Sobre a Mobilidade Interna

Chegam-me imensas dúvidas sobre os passos seguintes dos concursos que procurarei rapidamente esclarecer.

 

A próxima fase dos concursos é a Mobilidade Interna que segundo o MEC deve ocorrer em Julho, mas ainda não há datas precisas. Neste concurso todos os QZP são obrigados a concorrer, não necessitando de concorrer em primeiro lugar ao seu QZP de provimento (esse tipo de pormenores deixo para artigos futuros).

Depois da distribuição de serviço pelas escolas irá existir uma fase de indicação de ausência da componente lectiva onde quem for indicado também será também obrigado a concorrer nesse concurso.

 

Ambos concorrem na primeira prioridade da Mobilidade Interna, mesmo aqueles que vincularam agora no Concurso Externo. Por isso quem ficou colocado em segunda prioridade no concurso externo num QZP longe ainda terá a possibilidade de escolher preferencialmente uma escola do QZP do seu interesse, no caso da sua graduação ser maior, do que um candidato colocado na 1ª prioridade nesse QZP.

Aqui o factor a ter em conta é exclusivamente a graduação profissional para a colocação.

 

Depois, numa segunda prioridade da Mobilidade Interna, concorrem todos os QA/QE que queiram mudar de escola e que tenham componente lectiva na sua escola de provimento.

São estes docentes que estão em desvantagem em relação aos primeiros por serem Quadro de Agrupamento com componente lectiva, muitos deles ainda se encontram “desterrados” e esta prioridade não lhes é conveniente. Para ultrapassar isso é possível que um docente nestas condições e onde exista no mesmo grupo de recrutamento docentes sem componente lectiva proporem-se como voluntários para ausência da componente lectiva (as regras são os mais graduados tem preferência nessa opção). Desta forma, em vez de concorrerem na segunda prioridade concorrem na primeira, mas cada um deve saber os riscos que corre ao tomar essa opção visto que a requalificação docente seguiu para a frente em Fevereiro de 2015 e ainda não foi declarada ilegal, nem inconstitucional.

Na Mobilidade Interna todos podem concorrem para além do grupo de recrutamento que estão vinculados à mudança de grupo na mesma prioridade, embora sejam obrigados a manifestar em primeiro lugar preferências pelo seu grupo de vinculação.

No caso de serem docentes QA/QE sem componente letiva não poderão manifestar preferências pela sua escola de vinculação, NEM MESMO QUANDO QUEREM MUDAR DE GRUPO DE RECRUTAMENTO (assim em Caps Lock e a negrito para perceberem de mais uma injustiça deste concurso que deverei ser dos poucos prejudicados por isso e quem acha normal que isso aconteça e venha dizer que a escola poderia distribuir serviço no outro grupo de recrutamento apenas quero lembrar que a vaga apenas pode surgir se alguém desse grupo também sair na Mobilidade Interna).

No caso de concorrem em primeira prioridade e não serem colocados antes de 31 de Agosto terão sempre de se apresentarem no dia 1 de Setembro na última escola de colocação.

Não terei respondido a todas as dúvidas que me chegaram, mas também ainda é cedo para abordar este assunto em pormenor.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/06/sobre-a-mobilidade-interna/

93 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • FarinhaDoMesmoSaco on 22 de Junho de 2015 at 21:48
    • Responder

    Uma dúvida: um professor do qzp 1 concorre para o seu qzp e um professor, com mais gradualçao, do qzp 7 também concorre para o qzp 1. Qual deles é que concorre à frente?

      • FarinhaDoMesmoSaco on 22 de Junho de 2015 at 21:53
      • Responder

      errata: graduação

      1. O do QZP7. O do QZP1 arrisca-se a ficar sem colocação, este ano, atendendo à quantidade de gente que entrou em segunda prioridade, vindo da RAM e de outros grupos, que concorreram em segunda prioridade e, que efetivaram no QZP7 e noutros QZPs a sul.

          • LUIS on 22 de Junho de 2015 at 23:00

          E os que nunca sairam do seu quintal entram em extraordinarios e ficam no QZP 7….QUE CHATICE!

          • aaa on 22 de Junho de 2015 at 23:48

          Não está a falar para mim, certamente, já que percorri o país, desde que me formei. Vá ser azedo para outro lado, sff, que eu apenas me limitei a responder ao que o outro colega perguntou.

          • luis on 23 de Junho de 2015 at 21:43

          Coma açúcar!

          Não estava a falar consigo!

          • aaa on 24 de Junho de 2015 at 11:32

          Então tivesse respondido à pessoa que desejava e não a mim.

          • FarinhaDoMesmoSaco on 23 de Junho de 2015 at 14:10

          Já percebi. Contudo, acho que isto não tem lógica. Para que servem os qzps? Primeiro deveriam ser colocados os professores do qzp em causa e depois os dos outros qzps, se existissem vagas.

          • Tiago Soares Carneiro on 25 de Junho de 2015 at 23:24

          É muito mau.
          Sou QE. Tenho 17 anos de serviço. Qual a razão alguém de um QZP xpto longe com 5 ou 6 de serviço concorrer à minha frente?
          Isto cabe na cabeça de alguém?
          Já fiz mais de 500.000km para dar aulas!
          Já não tenho idade nem família para isto.
          Não têm escola? Seguindo a graduação eu fico numa mais perto e os mais “novos” que fiquem na minha que ainda é a 100km de minha casa!
          Paciência!!!

      • Ler com atenção on 22 de Junho de 2015 at 21:57
      • Responder

      “Aqui o factor a ter em conta é exclusivamente a graduação profissional para a colocação.”

      • Files on 23 de Junho de 2015 at 8:20
      • Responder

      O melhor posicionado na lista de graduação.

    • Anónimo on 22 de Junho de 2015 at 22:11
    • Responder

    Os professores da Região Autónoma dos Açores que ficaram colocados em qzp, onde se apresentarão ao serviço no dia 1 de setembro, caso não fiquem colocados antes de 31 de Agosto?

    • Leal on 22 de Junho de 2015 at 22:15
    • Responder

    E os contratados que entraram no qzp através do concurso externo e não for colocado até 31 de agosto também terá que se apresentar na última escola de colocação?

      • Alex on 22 de Junho de 2015 at 22:38
      • Responder

      Coloco a mesma questão.

    1. Se a MI não sair antes de 31/08, sim. Foi o que se verificou no ano passado, para grande transtorno de alguns.

    • Nuno Gonçalves on 22 de Junho de 2015 at 22:25
    • Responder

    Bom noite, venho apenas deixar uma questão que tem vindo a ser colocada hoje, após a visualização do verbete definitivo,e que é a seguinte: Porque é que a graduação do ano transato é exatamente igual à graduação que se encontra no verbete definitivo deste ano letivo, sendo o tempo de serviço diferente (Penso que isto apenas acontece a quem entrou em QZP no ano transato)? Obrigado a todos e principalmente ao Arlindo pelo seu excelente trabalho que tanto nos tem ajudado e facilitado.

    1. Porque o ano passado tinha a majoração da avaliação. Após entrar no quadro deixa de haver majoração. Quem agora entrou em QZP no concurso externo vai também baixar 1 ou 2 valores na MI.

        • telmo on 23 de Junho de 2015 at 13:32
        • Responder

        A majoração pela avaliação nos contratados já não existe. Há majoração pelos 365 dias. Não se compreende porque se tira 1 ponto. Alguém sabe? Sabes Arlindo?

          • aaa on 23 de Junho de 2015 at 20:37

          A majoração pela avaliação existe, sim, se foi avaliado, enquanto contratado, na sua última avaliação. Enquanto que no quadro não há majoração, mesmo tendo sido avaliado.

      • Cristina Azoia Ferreira on 22 de Junho de 2015 at 22:53
      • Responder

      Não entendo porque razão não se respeitam as graduações em todas as situações. Porque razão um professor de QA não pode concorrer em igualdade de circunstâncias com os professores de QZP, contando para a seriação, unicamente a graduação de cada um. Quando é que esta injustiça termina??? Até os professores de QZP, podem manifestar preferência em primeiro lugar por outro QZP .Porque é que não se faz nada?? Não consigo entender.

        • Celeste Antunes on 22 de Junho de 2015 at 23:28
        • Responder

        concordo contigo colega. uma grande injustiça que estão a cometer para connosco QA. pessoas que acabaram de entrar em quadro a ultrapassarem colegas com muitos anos de QA e muito maior graduação profissional. e além disso a ficarem colocadas nas escolas que pretendemos. a justiça é fazer as colocações tendo em conta a graduação profissional. O docente de QA ao ficar destacado também liberta horário para ser ocupado por colegas menos graduados. será que ninguém se dá conta destas graves injustiças? e porque é que não se fez nada e se volta a repetir o mesmo erro? estou desiludida.

        • cristal on 23 de Junho de 2015 at 1:26
        • Responder

        Também não percebo. Sinto que muitos QA estão “agarrados” aos seus Agrupamentos.

          • Sónia on 23 de Junho de 2015 at 8:12

          Colega, esse sentimento também é meu. E se não possibilitarem aos QA concorrerem em igualdade aos QZP na mobilidade interna (em 1ª prioridade) continuaremos agarrados aos nossos Agrupamentos, ainda que distantes.

          • Célia on 23 de Junho de 2015 at 12:13

          Partilho dos mesmos sentimentos! INJUSTIÇA

    • vivadeus on 22 de Junho de 2015 at 22:35
    • Responder

    Sou Q.A. Vamos supor que tenho componente letiva. Se concorrer e não ficar colocada, perco o meu lugar na atual escola?

      • Célia on 23 de Junho de 2015 at 12:15
      • Responder

      Não. fica nos “não colocados”, logo fica na escola de provimento!

      • sofiasilva on 23 de Junho de 2015 at 17:21
      • Responder

      Claro que não, não é efetiva na escola? Concorrer em mobilidade não dá, nem tira vagas…é uma situação temporária, como os antigos destacamentos. Se não ficar colocada continua na sua escola em que é efetiva.

    • Lila on 22 de Junho de 2015 at 22:42
    • Responder

    Boa Noite, vai haver mobilidade por doença?

    1. Já foi.

      • LongeDeCasa on 23 de Junho de 2015 at 10:15
      • Responder

      Ha sempre tb em setembro ou finais de agosto. Tem q estar atent@

        • Magui on 23 de Junho de 2015 at 14:10
        • Responder

        Só houve no ano passado. Este ano, na dgae, dizem que não há …
        Nada refere uma 2a fase da MPD.

        • Maria Nunes on 23 de Junho de 2015 at 19:46
        • Responder

        Este ano só está prevista a MPD que já decorreu. Não há nada para Setembro, pelo menos não na calendarização divulgada.

      1. Apenas houve o ano passado. O despacho deste ano não prevê isso (12 de maio).

    • grandeepequeno on 22 de Junho de 2015 at 22:43
    • Responder

    Boas, em relação à mobilidade interna, então qual a vantagem
    de pertencer a um respetivo QZP se outros docentes de QZP com graduação maior podem ficar afetos ao
    nosso QZP em que fomos colocados. Será assim?

    1. De certeza absoluta que é assim. Consulta as listas do ano transato.

    2. A vantagem é nenhuma se houver vagas, é alguma se não houver! Antes da requalificação, o que ficava com horário 0 esperava ou regressava ao QZP de origem, agora, é pior, vai para a requalificação e é despedido! A alegria de alguns com a palavra quadros acabará com esse despedimento…

      E ainda pior, quando professores em QE ficarem tb com horário 0, levam o mesmo tratamento.

      Estes concursos são teatros para preparar as eleições e nada mais. Depois, nada de bom virá!

    • grandeepequeno on 22 de Junho de 2015 at 22:44
    • Responder

    Então já fui, como sou dos menos graduado que vinculou na 1º
    prioridade no QZP, de certeza que os da segunda que ficaram em outro QZP com
    imenso tempo de serviço me vão ocupar a
    vaga, ate porque são poucas.

    • grandeepequeno on 22 de Junho de 2015 at 22:45
    • Responder

    sendo assim qual a vantagem de pertencer a um especifico QZP?

    1. Quando as regras eram outras era ótimo. Agora para quem tem baixa graduação, nenhuma.

        • grandeepequeno on 22 de Junho de 2015 at 22:55
        • Responder

        não é vantajoso para ninguém pertencer a um QZP especifico…. mais valiam fazer uma “bolsa de QZP” e concorrerm para onde queriam, e fazer a colocação conforma a graduação.

      • Ultrapassagem on 23 de Junho de 2015 at 1:32
      • Responder

      A vantagem são várias: concorre em 1ª prioridade na Mobilidade Interna (MI), enquanto que QA com muito maior graduação e desterrados concorrem em 2ª prioridade (com zero hipóteses de aproximar de casa), pode ser colocado num horário incompleto na MI (os QAs só em horários completos) e não pode ser colocado noutro qzp. Acredite que está muito melhor que muitas outras pessoas do seu grupo com maior graduação que a sua (seja que grupo for)!

