Para Quando a Candidatura à Mobilidade Interna e à Contratação?

Esta é a pergunta mais comum nos últimos dias e na qual ainda não há resposta por parte do MEC.

 

Para os docentes concorrerem à Mobilidade Interna é necessário em primeiro lugar que as escolas indiquem quem são os docentes dos quadros de agrupamento a quem não é possível atribuir o mínimo de 6 horas lectivas e para isso precisam de fazer a distribuição do serviço para o ano lectivo 2015/2016.

E nesta altura do mês as escolas ainda procedem à constituição de turmas para o próximo ano lectivo.

 

A única garantia que foi dada pelo MEC é a antecipação dos prazos em relação a anos anteriores, mas esses prazos nesta fase não poderão ser muito antecipados pois a constituição de turmas e a aprovação de cursos apenas se fazem no final do ano lectivo.

Julgo que antes de meados de Julho nunca poderá abrir a aplicação para a Mobilidade Interna e presumo que ao mesmo tempo também abra a fase de manifestação de preferências para a Contratação.

Não sei se ao mesmo tempo também irá decorrer a fase de candidatura à BCE, visto que as escolas têm até ao dia 6 de Julho para criar a oferta, é provável que sim, mas sem grandes certezas.

Esperemos que desta vez as candidaturas para a Mobilidade Interna, a Contratação e a Bolsa de Contratação não entrem pelo mês de Agosto.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/07/para-quando-a-candidatura-a-mobilidade-interna-e-a-contratacao/

51 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Bruno Cruz on 2 de Julho de 2015 at 11:56
    • Responder

    E a MpD?

    1. O pedido já foi em maio/junho.

    • Moony on 2 de Julho de 2015 at 11:58
    • Responder

    Pois o meu palpite é mesmo início de agosto

    • Corvo Mon on 2 de Julho de 2015 at 12:16
    • Responder

    Nem todos …outros precisam de pelo menos 25h

    • a ver vamos! on 2 de Julho de 2015 at 12:17
    • Responder

    O fundamental é que as colocações ocorram até 31 de agosto e que até lá seja possível às escolas depois de turmass e oferta formativas autorizadas inserir as suas necessidades na plataforma.

  1. Se fossem finos abriam a BCE e a contratação antes. Deixavam que se constituíssem as turmas todas, se aprovassem os cursos todos e só depois abriria a MI. Assim, a plataforma não bloqueava.

    • Maria on 2 de Julho de 2015 at 13:28
    • Responder

    O início dos próximos concursos vai certamente ser protelado. O caos está instalado e houve uma inacreditável confusão nos que já foram realizados.
    Considero absolutamente extraordinária a quase inexistência de comentários e análises aos resultados dos concursos já realizados. Repito, o caos está instalado, dezenas, para não dizer centenas, de professores tiveram provimento em escolas onde não há vagas…dezenas de escolas cujos quadros estão praticamente reduzidos a meia dúzia de docentes e têm centenas de alunos…algo está mal…muito mal…e ninguém comenta o número de professores nesta situação…o que é que os sindicatos pensam fazer para ajudar estes docentes…que respostas possíveis existem para a situação deste docentes. Quais as consequências para os responsáveis por esta falta de zelo e de rigor? A asneira é grave e está feita. A organização da vida de muitas pessoas está em causa. E agora?

    1. Preparem-se para a requalificação!

        • Silvina on 2 de Julho de 2015 at 15:42
        • Responder

        Requalifiquem os contratados e atribuam os lugares da norma travão a quem é do quadro

          • Laura on 2 de Julho de 2015 at 17:12

          Até inveja dos contratados há nestes comentários. Porque não se desvinculam então?! E lembre-se que quem entrou este ano já não é contratado e que os contratados não são requalificados, não tem essas regalias.

          • José on 3 de Julho de 2015 at 14:22

          Se estiver disposta a deslocar-se 300 km como eu (contratado) já não abrirá a vaga de norma de travão e já não irá para a rua “requalificação”.

      • vanda on 2 de Julho de 2015 at 17:10
      • Responder

      Que tempestade num copo de água por 2 ou 3 escolas se enganarem a preencher ou terem tido uma redução brusca nas inscrições e acharem que não têm componente letiva para quem entrou agora, sendo que ainda nem as turmas estão todas feitas. E se não há trabalho na escola há certamente no qzp, lembre-se que todos os anos são colocados milhares de contratados. Que medo em sair da zona de conforto.

