Pedido da Mobilidade por Doença até ao dia 5 de Junho

O que vem dar alguma folga a quem pensava terminar amanhã esse pedido.

image

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/06/pedido-da-mobilidade-por-doenca-ate-ao-dia-5-de-junho/

50 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Arlindo, e os resultados do concurso interno não devem sair antes de dia 5! correto? Se ficar colocada numa escola próxima posso desistir do Destacamento por doença?
    Sabe dizer-me alguma coisa sobre este assunto?

    • Cesar on 1 de Junho de 2015 at 14:29
    • Responder

    Enquanto este prazo não acabar os resultados do concurso interno podem sair ou têm de esperar?

      • José on 1 de Junho de 2015 at 15:58
      • Responder

      Cesar,
      Um não está dependente do outro. São situações distintas.

    • Ascendente on 1 de Junho de 2015 at 14:41
    • Responder

    No caso de um ascendente do qual sou tutor legal, também é necessária a declaração comprovativa da relação familiar?

      • José on 1 de Junho de 2015 at 15:57
      • Responder

      Deve apresentar declaração da junta, das finanças e cópia dos BI/CC do ascendente e seu.

    • José Corceiro on 1 de Junho de 2015 at 16:17
    • Responder

    Nunca tinha estado doente na vida mas desta vez chegou a minha vez e com toda a força. Faz-se upload de um pdf? Pode-se escolher uma escola dentro de um agrupamento? Grato a quem tenha a paciência de me esclarecer.

    1. José Corceiro em pdf é a melhor forma, pelo que me explicaram. Relativamente, a escola não pode escolher. Escolhe o Agrupamento. Não lhe é atribuído turma ou turmas, consoante o seu grupo. São-lhe atribuídas outras funções na componente letiva, que para todos os efeitos legais contam como componente letiva. As suas melhoras.

        • nuvem on 1 de Junho de 2015 at 19:06
        • Responder

        Acerca da atribuição da componente letiva, é referido na Nota Informativa de 12 de maio, sobre este destacamento, que «Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, podem os docentes em mobilidade por doença ou os familiares que motivaram o seu pedido de destacamento por doença ser submetidos a junta médica para comprovação das declarações prestadas ou feita verificação local pelas autoridades competentes para comprovação da situação de doença declarada.» Isto é, se sobrar componente letiva, depois de distribuída pelos docentes do agrupamento para onde se concorre, o professor destacado assegura turmas.

    • margarida on 1 de Junho de 2015 at 17:14
    • Responder

    Arlindo e restantes colegas.
    Sou QZP e este ano estou em MD. A escola de colocação é a escola de MD onde estou ou estarei a perceber mal?
    Agradeço desde já a vossa ajuda.

      • José on 1 de Junho de 2015 at 17:34
      • Responder

      Tem de responder sim no ponto 3.5.1

        • JC Narciso on 1 de Junho de 2015 at 21:13
        • Responder

        José, se souber responder, agradeço. Por exemplo: um candidato/a QZP que está colocado/a em Faro; esteve destacado/a em MPD a primeira vez no ano passado numa escola em Braga; pretende continuar destacado/a nessa escola em Braga por MPD em 2015-2016. Qual é a unidade orgânica de colocação que coloca no pedido ?; qual é a escola de validação que coloca ?; responde sim ou não no ponto 3.5.1 ?
        Obrigado.

          • Rosa on 1 de Junho de 2015 at 21:35

          Eu estou na mesma situação, coloquei como unidade orgânica de colocação a última escola onde fiquei colocada por concurso interno porque é a escola que ainda tem o meu processo. Respondi NÃO no ponto 3.5.1. Automaticamente a aplicação assume essa escola como escola de validação. As secretarias das 2 escolas (a do processo e a que estou este ano em mobilidade por doença) pensam da mesma forma que eu.
          É apenas uma opinião, aconselho-o a ler o comentário de Rui Barroso em baixo.

