espero que aproveitem.
TÊM MUITA EXPERIÊNCIA EM COMPRAR COLOCAÇÕES. EM ENGANAR ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E USAR OS ALUNOS. É QUE COM TANTA EXPERIENCIA EM CORRUPÇÃO, ATÉ ACHAM QUE SÃO MELHORES QUE OS COLEGAS MAIS VELHOS E MAIS EXPERIENTES. SINDICATOS SABEM DISTO, ARLINDO SABE DISTO ATÉ OS PARTIDOS SABEM DISTO PQ JÁ ESCREVI PARA OS E.MAIL´S DO PSD, PS, BE E CDU (É SÓ PROCURAR NO GOOGLE), RESPONDEU-ME O CDU DIZENDO QUE JÁ PROPUSERAM O FIM DESTAS FANTASIAS NO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO DER DOCENTES MAS PS E PSD, INSISTEM NA AUTONOMIA, COMO SE A PROCURA DE O MELHOR PROFESSOR CORRESPONDESSE A ALGUMA VERDADE. ENVIEM PARA OS PARTIDOS POLITICOS PEDIDOS PARA FINALIZAR ESTA PORCARIA DE AUTONOMIA NA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES, INFORMEM DAS INJUSTIÇAS E CORRUPÇÕES CONHECIDAS. SE ENTUPIRMOS OS E.MAIL’S DELES TALVEZ PAREM E PENSEM QUE É NECESSARIO MUDAR
TENHO COLEGAS COM 8 ANOS DE SERVIÇO, CONCORREM A NÍVEL NACIONAL PARA TUDO E NÃO CONSEGUEM COLOCAÇÃO…COMO EXPLICAM ISTO?
ARLINDO O QUE FAZ O SINDICATO PARA ACABAR COM ESTA PORCARIA? QUE A BCE SÓ DÁ AZO A AMIGUISMO JÁ SABIAMOS, QUEREMOS ACABAR JÁ COM ISTO.
Outra generalização…
Há colegas colocados em BCE com vários anos de serviço, sem amiguismos ou cunhas…
Critiquemos com fundamentos e provas, não desta forma…
Há outra questão esquecida… Muitos “mais novos” conseguiram a tal experiência em TEIP porque, se bem se lembram, há uns anos atrás quase todos fugiam das TEIP…
Outra questão… A tão apregoada graduação é justa?!… Não, não é…
E antes que alguém me venha acusar disto e daquilo, fui colocado em BCE bem longe de casa e de quem me faz feliz, sem compadrios…
E há quem tenha mais graduação que tu e esteja no desemprego. Nem longe de casa arranja lugar pois esse lugar está ocupado por ti.
Certo…
Não que valha a pena perder tempo face a um argumento (?) desta natureza, mas estaria também colocado na RR, caso não tivesse concorrido à BCE.
Estou a ocupar o meu lugar, apenas e só. E já tive vários outros lugares à disposição…
Há professores de quadro bem graduados que estão, neste momento, sem componente letiva. A culpa também é minha?…
Podemos discutir tudo e mais alguma coisa, mas com argumentos válidos e credíveis. Argumentos como o que o senhor apresentou apenas revelam a razão pela qual os professores são massacrados e achincalhados…
Tenha um ótimo dia! E espero sinceramente que a vida lhe sorria…
MEU MENINO, AS PROVAS ESTÃO À VISTA DE OLHOS.”64%DOS COLOCADOS NA BCE, TÊM MENOS DE 5 ANOS DE SERVIÇO” . EU AO FIM DE 8 ANOS DE SERVIÇO FIQUEI SEM COLOCAÇÃO, DEIXEI DE SER BOA PROFESSORA?” EU ATÉ TEMO QUE OS VINCULADOS PERCAM OS SEUS LUGARES DEFINITIVAMENTE P DAR LUGAR A ESTAS BELDADES COM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESLUMBRANTES, CAPAZES DE ATROPELAR TUDO E TODOS. ACHO QUE DEVERIAM SER SELECIONADOS PARA FORMAR EQUIPA NO MEC. IDE PARA O DIABO.
Somos atropelados porque o sistema o permite. Porque nós o permitimos, porque somos incapazes de nos unirmos, porque somos incapazes de deixar de olhar para outra coisa que não seja o nosso umbigo.
Somos a classe com mais poder. É pelas nossas mãos que passa o futuro. E nem nos sabemos dar valor…
Fiquem bem.
Só tens 8 anos de serviço? Eu tenho muito mais; por isso é que estou colocada sem precisar de cunhas, amigos ou compadres!
Parabéns!
João, ainda bem que escreveu o seu comentário; todos os anos digo isto!
em setembro de 2009 havia muitas vagas em TEIP porque quem era efetivo saiu e ninguém queria ir para lá. Agora toda a gente quer!