    • Sofia Abreu on 2 de Julho de 2015 at 13:30
    • Responder

    Porque é que ninguém fala na injustiça dos docentes em Quadro de Zona serem colocados primeiro do que os que estão nos quadros e pedem destacamento para aproximação de residência, que na maior parte dos casos têm muito mais graduação do que os primeiros? Porque é que estou efetiva a 40 km de casa e não consigo aproximar a as minhas colegas com muito menos tempo de serviço, em QZP, ficam ao lado de casa? Porque não colocar os docentes pela graduação, QZP e Quadros de escola/agrupamento em igualdade de circustâncias? Afinal não são todos docentes do quadro?

    1. Colega, agora também pode passar a QZP e, consequentemente, pode ficar num raio aí de uns… 100 a 150 km em vez de ter de se deslocar esses 40!
      Entendo que o critério possa não ser justo mas nós, os QZP, não temos culpa nem temos de ser julgados por isso.

      • Célia on 2 de Julho de 2015 at 14:26
      • Responder

      Fala-se muito pouco, concordo!

      Colega Ana eu concorri a 5 QZPs, deixemo-nos de hipocrisia, não havia VAGAS para nós!!!quem me dera ser QZP, acredite!

      A minha única esperança é que alterem as prioridades do concurso ou então, como nós QA temos pouca probabilidade de aproximar face as “regras” da MI, os QZPs sejam também obrigados a concorrer a toda a area do seu QZP (OBRIGATORIAMENTE NAS PRIMEIRAS PREFERÊNCIAS).

      1. Sempre pode ser QZP, concorra. Também pode voluntariamente concorrer em 1ª se existir um horário 0.

        Há cada ignorante!

      2. Idiota, na mobilidade não há vagas, apenas mobilidades e é nestas que se aplica a 1ª prioridade! Aprenda primeiro as regras.

        A 1ª prioridade não é para os QZPs, é para os professores de carreira com horário 0! Se acha que o rótulo QE lhe confere alguma especialidade, está enganada, é uma professora de carreira como outra qualquer, apesar do rótulo. E só é QE porque livremente expressou essa vontade! Além disso, pode sempre voltar para QZP (Faça Isso!!!) e pode também ficar com horário 0.

        Pessoas como você deveriam ficar com horário 0 na escola e não poder concorrer em 1ª prioridade para ver se gostavam… Serem despedidas com a requalificação!

          • Célia on 2 de Julho de 2015 at 16:17

          Meu amigo…o insulto é a arma dos fracos!!!sei a legislação melhor do que o “pois”, quer experimentar!!!?. Sabe há quantos anos vinculei!!! dahhh, se as regras fossem as de hoje…hum seria QZP (hello). Tem medo de concorrer em pé de igualdade comigo!!!é amigo???

          • Pois on 2 de Julho de 2015 at 21:26

          Eu falei de factos! Você é que divaga: deve ser da idade, está cansada. Não há medo de concorrer consigo, o que acontece é que se ficar com horário 0, provavelmente vai calar-se que nem um rato e concorrer em 1ª prioridade. A 1ª prioridade não é para QZPs, é para docentes dos quadros, onde se inclui.

          Por isso, está a ser idiota.

          • Célia on 2 de Julho de 2015 at 22:53

          Divaga! qual é o seu problema!? 1ª prioridade não é para QZPs, meu Deus!?
          quem me dera ser horário zero, ficava em casa!

      • texton on 2 de Julho de 2015 at 14:34
      • Responder

      Olá, a colega é que escolheu ser QA, com a pressa de efetivar e com medo de perder o lugar, por este prisma foi a colega que escolheu….e se já tem lugar deveria era estar contente…..sabe que tem lá o seu lugar quer X ou Y o coitado do QZP vai parar num raio de 150 Km ainda diz que é injusto???? O colega ……..

        • Célia on 2 de Julho de 2015 at 16:18
        • Responder

        Tem medo de concorrer em pé de igualdade comigo!!!é amigo???

    2. Mais outra ignorante!

      NÃO há essa lei de que os QZPs passam à frente… Há sim uma lei que diz que um docente com vínculo DEFINITIVO que tem horário 0 concorre em 1ª prioridade.

      Porque pensar que o rótulo QE vale mais do que QZP demonstra muita ignorância…

      Fique a saber que os professores QE tb beneficiam dessa lei.

      Por isso, antes de falar e passar por ignorante, informe-se….

    3. Não se preocupe com a falta de atençÃO os QZP ou QA/QE, OS QUE SÃO COITADINHOS SÃO OS CONTRATADOS.Os professores do quadro (seja de que tipo) são jornaleiros com poucos ou nenhuns direitos.Os sindicatos não lhes ligam nenhuma, só interessam para pagar quotas .Os professores do quadro tiveram a esmola de um concurso interno extraordinário, e os contratados direito a 3 concursos extraordinários.A culpa não é deles pois até constituíram uma associação.Os professores do quadreo são os eternos tontinhos que fazem greves por causa da situação dos contratados, portanto paguem a fatura e não se queixem.

    • Bruno Cruz on 2 de Julho de 2015 at 14:44
    • Responder

    Que tristeza ver uma classe que aproveita qualquer questão para se atacar… Para desunir… Para dar razão aos que nos criticam… QZP, QA, QE, Contratados? Somos todos professores, cada uma numa fase do seu trajeto, cada um com as suas opções… As opções que devemos criticar são as do MEC…
    Enfim…

    1. Sabe porquê?!?

      Porque a maioria destes queixosos não percebe nada da vida além de umas pedagogias e tretas que aprenderam na escola superior. Mas só porque tem um rótulo QE nas costas acha-se superior.

      Acontece que ser QE ou QZP não significa nada em termos laborais e não há diferenças nos dois rótulos. Apenas distingue o tipo de colocação São ambos professores com VINCULO DEFINITIVO e têm que ser tratados laboralmente do mesmo modo!

      Também não sabem que se a 1ª prioridade desaparecer, também eles, com o seu maravilhoso rótulo QE vão deixar de poder beneficiar da prioridade e ai, muito admirados, vão verificar que caíram na requalificação e foram despedidos…

      Santa ignorância desta Sofia Abreu!

        • maria on 2 de Julho de 2015 at 15:36
        • Responder

        “Acontece que ser QE ou QZP não significa nada em termos laborais e não há diferenças nos dois rótulos. Apenas distingue o tipo de colocação São ambos professores com VINCULO DEFINITIVO e têm que ser tratados laboralmente do mesmo modo!”

        Concordo inteiramente! Assim sendo deviam ser respeitadas as graduações profissionais, ou seja, não dar prioridade a um QZP só por que é QZP, independentemente da sua graduação profissional ser inferior a outro professor com “VINCULO DEFINITIVO” só porque este é QA!

        A forma como comenta determinadas opiniões destila veneno, inveja e sei lá o que mais.

        Santa paciência para aturar este Pois!

          • explicador on 2 de Julho de 2015 at 16:58

          O que o colega lhe disse é que a1º prioridade é para quem tem horário 0 (seja qa seja qzp— neste ano os qzp têm todos horários 0). Se a colega tem horário 0 é obrigada a concorrer e concorre em 1ª prioridade, se não tem horário 0 apenas concorre se quiser e na 2ª. Qual a dificuldade de perceber isso?!

          • maria on 2 de Julho de 2015 at 17:19

          Por favor, não me insulte.

          Acredita mesmo, em plena consciência, que traduziu corretamente as palavras do comentador “Pois”? Não acha a sua explicação demasiado redutora? Afinal, quando se explica faz-se isso mesmo, explica-se, não se corrige ou “limpa” aquilo que é uma verborreia insultuosa.

          • Pois on 2 de Julho de 2015 at 21:30

          Mas ao menos percebeu o que o explicador disse? É que verborreia é eloquência estéril e ele utilizou palavras com conteúdo, verdadeiro, que até já devia ter percebido antes da última mensagem.

          Vocês é que vêm para aqui atacar colegas e depois sentem-se vítimas quando lhes respondem no mesmo tom! Se não querem ser maltratadas, não comecem…

          • maria on 2 de Julho de 2015 at 21:53

          Desculpe, mas enganou-se.

          Não me referia ao “Explicador”, mas a si. “verborreia insultuosa” é a sua. Outro equivoco seu é a questão do tom. Definitivamente, o senhor expressa-se num tom muito diferente do meu!

      1. Sinto vergonha de pertencer a esta (falta de) classe.

          • Pois on 2 de Julho de 2015 at 21:35

          Vêm para aqui atacar com afirmações totalmente injustas para depois exigir que os outros se calem e não respondam. Isso é que era bom! Assim, nunca haverá classe (pelo menos enquanto o Arlindo nos permitir expressar pensamentos por aqui).

    • Maria on 2 de Julho de 2015 at 16:17
    • Responder

    A avaliar pelos comentários aqui feitos, a serem de docentes, esta profissão está mesmo a precisar de uma séria reestruturação. Lamentável! Sinto uma profunda tristeza ao lê-los. A falta de respeito, de sentido de ética e de deontologia são de deixar qualquer um obnubilado.
    A minha única esperança é que também aqui haja muitos “trolls”.

      • Zeferino on 2 de Julho de 2015 at 16:50
      • Responder

      Concordo consigo, mas já foi pior.Houve alturas em que ser docente do quadro era estar-se atadinho de pés e mão, nem mobilidade interna havia (mesmo os horários zero foram postos em apoios ou nas bibliotecas a arrumar livros).Em compensação os contratados tiveram renovações.Talvez seja bom voltarmos artás, mas destA VEZ OS DO QUADRO VÃO PARA CASA DESCANSAR ATÉ AO FIM DOS SEUS DIAS E SEM ORDENADO.Bem feito que é para não serem vaidosos e falhos de imaginação(aliás quem é do quadro é sinónimo de ignorância e acomodação).Quem inova, renova e faz mover as escolas é a sabedoria dos contratados, que são muito mais sabidos, não é?

    1. A culpa é da Sofia Abreu!

    • Marmelo on 2 de Julho de 2015 at 16:44
    • Responder

    Uma dúvida…

    Nos concelhos onde vai haver municipilização, sempre se confirma que todas as escolas passam a ter um estatuto semelhante às TEIP/Autonomia?

    Isto é, as ofertas irão para BCE ou para o Concurso Nacional? Será que as escolas destes concelhos (e que no ano passado não eram TEIP/Autonomia) foram “convidadas” a colocar os critérios para BCE?

    Obrigado!

      • josé on 3 de Julho de 2015 at 14:45
      • Responder

      Tens padrinhos? Não??? Então morres mouro. Entende isto, infelizmente?
      Assim vamos nós….

    • Sofia on 2 de Julho de 2015 at 21:19
    • Responder

    Sou QZP e na segunda-feira a Diretora disse-me para estar atenta à mobilidade interna, que ainda sairia esta semana! Será que as aplicações para as escolas fornecem informações em relação ao prazo do concurso da mobilidade interna? A minha diretora não me quis adiantar mais nada, mas certamente teve alguma informação, não ia brincar com um assunto tão sério… Acho que é demasiado cedo, pois as escolas ainda nem começaram a formar as turmas, para conseguirem determinar os possíveis horários zero…

    • Bekas510 on 2 de Julho de 2015 at 22:48
    • Responder

    Vocês já se ouviram? Ou melhor, já leram o vossos comentários de pura inveja? de falta de classe? de desunião?
    O Crato e todo o ministério da educação deve estar a rebolar de contente; devem estar todos a pensar: lá está esta classe em perfeita desunião, por isso, podemos fazer deles o que queremos.
    Tenham vergonha e pensem antes de escrever,
    QA, QZP, contratados, tudo isto são rótulos conseguidos com mais ou menos sorte e muitas vezes resultados de opções de vida!
    Sou contratada desde 1994 e não acuso ninguém nem nenhum sistema; muita gente me passou à frente mas tudo isto é consequência de opções que fiz na minha vida.

    • xiroro on 3 de Julho de 2015 at 3:57
    • Responder

    Depois de ler os comentários…sugiro ao Senhor Ministro que acrescente,às já existentes, a prova de Ética e Deontologia.

      • xiroro on 3 de Julho de 2015 at 4:11
      • Responder

      Sou apologista à existência de uma Ordem ( tal como a dos médicos), com código de Ética e Deontologia e à qual é necessário prestar prova. Se tal existisse, alguns comentários aqui expressos, eram motivos de um processo disciplinar.

    • revoltaaaaaaaada on 3 de Julho de 2015 at 16:38
    • Responder

    PORQUE É QUE TODOS OS DOCENTES, QA, QZP E CONTRATADOS, nos concursos internos e externos podem CONCORRER A TODAS AS ESCOLAS NACIONAIS PORTUGUESAS (NORMAIS,TEIP E COM CONTRATO DE AUTONOMIA), COLOCANDO TODOS, ALUNOS E PROFESSORES EM IGUALDADE DE DIREITOS E, DAQUI A UMAS
    SEMANAS, A MANIFESTAÇÃO DE PREFERÊNCIAS É TÃO DISCRIMINATÓRIA, NÃO PODENDO UM PROFESSOR CONTRATADO CONCORRER PARA TODAS AS ESCOLAS NACIONAIS PORTUGUESAS AO PONTO DE ESCOLAS TEIP E COM CONTRATOS DE AUTONOMIA INVENTAREM SUBCRITÉRIOS PARA A COLOCAÇÃO DE PROFESSORES ( PARA COLOCAR UM PROFESSOR com melhor perfil!!!

    TEM LÓGICA A BCE? DOIS CONCURSOS EM SIMULTÂNEO, QUE CEGUEIRA , QUE FOME DE INJUSTIÇA TÊM OS DIRETORES E O MEC! MEU DEUS, FAZ ESTES CANALHAS CAIR NA REALIDADE. SOU PROF. CONTRATADA, MAS ANTES DISSO SOU UM SER HUMANO, MÃE DE DOIS FILHOS. NÃO AGUENTO FICAR SEM EMPREGO DEVIDO A LEIS MAL FORMULADAS, INJUSTAS, DESONESTAS…MEU DEUS, ACABA COM ISTO, QUE HAJA UMA LISTA ÚNICA QUE RESPEITE A NOSSA GRADUAÇÃO E AS NOSSAS FAMILIAS.

    • Maria Carvalho on 3 de Julho de 2015 at 17:26
    • Responder

    Boa tarde; provavelmente esta questão já foi respondida. Contudo, como estive fora do ensino algum tempo, estou um tanto desactualizada com as contínuas alterações nos concursos. Sou professora do QE, não obtive colocação , vou concorrer a mobilidade interna e pretendia saber, por favor , em que prioridade concorro, respeita-se ou não a graduação???

    Muito obrigada

    MJC

      • Maria on 3 de Julho de 2015 at 18:36
      • Responder

      Se tiver horário na escola a cujo quadro pertence, concorre na 2ª prioridade. A primeira prioridade é para QE em horário zero e para os professores QZP.
      E não, não se respeita a graduação (a lista graduada) é por prioridades.

    • maria on 3 de Julho de 2015 at 23:36
    • Responder

    que grande confusão.

    • Margarida420 on 3 de Julho de 2015 at 23:45
    • Responder

    Arlindo! agradecia um esclarecimento durante 3 anos lectivos não fui avaliada (pelo facto de não fazer 180 dias de trabalho e no último não fui colocada) será que posso concorrer à BCE? agradeço desde já o esclarecimento.

    • Andreia on 4 de Julho de 2015 at 10:05
    • Responder

    Bom dia a todos, preciso de alguma ajuda a esclarecer uma dúvida: no concurso anterior por ter horário zero ( 1.º ciclo) tive de concorrer a mobilidade e obtive colocação. Este ano os agrupamentos terão de informar sobre horários zero. Uma vez que houve novo concurso e as escolas reorganizaram as suas necessidades será que mantenho o horário zero ou posso recuperar a minha vaga?

    • Joana Azevedo on 4 de Julho de 2015 at 10:17
    • Responder

    também sou docente de 1.º ciclo e partilho da duvida da Andreia, obtive colocação por estar em horário zero no concurso passado. Se entretanto recuperar a minha vaga assunto resolvido(terei de ligar para a escola para saber “né”! ), mas se se mantiver horário zero e posteriormente obtiver colocação na mobilidade essa situação trás consequências, nomeadamente ir para a requalificação; ou por ter obtido colocação, ainda que na mobilidade,essa questão nem se coloca?

  2. Também tenho a mesma dúvida… Este ano letivo tive horário (praticamente a muito custo) e certamente terei que concorrer na mobilidade para o próximo ano letivo. Concorrendo na 1ª prioridade certamente que ficarei colocada pois o meu distrito é dos que apresenta mais vagas. Ficando eu colocada noutra escola na mobilidade, a questão da requalificação não se coloca, pois não?

  3. Também tenho a mesma dúvida… Este ano letivo tive horário (praticamente a muito custo) e certamente terei que concorrer na mobilidade para o próximo ano letivo. Concorrendo na 1ª prioridade certamente ficarei colocada, pois o meu distrito é dos que apresenta mais vagas. Ficando eu colocada noutra escola na mobilidade, a questão da requalificação não se coloca, pois não? Arlindo, agradeço a sua opinião em relação a este assunto

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: