… a quem não é possível atribuir, pelo menos, 6 horas de componente letiva?
Sim, é.
E é Sim que devem colocar no campo 4.1.1
Se a pergunta podia ser mais clarificada? Podia, mas neste caso é apenas um pormenor.
Jul 28 2015
… a quem não é possível atribuir, pelo menos, 6 horas de componente letiva?
Sim, é.
E é Sim que devem colocar no campo 4.1.1
Se a pergunta podia ser mais clarificada? Podia, mas neste caso é apenas um pormenor.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/07/um-qzp-e-um-docente-de-carreira/
12 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Pois, também encalhei aí e tive que ir consultar o Manual de Instruções. Mas não acho que a pergunta tenha de ser clarificada, acho que está mesmo MAL formulada. No meu caso, É possível atribuir mais de 6 horas, portanto, a minha resposta teria de ser NÃO. Haja paciência! O Arlindo tem a certeza que não quer ir trabalhar para a DGAE? Acho que devíamos fazer uma petição: ARLINDO À DGAE!!!
Também encalhei aí e ao consultar o manual verifico que para os qzp não há referência a esse ponto (4.1.1), depreendo da leitura do manual que deveria passar automaticamente para as graduações o que não acontece….
Ainda há muita gente que acha que um QZP é um bicho e não é docente de carreira mas um QZP é efetivamente um docente de carreira.
A diferença está apenas na colocação, um QE tem uma escola de colocação fixa e um QZP não. Por isso, um QE precisa de ser notificado que ficou com horário 0 e um QZP passa a horário 0 automaticamente quando as renovações são interrompidas por um CI.
Por isso, a pergunta está bem feita e não há erro. Como este ano houve CI os professores em QZP deixam de renovar e passam automaticamente a horário 0, o que implica que não é possível atribuir, pelo menos, 6 horas de componente letiva.
Simples…
Elementar meu caro Watson. (Sir Arthur Conan Doyle).
Pois eu considero que a pergunta está mal elaborada pois se um QZP é automaticamente um horário zero, segundo o ME, a questão não faz sentido. Para quê operguntar se é uma pergunta de resposta única? (mas sim, há ainda muito quem ache que os QZP não são professores como os outros…)
Arlindo, já preenchi as graduações e, ao passar para a manifestação de preferências, aparece-me um aviso a dizer que tenho de preencher as graduações… mas já o fiz. Como faço para aceder à manifestação de preferências? (e mais uma vez, obrigada…)
Eu acho que a pergunta está mal formulada. Há duas situações em que um QZP tem de concorrer:
1ª por não ter horário (situação horário zero) e
2ª por ter havido CI (situação atual). Eu acho que a pergunta está assim feita para facilitar o programa na elaboração da graduação, uma vez os QZPs ficam na mesma prioridade de um QE com horário zero.
A resposta está no manual, na página 36:
3.6.4.1 Manifestação de Preferências – QA/QE/QZP alínea a) artigo 28.º.
Se se tratar de um docente de carreira de QA/QE, indicado como não tendo 6 horas de componente letiva na escola de provimento ou de um docente QZP (campo 4.1.1 = Sim), deve indicar preferências na 1ª prioridade.
Concordo com Arlindo à DGAE, até digo mais…Arlindo a Ministro da Educação! 🙂
Alguém me pode ajudar na manifestação na parte de preferências????!!!
1) Obtive uma transferência de quadro do QZP da RA para o QZP 1. A questão que coloco é a seguinte: posso colocar primeiro escolas do QZP 7 e só depois do QZP 1 ou não?
2) Como só vou concorre a um grupo de recrutamento, preencho somente a manifestação de preferências na 1ª prioridade, certo?
3) Em que situações é que se preenche as preferências – 2ª prioridade?
Obrigado pela ajuda.
É o 1.º ano que estou a concorrer à MI por isso isto é novidade para mim.
Obrigado
Boa tarde. Quanto à sua primeira questão: pode colocar códigos de escola/agrupamento e concelhos do QZP7 e o próprio QZP7 antes das escolas/agrupamento e concelhos do QZP1 e o próprio QZP1, desde que não ultrapasse as 160 preferências. Caso não manifeste preferências por nenhuma escola do QZP1 (o seu de provimento) o programa no final irá correr essas preferências, do código mais baixo de escola para o mais elevado, após ter corrido as preferências que manifestou do QZP7 ou de outros QZPs mais próximos do QZP7 caso manifeste preferências também por essas escolas/concelhos/QZPs. Quanto à segunda questão (alínea 1), SIM. Quanto à sua terceira questão (alínea 2), SIM. Quanto à sua quarta questão (alínea 3) concorrem em segunda prioridade os colegas QA/QE que têm pelo menos 6h de componente letiva, no seu agrupamento ou escola e, pretende mudar de escola. Bom concurso.
Lara,
Muito obrigado pelo esclarecimento das questões.
Como sou qzp apenas concorro na 1ª prioridade, certo? Como tal a manifestação de preferências na segunda e terceira prioridade é só para o QA/QE. logo, não me preocupo com as 2ª e 3ªs prioridades.
Muito obrigado, mais uma vez.
Bjs
Luis
Bom dia, Luís. Sim, concorre em 1ª porque é QZP. A 3ª prioridade deixou de existir (era para os colegas que entraram no último concurso externo extraordinário, mas que apenas existia até haver o primeiro concurso interno). E a 2ª prioridade é para os colegas quadro de escola ou quadro de agrupamento com pelo menos 6h de componente letiva, que pretende mudar de escola/agrupamento, por exemplo, porque querem vir para mais perto de casa. Bom concurso.