Quanto às cunhas, ao compadrio, a conversa é sempre a mesma e já chateia!
O grupo a que pertenço deve ser um mundo à parte: quem está à minha frente está por mérito próprio, não nada de esquisito; na BCE, este ano, nota-se é que quem fica nos primeiros lugares é pessoal dos privados que têm graduações muito altas.
Não tenho menos de 5 anos, não fiz PACC, ando nisto desde 1994!
Estou longe de efetivar e isto é fruto das minhas opções ao concorrer.
Quanto à graduação, também não acho que seja justa: anos e anos com a mesma fórmula que tem por base uma nota de curso que depende da universidade onde se tirou o curso! e tempo de serviço antes e depois? É tempo de serviço!
Ah, consegui uma substituição de um horário de 14 horas mas estou pertinho de casa (mais uma vez foram as minhas escolhas)!
A Universidade é o local que fez de nós docentes. quem não trabalhou na Universidade e saiu com uma média baixa não teve uma formação tão boa como quem se esforçou. Não podemos tirar à nota do nosso curso a importancia que tem. O tempo de serviço que tb inutiliza, é aquilo que nos confere experiencia. É no local de trabalho, convivendo com a diversidade da comunidade educativa (alunos e enc. de educação) que crescemos, aprendemos estratégias, didáticas e praticas pedagógicas capazes de satisfazer as necessidades de cada aluno.
Santo Deus com essa mentalidade, perde prestigio.
Para mais esclarecimentos, quero que saiba que estamos num concurso público. Critérios manhosos e encomenda de vagas é corrupção. A inexistencia de uma lista única de colocados e não colocados só nas mentes limitadas faz sentido.CONCURSO PÚBLICO, REGRAS, TRANSPARENCIA.
Vê se descansas que com tanto cansaço causado pela inveja nem entendes o que os outros dizem!!!!!!!!!!!!!!!!
Dava-te metade do meu tempo de serviço para ver se acalmas ….
tenho 8 anos mas estou há 3 parada, sem colocação, sabes porquê linda? Por causa das cunhas.
Não tenho inveja, tenho raiva muita raiva de todos os que fazem corrupção. E Peço a DEus, Tudo o que aqui se faça aqui se pague.
COLOCAÇÃO de TODOS os PROFESSORES, em CONCURSOS PÚBLICOS, pela GRADUAÇÃO PROFISSIONAL!!!
ARLinDO, essa informação já tinhamos, desejavamos era mesmo uma resolução pq o tempo urge e já há muito tempo que somos torturados c tantas injustiças. Pois se todos sabem pq nada se faz?
Este estudo tem demasiados erros e omissões que tornam as conclusões invalidas.
Os erros e omissões são os seguintes:
– na BCE foram colocados colegas que não concorreram ao concurso nacional e que, por esse motivo, não estão contabilizados;
– na lista de renovações estão colegas que foram colocados, em anos anteriores, na BCE e em CE, pelo que não deviam ser contabilizados como sendo colocados no concursos nacional mas sim na BCE;
– colegas colocados na CI e RR e que denunciaram para aceitarem colocações na BCE não estão contabilizados na BCE e estão nos concursos nacionais de onde deveriam ser retirados.
Sendo o Arlindo um dos colegas que melhor conhece os concursos, como é possível fazer um estudo tão mal feito e tirar conclusões a partir dele?
O estudo é feito com base nos dados conhecidos e públicos.
Não tenho a mínima noção de quem saiu de uma CI/REN/RR e vai para uma BCE.
Se querem dados claros então as colocações têm de ser claras, o que não acontece.
A DGAE que publique uma lista de contratos activos na BCE que eu faço as respectivas correcções, enquanto isso não for feito estes são os dados que se podem conhecer.
GOSTEI…”SEM COLOCAÇÕES CLARAS”.
Se tem essa noção então sabe bem que não pode fazer o estudo que fez e tirar as conclusões que tirou. Tem a perfeita noção dos erros e omissões, o que torna tudo mais grave. Significa que foi intencional
Não é com estudos cientificamente mal feitos que vai conseguir mudar alguma coisa. Bem pelo contrario!
Está a fazer o mesmo que acusamos o MEC de fazer. Só que fe-lo de
Peça os dados, já que é conhecida a sua ligação a um sindicato, e só depois faça o estudo. Assim pode-se tirar conclusões corretas e honestas. E a partir dai fazer as criticas que tiverem de ser feitas.
O MEC tem-se recusado a dar os dados da BCE. Talvez assim, aprenda que camuflando esses dados leva a interpretações destas, que são as únicas que se conhece.
Eu até compreendo onde o colega quer chegar mas realmente um professor com menos de 5 anos de serviço não vale nada…tem que fazer um exame de acesso a nada e se trabalha é visto quase como “criminoso”. Quando é que isto vai acabar?