      1. A palavra desterrado já enjoa! Mete-a onde quiseres porque ela para nós vale 0!!!

        Achas que isto é a misericórdia ou um grupo de missionários! Coitadinho que foi para longe, vamos dar-lhe 5 valores na média para compensar… Há cada um…

      2. E não te esqueças que a 1ª prioridade é para os PROFESSORES DOS QUADROS, que não têm horário. Queres não ter horário?!? Muda para QZP… 🙂 Pois, não queres…

          • Ultrapassagem on 23 de Junho de 2015 at 13:51

          Bem tentei mudar pra QZP, tendo concorrido para todos! Só quem for mt parvo é w não percebe a vantagem q existe neste momento em ser qzp comparado em ser QA longe da sua área de residência.

        • Duarte Félix on 23 de Junho de 2015 at 15:57
        • Responder

        Este concurso extraordinário foi para permitir aos QA passarem a QZP, se não o fizeram foi porque não quiseram!!Aliás, esse foi o pressuposto deste concurso.

          • Ultrapassagem on 23 de Junho de 2015 at 16:51

          Este concurso foi pra meter mais contratados como QZP sem permitir aos docentes do quadro concorrerem a essas vagas! As vagas de QZP pra docentes do quadro só abriam se algum QZP ficasse colocado em QA. NO meu grupo só foram recuperadas 7 vagas pra QZP e mesmo tendo concorrido a todos QZPS n consegui mudar de QA pra QZP.

          • hesperide on 23 de Junho de 2015 at 21:34

          Não diga!? Eu tentei sair de QA para QZP e adivinhe???? Fiquei em QA, onde estou há 17 anos longe de casa e para onde fui obrigada a concorrer quando as regras eram outras. Será que já lecionava nessa época, em que eramos obrigados a concorrer a 2 zonas para efetivar?

          • aaa on 24 de Junho de 2015 at 11:33

          A uma zona mais uma escola de outra zona.

          • Duarte Félix on 24 de Junho de 2015 at 17:19

          Eu sim!

    • Manuela Rocha on 22 de Junho de 2015 at 23:27
    • Responder

    Boa noite, sou Q/A e se decidir concorrer a aproximação à residência e, numa hipótese muito remota, conseguir mudar, fico nesse agrupamento até ao próximo concurso geral, ou tenho que regressar ao que estava anteriormente? Obrigada e parabéns pelo excelente blogue.

    • profdoNorte on 23 de Junho de 2015 at 0:15
    • Responder

    “No caso de concorrem em primeira prioridade e não serem colocados antes de 31 de Agosto terão sempre de se apresentarem no dia 1 de Setembro na última escola de colocação.” diz o Arlindo. Então um QE sem componente lectiva, concorrendo em 1º PRIORIDADE, caso não venha a ser colocado até 1SET, não se vai apresentar à sua escola de provimento? É que os docentes QE nesta situação e que já o ano passado foram “zeros”, para escapar à mobilidade, andaram de escola em escola e, nalguns casos estão agora “estacionados” em escolas longe de casa ou da escola de origem, também sem horário, por ter regressado os titulares dos mesmos.

      • Euridice on 23 de Junho de 2015 at 10:52
      • Responder

      Também fui informada que, não obtendo colocação na mobilidade interna até 31 agosto, devo apresentar-me na minha escola de provimento – a minha escola onde estou efetivo… sem horário…

  1. Arlindo, muito obrigado pelos esclarecimentos.

  2. Já agora outra questão…
    No meio de tantas situações diferenciadas, como é feito o posicionamenrto de professores nos grupos disciplinares nas escolas? Qual é o critério? Podem os professores em mobilidade interna (ou outros que nao sao QA/QE de um determinado agrupamento/escola) ficar melhor posicionados no grupo disciplinar do que os que lá pertencem há anos? Obrigada

      • Francisca Pereira on 23 de Junho de 2015 at 11:37
      • Responder

      Claro que sim. Basta estarem mais à frente na carreira. Ser quadro de escola ou estar lá há muitos anos não quer dizer nada. Os professores efetivos são todos iguais em termos legais, depois muda a posição na carreira e apenas isso. Assim como para coordenadores de departamento podem ser elegíveis os que têm formação em administração e um colega com muitos mais anos de serviço na escola, mas sem formação não pode.

      • Duarte Félix on 24 de Junho de 2015 at 17:21
      • Responder

      Isso já começou com o alargamento dos QZP.

    • Cecília on 23 de Junho de 2015 at 9:50
    • Responder

    Continua a injustiça! Tenho 20 anos de serviço e não consegui mudar de quadro de agrupamento no concurso interno, estou a 60 quilômetros de casa. Na mobilidade interna, todos os colegas de QZP concorrem na 1º prioridade e os QA, na 2º. Não acham que já é tempo de parar com esta injustiça e colocar as pessoas de acordo com a graduação profissional? Por que é que os professores do QZP têm prioridade? Só poque não têm escola atribuída, os professores do QA ao ficarem noutra escola libertam vaga naquela a que pertencem. Mais uma vez, vou assistir a que colegas com 6 anos de serviço vão passar à frente de outros com o dobro e até mesmo triplo do tempo de serviço. Os sindicatos continuam sem nada fazer no que diz respeito a este assunto.

      • Alexandra on 23 de Junho de 2015 at 10:56
      • Responder

      Concorreu para passar a QZP?

      • Maria on 23 de Junho de 2015 at 11:05
      • Responder

      QA há 15, 22 anos de serviço, 75 km (150 por dia ). Como eu a compreendo…somos professores de 2 (prioridade). Nem tenho esperanças, todos os QZP do país e ilhas concorrem para o QZP 1…e ultrapassar -me – ao SEMPRE.

        • Ana C on 23 de Junho de 2015 at 20:00
        • Responder

        Também estou na mesma situação e penso que até quem é de QZP compreende que a situação não é justa. Que é feito do movimento Quadro de Escola Desterrados que há uns anos conseguiu, através de uma petição, ser recebido na Assembleia da Republica e alterar a situação? Porque não nos juntamos outra vez?!

      • mary on 23 de Junho de 2015 at 16:05
      • Responder

      o que está em causa é o fato de ter ou não escola. E como os Profs QZP não tem escola acaba por ser prioritário. Esta é a lógica, penso eu…

        • sofiasilva on 23 de Junho de 2015 at 17:10
        • Responder

        Até que enfim que alguém explica isto… por mais que pareça injusto um professor mais graduado ficar atrás de outro menos graduado, para o MEC, a questão é essa… quem é QA e não é horário zero – tem escola, pode não ser a que gostaria, mas efetivou lá. E também é um facto que como nos andam sempre a mudar as regras do jogo, aquilo que era bom há uns anos (ser QA, em vez de QZP) agora já não o é!
        E realmente um QZP é um professor sem escola, tem de ser colocado antes dos que têm escola e horário na mesma.

          • MDC on 23 de Junho de 2015 at 18:19

          Boa tarde,
          exatamente Sofia, os colegas de QE/A se tiverem horário na sua escola ficam em 2º prioridade e considero esta forma de ver as coisas muito correta.
          Um dos critérios da distribuição de serviço é a continuidade pedagógica, logo…..
          E como diz e bem, as regras estão sempre a mudar. Um professor QZP, no ultimo concurso fez um projeto em que organizou a sua vida para 4 anos, passados 2 anos surgiu este concurso que interrompeu esse projeto.
          Um professor de QA/E não está em sobressalto como um professor de QZP.

          • Cecília on 23 de Junho de 2015 at 20:05

          Acha mesmo? Um professor de QZP tem sempre escola, tal como um de QA, a diferença é que não sabe em qual fica colocado ( fica sempre bem). Se verificar nos concursos anteriores da mobilidade interna, todos os QZP ficaram sempre com as melhores colocações, perto do local onde residiam, os QA muitas vezes não conseguiram a mobilidade. Acha justo? Falar do que era bom há uns anos atrás não se aplica à minha situação pois nessa altura era contratada e os sindicatos apenas se preocupavam com os efetivos, fiquei sempre prejudicada pela mudança das regras do jogo. Seria feita justiça se as colocações fossem pela graduação profissional.

          • aaa on 23 de Junho de 2015 at 20:46

          Deve ter sido por isso que alguns em fevereiro já foram para a requalificação e, em fevereiro de 2016 não serão alguns serão centenas, porque após as eleições não haverá nada que nos salve.

          • sofiasilva on 23 de Junho de 2015 at 22:31

          Não saber onde fica colocado é muita coisa, quem é QA pelo menos sabe o que tem certo (a não ser que seja o menos graduado do grupo e vá a horário zero). E não pense que os QZP’s ficam sempre bem, quantos ficam numa ponta do QZP e moram na outra, ou ficam mesmo sem colocação…
          É no fundo a discussão do momento… QZP vs QA… são as regras que agora temos, quem sabe qualquer dia mudam…
          Entretanto ajuda a criar divisão, algo que interessa aos “50 mil” sindicatos de professores que existem e ao MEC…

          • mary on 23 de Junho de 2015 at 23:33

          Tem toda a razão…. eu sou um desses casos.

          • hesperide on 23 de Junho de 2015 at 21:40

          Um QA liberta vaga. Logo abre vaga para quem está atrás na lista de graduação. Ou estarei errada?

          • sofiasilva on 23 de Junho de 2015 at 22:28

          A vaga pode ir para alguém que até estava à sua frente, desde que “esse alguém” queira ir para essa escola. Só liberta vaga que a escola não estiver com vaga negativa. No entanto, parece-me pelo que tenho lido, que essa parte de libertar vagas não correu bem a 100%… enfim, lá va o MEC culpar o programa informático…

      • Samir on 23 de Junho de 2015 at 22:51
      • Responder

      Eu tenho 19 anos de serviço… vinculei à dias a uma média de 150km de casa depois de andar a saltar de ano para ano…a deixar um filho para trás a levar outro atrás… a mudarem de escola de ano para ano…a encontrar-mo-nos em família ao fim de semana… e enfim fiquei feliz por pelo menos não ter de ir para o centro de emprego no dia 1 de setembro… e ter de fazer procura ativa de emprego… sabe o que isso é?…pois provavelmente não… olhe mas faça como eu vá vivendo um dia de cada vez.. haja saúde e paz… e vá vendo sempre o melhor da vida… e vai ver que a vida já lhe deu muitas coisas boas…e vai ficando alegre com as pequenas vitórias da vida… é assim que eu me sinto e acredito estou muito feliz!

      1. Cuidado com erros….
        Docentes deveriam preocupar-se mais com a escrita. Este blog é visitado por muita gente.

          • Samir on 24 de Junho de 2015 at 23:35

          peço desculpa… muita emoção… muita vontade de falar… e muito sono…

    • Nuno Carvalho on 23 de Junho de 2015 at 10:21
    • Responder

    Bom dia Arlindo. Tenho uma questão. Sou QZP e fiquei excluído do concurso interno por ter preenchido mal um campo considerado não alterável. Esta exclusão não vem afetar a minha candidatura ao concurso de mobilidade interna, correto?
    Desde já muito obrigado pela sua resposta e gostaria também de lhe dar os parabéns por esta sua iniciativa que há muito tempo tem sido uma mais valia para todos nós professores.
    Obrigado

    1. É QZP do CEE de 2014? Se sim, perdeu o lugar do quadro. Caso contrário, pode concorrer à MI sem qualquer problema. Boa sorte.

        • Nuno Carvalho on 23 de Junho de 2015 at 23:04
        • Responder

        Não sou QZP do CEE de 2014. Já sou QZP desde 2007. Sendo assim posso concorrer à MI. Muito obrigado pela resposta.

    • Célia on 23 de Junho de 2015 at 12:10
    • Responder

    Encontro-me no grupo de docentes que estão em Quadro de Agrupamento com componente lectiva, mas muito longe da residencia. Pergunto eu, se me propuser como voluntária para ausência da componente lectiva, sabendo os riscos que corro, o destacamento será apenas para este concurso e mantenho na mesma esse lugar de quadro de agrupamento?? outra questão, e caso não consiga colocação deixo de puder regressar á escola de origem!!?

    • Rainha santa on 23 de Junho de 2015 at 13:47
    • Responder

    olha alguém coeça a dar esmolinhas aos profesors do quadro, que seja por bem…

    • Anónimo on 23 de Junho de 2015 at 14:03
    • Responder

    Boa tarde.
    Pertenço ao QZP 7. Se concorrer na mobilidade interna, a escolas do QZP 1 e ficar colocado numa dessas escolas, fico a pertencer ao QZP 1?

      • fdoc on 23 de Junho de 2015 at 14:07
      • Responder

      Não

        • anónimo on 23 de Junho de 2015 at 15:14
        • Responder

        obrigado.

      • Magui on 23 de Junho de 2015 at 14:22
      • Responder

      Claro que não!
      Existem certos tipos de perguntas/questões que ficam muito mal vistas a um docente!
      Deviam ler legislação no âmbito do ECD…ou também não sabem o que isso é?
      O Arlindo tem de ter muita paciência com muitos dos que por aqui passam…

      Às vezes são autênticas anedotas.

        • sofiasilva on 23 de Junho de 2015 at 17:17
        • Responder

        Concordo! É essencial sabermos o que está na legislação, não podemos alegar não a conhecer e muita gente faz opções erradas nos concursos porque vai no “diz-que-disse” e não consulta o que está escrito. Assim, depois ficam em situações complicadas, sem necessidade nenhuma. Eu só me decidi a concorrer ao país todo há uns anos quando tive a certeza de como funcionava a mobilidade e que havia muitas possibilidades de mesmo que ficasse num QZP longe, podia continuar a lecionar perto de casa. Por isso cuidado com as opções que fazem sem estarem bem fundamentados e cientes das consequências que podem daí advir.

    1. Não queria mais nada?

    • mary on 23 de Junho de 2015 at 15:54
    • Responder

    Estou com uma dúvida…. no ano passado havia diferenciação entre QZP’s, certo? Mas este ano não? certo!?

      • sofiasilva on 23 de Junho de 2015 at 17:13
      • Responder

      O que quer dizer com diferenciação?
      O que acontece é que na legislação, que é algo que todos nós devíamos ler com atenção, por mais chata que seja, não diz que temos que concorrer 1º ao nosso QZP. Há diferenciação de QZP’s, mas na Mobilidade podemos concorrer a qualquer escola ou concelho pela ordem que quisermos.

        • mary on 23 de Junho de 2015 at 23:26
        • Responder

        acho que não fui clara nas minhas palavras.
        Depois de ler o a informação do Arlindo, conclui que todos os QZP’s concorrem na primeira prioridade, independentemente de ter entrado em QZP este ano ou em anos anteriores.
        Mas no ano passado não foi assim, pois quem havia entrado para QZP concorreu numa prioridade diferente dos que já tinham entrado em anos anteriores.
        Foi a pensar nisso que referi que havia uma diferenciação.

          • sofiasilva on 24 de Junho de 2015 at 12:11

          No aviso de abertura deste ano não referem que haja diferentes prioridades para os QZP de 2014 ou para os que entraram agora, parece que vão todos na 1ª prioridade na MI. O próprio Arlindo escreve isso no Post, afirma que mesmo os que vincularam agora no CE vão para a 1ª prioridade.

          • mary on 25 de Junho de 2015 at 12:14

          Obrigada. Foi isso também que entendi. Logo é diferente do ano passado.
          Obrigada mais uma vez.

    • Maria on 23 de Junho de 2015 at 15:55
    • Responder

    Sou QA do 240 com habilitações para o 110 e há vários anos que não tenho componente letiva. Este ano, muito provavelmente, no meu agrupamento não terei serviço no 240 mas, uma vez que no ano anterior entraram 3 docentes da mobilidade no 110, deverão existir alguns horários para o 110. Caso não haja serviço no 240 e haja no 110, é opção ou obrigatoriedade da escola atribuir-me serviço no grupo 110?

    • Maria Ana on 23 de Junho de 2015 at 22:53
    • Responder

    “Na Mobilidade Interna todos podem concorrem para além do grupo de recrutamento que estão vinculados à mudança de grupo na mesma prioridade, embora sejam obrigados a manifestar em primeiro lugar preferências pelo seu grupo de vinculação.” Como assim? Um QE pode concorrer a um grupo diferente do seu na mobilidade interna?

    • João Miguel Silva on 24 de Junho de 2015 at 19:36
    • Responder

    Boa noite.
    Quem passou de QZP para QA neste último concurso pode concorrer à mobilidade na 2ª prioridade ou simplesmente não pode concorrer?

    • joão on 24 de Junho de 2015 at 19:39
    • Responder

    Boa noite.

    Quem passou de QZP para QA neste último concurso pode concorrer à mobilidade na 2ª prioridade ou simplesmente não pode concorrer?

      • sofiasilva on 25 de Junho de 2015 at 22:03
      • Responder

      Sim, pode concorrer na 2ª prioridade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: