Será por Voluntariado?

Ou pela expectativa de uma renovação, uma avaliação mais meritória ou por imposição dos “Conselhos Pedagógicos” das escolas?
Porque isto de sermos “oferecidos” em nada abona a nosso favor, compare-se com os médicos e a forma como são tratados em relação aos professores.

 

oferecem aulas

Diário de Notícias (02-06-2015)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/06/sera-por-voluntariado/

17 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana Costa on 2 de Junho de 2015 at 10:19
    • Responder

    Quando a componente letiva termina, se sobrar tempo ao professor depois das reuniões realizadas e não lhe for distribuido outro serviço, não sei porque não dar aulas de apoio para os exames. Se estiver dentro do horário permitido, nem é de voluntariado que estamos a falar. É mesmo de serviço me parece fazer todo o sentido.

      • Paula on 2 de Junho de 2015 at 17:10
      • Responder

      Se as aulas acabaram… isso não pode ser serviço letivo atribuído. É assim que desvalorizamos a nossa profissão. O professor pode vigiar exames ou outros serviços mas não dar mais aulas… devia era ser proibido… qualquer dia voluntariam-se para dar aulas durante o ano todo e o mec não precisa de pagar mais salários.

    • Rui Cardoso on 2 de Junho de 2015 at 10:29
    • Responder

    Se eu quisesse ser voluntário… ia para Bombeiro!!!

      • Limão on 2 de Junho de 2015 at 11:18
      • Responder

      Plenamente de acordo!

      • Marmelo on 2 de Junho de 2015 at 12:48
      • Responder

      Apoiado

  1. Há uma grande pressão sobre as disciplinas que levam alunos a exame e, como sabemos, as notas da avaliação externa têm implicações no crédito horário das escolas. É uma prática comum já em muitas escolas dar aulas de apoio para preparação dos exames, depois de as aulas terminarem. Por norma, não nos é atribuído outro serviço. É como dar um treino adicional antes do jogo.

      • João on 2 de Junho de 2015 at 17:13
      • Responder

      Mas devia ser atribuído outro serviço… depois ficam os restantes docentes sobrecarregados com vigilâncias. As aulas acabaram e ponto. Uma coisa será esclarecer alguma duvida, outra é uma aula. Vergonha… desvalorização do nosso trabalho.

    • Frankie on 2 de Junho de 2015 at 13:21
    • Responder

    Voluntariado? Que tanga é essa mandada para os jornais?

    Os exames vão até 21.07, as aulas acabam em 05.06 e 12.06. a maioria dos docentes vai para casa por 3 meses. Os outros dão uma ou duas aulas por semana quando deviam dar 22, como manda o ECD. E agora ficam todos indignados porque os chamam voluntários?

    Tenham paciência…

    • Carmo Roby Amorim on 2 de Junho de 2015 at 14:00
    • Responder

    Os professores NÃO devem fazer serviço de voluntariado na escola! Cada macaco no seu galho! Carmo Roby Amorim

    • Teté on 2 de Junho de 2015 at 15:27
    • Responder

    Essa dos médicos não percebi. A minha filha é médica e todos os dias dá 2 e 3 horas a mais que vão para uma bolsa de horas que nunca chega a gozar. Se tem doentes para consultar no hospital, não os pode mandar embora, mesmo que o seu horário de trabalho já tenha acabado e não ganha mais nada por isso. Infelizmente a falta de respeito que existe na nossa profissão também já se verifica em outras profissões.

    • Cláudia Cunha on 2 de Junho de 2015 at 17:11
    • Responder

    Se calhar até é profissionalismo, gostar dos alunos e de que tenham bons resultados, e fazer aquilo para que está a ser pago de forma eficaz e não sujeita a um horário estipulado

      • ana marta on 2 de Junho de 2015 at 17:19
      • Responder

      Na escola não. Dê na sua casa. E muito menos usar isso para evitar outros serviços como as vigilâncias como alguns fazem. Desculpa a teté mas nunca vi nenhum médico oferecer-se para ficar no centro de saúde mais horas sem receber para receber os pobres doentes… e esses bem mais necessitados que os alunos. Podem dar mais horas alguns e tardar a receber mas recebem e bem. Nem os bombeiros são realmente voluntários. Mas continuem a desvalorizar a profissão…

        • Cláudia Cunha on 2 de Junho de 2015 at 17:28
        • Responder

        desvalorizar a profissão?!!?!?! Se os professores fossem profissionais cumpridores das suas obrigações a profissão estava valorizada e não seriam umas AULAS extra, já pagas pelo ordenado de PROFESSOR, que poriam em causa a profissão!

          • mariana on 2 de Junho de 2015 at 17:54

          Aulas extras já pagas… qualquer dia dizem que ir a casa do aluno ajudá-lo no tpc já estava supostamente incluído no ordenado… loucuras.

    • Virgílio Lampião Cangaceiro on 2 de Junho de 2015 at 21:07
    • Responder

    Só precisa de aulas extra quem não trabalha durante o ano… Os/as profs quis ham nisso fazem-no por cagaço ou por serem lambe-botas ou para se arvorarem em santos… ou…

  2. a questão é a falta de desautorização aos professores. Discordo com essas aulas extra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading