Vamos tentar por partes perceber o que se pede em cada uma das minutas.
Em primeiro lugar só devem pedir esta declaração de comprovação de dados se não constar no vosso registo biográfico essa informação. E não constando devem pedir na escola onde executaram esse projecto, visto que caso não se encontre no registo biográfico também não será o director da última escola a comprovar esses dados. E ai rezem para que essa informação ainda exista na escola.
A primeira minuta a ser preenchida é a minuta do parâmetro 2, visto que o parâmetro 1 incide sobre a melhor avaliação de desempenho dos anos lectivos 2011/2012, 2012/2013 ou 2013/2014 e essa não carece de comprovação por minuta.
Esta minuta 2 apenas serve para comprovar todos os projectos reconhecidos pela Direção Geral de Educação (ex.: Projeto TEIP, Turma Mais, Projeto Fénix, PIEF, PCA, outros projetos reconhecidos pela DGE);
Andei à procura no site da DGE quais os projectos que alguma vez reconheceu e confesso que não encontrei qualquer listagem sobre isso. Por isso só vocês devem saber se os projectos que desenvolveram foram reconhecidos pela DGE, para além daqueles que estão exemplificados.
Relativamente ao início e fim das funções, presumo que devem colocar o início e o fim do vosso contrato se foram colocados no âmbito de um desses projectos ou caso tenham dado início a um projecto já com o contrato em execução apenas será considerado o momento em que começaram a trabalhar nele.
Considero que os dias de experiência profissional sejam contínuos e que não tenham nada a ver com o tempo de serviço.
Dúvidas sobre a minuta do parâmetro 2 neste artigo.
17 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Estive numa teip…onde tive pca, cef e fenix…como é quanto à experiência profissional…sokicitar uma minuta ou quatro minutas??? E o tempo como é contabilizado?
Também tenho essa duvida… participei em 2 projetos Teip, um deles com PCA, mas pelo meio lecionei numa escola sem estas características… quantas declarações peço?
Acho que lá diz que se pode por mais que um na minuta
Boa tarde, alguém está na situação de ter estado em projetos de Cooperação nos PALOP? Em relação aos comprovativos dos projetos realizados…
Eu estive. Mas a que projetos se refere? Eu no ano passado pedi às escolas onde lecionei que me mandassem uma declaração em como tinha sido diretora de turma / coordenadora de grupo, que coloquei no meu processo. Se vão considerar, não sei…
links dos projetos:http://www.dge.mec.pt/
http://old.dge.mec.pt/outrosprojetos/
Como é que escolas de há 5/10 anos atrás vão comprovar o que quer que seja? Essas escolas não guardam este tipo de informação e os responsáveis da direção já nem sequer podem ser os mesmos. Mesmo que sejam, que diretor se vai lembrar destes pormenores dos projetos quando ao longo da sua vida lidou com tantos contratados?? Isto é ridículo. A sorte é que nunca estive em projetos…lol
Projectos reconhecidos pela Direção Geral de Educação:
http://old.dge.mec.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=218#i
Inicial > Património Cultural > Projetos e atividades > Exposição “As artes visuais no ensino secundário”:
Exposição “As artes visuais no ensino secundário”
[em preparação para o ano letivo 2013/2014]
?????????
🙂
A última ADD (2014/2015) não se deve ter em conta… Certo????
Ter apoiado alunos de PCA, também contará???
Amnistia internacional? Pesquisei. Encontrei no separador outrosprojetos a amnistia. Fui coordenadora há uns anos. Pedi a comprovação… mas fica ma insegurança…
Cef entra nisto? E onde peço comprovativo numa escola já extinta?
Trabalhar numa Teip é ter participado num projeto Teip? Para quê uma minuta se no RB está lá o nome da escola e a lista de escolas diz se é ou não teip?
Não sei mesmo o que pensar…
Em 2011/12 lecionei numa TEIP que no ano seguinte deixou de o ser… Útil seria se o nosso RB contivesse toda a informação pertinente.
Olá Arlindo,
Acho que estão a referir-se aos projetos que constam na lista (menu) do 3.º separador da página. Fiz um printscreen que consta na imagem anexa.
Será que a participação e/ou criação de projetos eTwinning serve? E Comenius?
Surge-me o seguinte parâmetro na BCE:
– Qual a experiência profissional contabilizada em dias, no projeto de âmbito nacional reconhecido pela DGE, Cursos Vocacionais?
Como resposta posso ir até 5 ou mais anos de experiência… Como é possível ter 5 anos de experiência se os cursos vocacionais foram implementados em 2013?? Será que se referem aos antigos CEF’s??
O Arlindo diz os “dias de experiência profissional sejam contínuos e que não tenham nada a ver com o tempo de serviço”. Eu concorro apenas a um grupo (só a um grupo) tenho tempo de serviço antes da profissionalização e depois da profissionalização. Não sei responder à questão ?
Há uns anos, estive colocada numa escola no grupo 530, em horário anual e completo e do meu horário faziam parte 4 tempos semanais a lecionar numa turma CEF. Como há escolas que no parâmetro 2 estão a concretizar a experiência profissional em CEF, neste caso, como o horário era completo e anual, ainda que não todo a lecionar CEF, posso considerar 365 dias de experiência profissional ou devo aplicar alguma fórmula de modo a considerar apenas as 4 horas em que lecionei efetivamente na turma CEF?