          • José on 1 de Junho de 2015 at 21:36

          No 3.5.1 coloca sim, rendo em conta que quer continuar na mesma escola. Quem válida é a escola que tem i seu processo. A mesma que validou o concurso interno. Como é qzp deve ser a de Braga. Mas se está provido na de Faro e o processo estiver lá, é essa que valida. Veja quem calusou o CI. Importante colocar sim no 3.5.1. Boa sorte.

          • José on 1 de Junho de 2015 at 21:45

          JC,
          Estive a ler melhor a sua mensagem e se realmente está colocado em Faro, é a escola de Faro que valida. E no 3.5.1 responde sim, a dizer que a escola de Braga é a mesma onde esteve este ano letivo em MpD. Assim não tem problemas com o mudança de concelho. Boa sorte.

          • Rosa on 1 de Junho de 2015 at 21:57

          Se colocar Faro no 3.5, não tem que colocar NÃO no 3.5.1???

          3.5 Código do Agrupamento de Escolas /
          Escola não Agrupada de Colocação

          :

          Nome do Agrupamento de Escolas /
          Escola não Agrupada de Colocação

          :

          3.5.1 Foi colocado na escola indicada em 3.5
          em regime de mobilidade por motivo de doença
          ao abrigo da alínea a) do artigo 68.º do ECD?

          • José on 1 de Junho de 2015 at 23:06

          Não Rosa, pois está em MDP este ano letivo em Braga. Daí por sim .

          • Rosa on 1 de Junho de 2015 at 23:16

          Desculpe José, a 3.5.1 refere-se à 3.5, se coloca Faro na 3.5 e foi colocado por concurso, como pode dizer sim à pergunta se foi colocado nessa escola por MPD?

          • José on 2 de Junho de 2015 at 0:31

          Rosa, não estou a ver qual a pergunta em 3.5.
          O que sei é que a 3.5.1, para quem é QZP refere-se a se está em MdP numa escola e pretende a mesma em MdP.
          Qual é mesmo a pergunta em 3.5?

          • Rosa on 2 de Junho de 2015 at 11:17

          3.5 – Escola de colocação (unidade orgânica de colocação), escola onde está o meu processo e escola que vai validar!

          3.5.1 Foi colocado na escola indicada em 3.5
          em regime de mobilidade por motivo de doença
          ao abrigo da alínea a) do artigo 68.º do ECD?

          Resposta: Claro que não, fui colocada lá por concurso interno!

          A 3.5.1 refere-se com toda a certeza à escola da 3.5!

          Eu falei hoje na minha escola e todos estão de acordo comigo, é uma questão de interpretar o Português.

          Mas como já disse ontem, cada um é responsável pelas decisões que toma. Eu coloco NÃO porque não estive na escola referida na 3.5 em MpD. Assumirei as consequências da minha opção.

          • MC on 2 de Junho de 2015 at 11:49

          Bom dia Rosa,

          Segundo a DGAE e tal como consta da nota informativa, para professores do QZP que estão em MPD, a escola a indicar em 3.5 é a escola de MPD e em 3.5.1 coloca-se SIM. E não precisa de ter lá o processo? Parece que não, porque apenas serão validados dados pessoais. Tudo isto é realmente muito confuso! Para o CI e escola de validação era uma e agora para a MPD passa a ser outra!
          Boa sorte a todos.

          • José on 2 de Junho de 2015 at 1:07

          Rosa,
          Pode dizer me exatamente qual a pergunta do ponto 3.5?
          Eu sou QE e não me aparece essa pergunta
          Mas se a mesma estiver relacionada com escola de colocação, eu continuo a dizer que é Faro e em 3.5.1 é sim a resposta.
          Ao dispor
          José

          • JC Narciso on 1 de Junho de 2015 at 22:21

          Só lhe digo que estamos perante uma confusão, criada pelos artistas do costume. Se na 3.5 se colocar a escola de colocação em Faro (colocação por CI/MI em 2013), automaticamente penso que será esta que terá de validar e depois terá de se colocar NÃO na 3.5.1., pois é uma escola diferente, onde o/a candidato/a não foi colocado/a por CI/MI mas sim por MPD.
          Ou será que se terá de colocar na 3.5. a escola do destacamento por MPD ? Assim já seria SIM na outra…

          • Rosa on 1 de Junho de 2015 at 22:26

          Assume automaticamente como escola de validação a escola de destacamento…mas esta não tem o seu processo…

          • José on 1 de Junho de 2015 at 23:07

          Não assume nada se colocar Faro como escola de colocação. E deve ser esta pois foi lá que ficou na mobilidade interna.

          • José on 1 de Junho de 2015 at 23:04

          JC
          Vamos por partes:
          A pergunta que está em 3.5.1 está relacionada com a MpD. Pergunta se no ultimo ano esteve bessa escola em MpD (é verdade que está em Braga por MpD). Daí colocar sim.
          Faro valida o pedido e a Dgae o relatório médico.
          Espero que tenha percebido.
          Ao dispor
          José

          • MC on 2 de Junho de 2015 at 11:11

          JC Narciso
          Tem razão, os campos 3.5 e 3.5.1 estão relacionados. Em 3.5 deve colocar a escola onde está em MPD e em 3.5.1 deve colocar o SIM.

          • JC Narciso on 2 de Junho de 2015 at 11:45

          Sim. Os sindicatos estão a mandar fazer assim. Irei fazer isso.

          • Rosa on 2 de Junho de 2015 at 11:49

          Então é a escola do destacamento que valida sem ter o nosso processo????

          • JC Narciso on 2 de Junho de 2015 at 11:52

          Tem os dados necessários para validar. É assim, embora haja uma confusão inicial. O que tem de fazer é exatamente o que diz MC, em baixo.

  2. ARLINDO, A MINHA ESCOLA DE COLOCAÇÃO É DIFERENTE DA MPD. LOGO, A ESCOLA DE VALIDAÇÃO É A ESCOLA ONDE FUI COLOCADA NO ÚLTIMO CONCURSO POR MI (CAMPO 3.5)? E, NO CAMPO, 3.5.1, É NÃO; CERTO?

    • Rui Barroso on 1 de Junho de 2015 at 18:32
    • Responder

    A nota informativa II tem uma gafe. Não dá para colocar no campo 3.5.1 o código do Agrupamento de destacamento. Só podemos colocar, nesse ponto, Sim ou Não. No campo 3.5 é que pergunta a escola de colocação. Por colocação entendo “colocado por concurso definido pelo decreto-lei 132/2012 com a redação dada pelo 83-A/2014”. Só desta forma há uma colocação em Agrupamento e será aí que deverá estar o processo do(a) docente para validação (escola de validação). A Mobilidade por Doença é uma autorização especial do SEAE para um determinado Agrupamento, logo, juridicamente, penso eu, não é uma colocação. Aliás, antigamente chamava-se Destacamento e agora é Mobilidade. Como podem dizer que a escola de colocação por destacamento quando não é um destacamento? Vai dar barraca, novamente, esta pergunta.

    1. Estou plenamente de acordo, o problema este ano é que algumas escolas pediram os processos dos docentes em mobilidade por doença e não o deviam ter feito. A minha escola não pediu, por isso vou assumir como escola de colocação a que tem o meu processo. Já preenchi essa parte e experimentei com as duas versões, e, como é óbvio, a aplicação assume a escola de colocação como escola de validação. A minha única opção é colocar neste campo o NÃO porque o meu processo continua na escola anterior.
      As secretarias das 2 escolas estão de acordo comigo…

      Mas que era uma pergunta desnecessária…isso era…

        • José on 1 de Junho de 2015 at 23:11
        • Responder

        Rosa,
        Se está em MpD na mesma escola onde quer ficar em MpD no próximo ano letivo, tem que obrigatoriamente colocar sim em 3.5.1

          • Rosa on 1 de Junho de 2015 at 23:35

          José, agradeço-lhe todas as suas respostas, mas terei que ter mais certezas, porque quando me perguntam se eu fui colocada em MPD numa escola em que eu fui colocada por concurso, porque as alíneas estão ligadas e a 3.5.1 se refere nitidamente à 3.5, a uma escola que eu definitivamente NÃO fui colocada por MPD, eu não posso mentir e se disser que sim, estou a fazê-lo. Se me anularem o pedido por causa do Não, ganho na reclamação porque, como professora de Português acho que estou a interpretar bem. Se colocar o SIM, estou a dar uma resposta falsa.
          Cada pessoa é livre de interpretar como bem entender e eu respeito a sua opinião, apesar de ser diferente da minha.

          • José on 2 de Junho de 2015 at 0:38

          Rosa,
          Vamos ver se nos entendemos.
          Se a Rosa não foi colocada por MpD este ano letivo que agora termina, a sua resposta só pode ser não.
          Eu disse para colocar SIM, aqueles que estão este ano em MdP e sendo QZP pretendem a mesma escola em MdP.
          Se me explicar melhor toda a sua situação, talvez possa ser mais claro na ajuda.
          Espero que agora me tenha percebido.
          Ao dispor,
          José

      • JC Narciso on 1 de Junho de 2015 at 22:08
      • Responder

      Vai dar mesmo barraca, Precisamos de um esclarecimento oficial sobre isto. Além da gafe que refere, sei de colegas, em situações idênticas, que colocaram (por orientação do sindicato) a escola de colocação igual à escola de destacamento e sim na 3.5.1.

      • José on 1 de Junho de 2015 at 23:09
      • Responder

      Rui
      Em 3.5.1 deve colocar sim, se a escola para onde quer ir em MpD é a mesma onde neste momento também está em MpD.

    • margarida monteiro on 1 de Junho de 2015 at 19:08
    • Responder

    Arlindo, tenho tudo para concorrer à MPD mas, estou dependente do concurso interno e/ou de saber se a minha escola tem horas para mim (uma vez que estou colocada por mobilidade interna). será que depois posso desistir? concorro à MPD e depois logo se vê? Por favor dê-me uma opinião!

      • José on 2 de Junho de 2015 at 10:56
      • Responder

      Margarida,
      Desculpe estar a meter-me onde não sou chamado.
      Penso que não pode pedir MpD para uma escola do mesmo concelho onde atualmente está em MI. Quanto mais poderia optar por um concelho vizinho.
      Por outro lado vejo que aguarda se a escola a irá mandar a DACL ou não. Mas este ano nada nos diz que em setembro irá haver novo período de MpD para quem irá à MI em primeira prioridade.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte.

    • susana on 2 de Junho de 2015 at 10:25
    • Responder

    bom dia
    depois de ler os vários comentários… continuo na dúvida sobre a escola que valida..
    sou qzp estou este ano letivo por MD e não sei o código que colocar em 3.5 se a escola onde está o processo se a escola onde estou destacada?

    1. Bom dia Susana
      Também sou QZP e acabei agora de contactar a DGAE por causa desta questão. Foi-me dito que, para quem já está em MPD, a escola de colocação/validação a indicar em 3.5 é a escola onde se encontra em MPD. Na nota informativa, onde consta “…deve indicar no campo 3.5.1 o código da escola de destacamento”, deveria constar “… deve indicar no campo 3.5 o código da escola de destacamento”. No campo 3.5.1, deveremos indicar SIM.
      Boa sorte!

      1. Mas a escola que valida só pode ser a que tem o nosso processo e esse deve estar na última escola em que fomos colocados por concurso e não na escola em que estamos destacados…perguntou-lhes isso?

        Se o processo estivesse na escola onde estamos destacados, não andavamos todos a perguntar o que fazer….

        Já agora, peça por escrito o que lhe disseram, porque o ano passado enviaram-me um email a dizer que eu só poderia concorrer em setembro…depois de eu ter submetido tudo e não tive qualquer problema com isso…

      • José on 2 de Junho de 2015 at 10:52
      • Responder

      Susana,
      Quem lhe validou o concurso interno?
      Antes de estar em MpD estava em Mi, certo?
      Em principio é a escola onde estava em Mi a validar.

        • Luís Filipe Fonseca on 2 de Junho de 2015 at 11:23
        • Responder

        Bom dia José.

        A grande questão, pelo menos relacionada com a minha situação, é que ninguém, nem mesmo o ministério, me sabe dizer qual a minha escola de colocação em CI/MI. Mesmo de pois de vários contactos/mails etc…
        O meu processo encontra-se na escola onde pretendo efetuar o pedido de MpD.
        Mas a minha dúvida encontra-se no relatório médico, na segunda questão, onde pergunta:

        “Existe necessidade de deslocação para outro concelho…?”

        aqui não sei onde efetivamente assinalar e aqui reside a minha dúvida. Pois pode ser interpretado de duas formas:

        1 – se colocar sim, pretendo mudar de concelho da colocação deste ano letivo

        2- se colocar não, é porque pretendo ficar no mesmo concelho

        ou estarei a interpretar mal?

          • Rosa on 2 de Junho de 2015 at 11:47

          Se é QZP, a sua escola é a última que ficou colocado por concurso. Se é o primeiro ano que concorre a MPD, terá mesmo que colocar SIM na mudança de concelho porque não pode ficar na mesma escola (uma parvoíce que já tem 2 anos, mas que eles ainda não conseguiram alterar!) Escolha um concelho vizinho…
          Se já está em MPD e é para continuar, coloca SIM também porque continuam a ter como referência a última escola em que ficou colocado por concurso, mas fica na mesma escola se assim o desejar.

          • Luís Filipe Fonseca on 2 de Junho de 2015 at 12:28

          Penso que já esclareci tudo.
          Ou seja, no ponto 3.5 é a escola de MpD, segundo informação do DGAE (acabei de falar com eles) e depois em 3.5.1 a resposta, obviamente é sim.
          Relativamente ao relatório, na 2ª questão “Existe a necessidade de mudar…?” a resposta terá de ser sempre que sim.
          Eu estou em condições especificas desde 2003, em 2011/12 estive colocado em DACL, só em 2008/09 é que obtive colocação. Nem no DGAE me sabem dizer onde é a minha escola, com 100% de certeza. Ficaram com o meu contacto e vão-me ligar até 6ª e resolver isto de uma vez por todas.
          Só não entendo por que razão fazemos concursos informáticos se depois não existe uma base de dados onde se possa obter este tipo de informações. Sou leigo nisto de bases de dados, mas será que não será possível criar uma onde fiquem todos os nossos concursos, colocações, faltas, tempo de serviço, etc etc? Admito que seja muita informação, mas….
          Rosa, obrigado por tudo.
          Aos restantes, espero ter ajudado de alguma forma
          Boa sorte a todos

          • Rosa on 2 de Junho de 2015 at 12:34

          Deve ser a escola de 2008/2009…mas não se preocupe 🙂
          Enviei agora um email para a DGAE para ver se fico com essa resposta por escrito…Não confio neles…a minha escola anda às aranhas…
          Pelo sim pelo não…ainda não vou submeter nada…

          • Luís Filipe Fonseca on 2 de Junho de 2015 at 12:36

          O que lhes disse foi que se não obtiver resposta, mas acredito que sim, submeto, até porque o que me dito, como já escrevi, em 3.5 é o código da escola de colocação por MpD. Mas também concordo com a Rosa. Existe sempre essa interpretação e aceito-a perfeitamente. Tal como aceito a opinião deles. Se me ligarem, vou voltar a questionar esse ponto.
          Mais uma vez obrigado Rosa

    • José on 2 de Junho de 2015 at 14:00
    • Responder

    Vão haver muitos recursos hierárquicos se não houver sensibilidade de quem estiver a analisar a MpD na Dgae. Espero estar enganado.
    Boa sorte a todos.

    • José Ferreira on 2 de Junho de 2015 at 14:20
    • Responder

    Bom dia! É a primeira vez que vou concorrer a MPD. Sou QZP e quero voltar a concorrer para as escola do concelho onde estou colocado, Nesta situação no relatório, na 2ª questão, o que se coloca? (SIM? NÃO?)…e no ponto 3.5.1? Obrigado

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading