Estará o grupo 120 a causar problemas com a publicação das listas de colocações?
Chegaram-me pelo menos dois casos que passo a expor.
Caso 1
Boa noite,
Venho por este meio denunciar o total caos que rodeia o processo da certificação para o novo grupo de recrutamento – 120.
Sou professora profissionalizada há quinze anos e estou habilitada para os grupos 300 e 330. Tendo experiência no primeiro ciclo, nomeadamente em ensino do Inglês precoce, e este ano, em Oferta Complementar, fiz o complemento de formação em detrimento de muitos euros e tempo, pois tenho 250 alunos distribuídos por 12 turmas. Acabei o bendito complemento e fiz o upload dos documentos na plataforma da dgae. De referir que tinha havido já um processo de validação por parte das escolas aquando do concurso, estando a minha candidatura válida por possuir todos os requisitos.
Submeti o pedido no dia 27 de maio, pelas onze horas. Pelas redes sociais, fui sabendo que muitas colegas tiveram o seu pedido não conforme, ora porque a declaração da escola não continha as palavras “vínculo contratual”, ou não possuíam o tempo de serviço; outras pela não anexação da declaração do estágio. Quando comecei a ler fiquei preocupada, mas já não podia fazer nada pois já tinha submetido o pedido. Tinha anexado o meu certificado de habilitações que tem a referência “ramo de formação educacional”, sendo que tenho aquele certificado porque fiz o estágio. No entanto, a essas colegas foi – lhes permitido corrigir o erro e submeterem novo pedido.
Outras colegas, como eu, ficamos a aguardar, com ansiedade a resposta…
Passou o 29 de maio, findo o prazo do upload, e nada de feedback ao pedido. Ontem, dia 4 de Junho tive finalmente a resposta é quando a vi entrei em desespero. O meu pedido estava não conforme. A razão? faltava a declaração do estágio! Foi o desespero total. Tratei de mandar mail para a Dgae, para todos os que eu tinha, a perguntar porque foi dada a oportunidade a uns para resubmeter e a outros teríamos de (des)esperar…
Telefonei para um sindicato, telefonei para a Dgae e a resposta, bastante rude, de quem me atendeu foi a seguinte: os que tiveram o pedido indeferido teriam de aguardar carta da dgae e teriam 5 dias para reclamar por escrito. O pedido poderia ser atendido ou não. Acrescentou que os professores andavam todos “ansiolíticos” quanto a sua situação. E não é para estar? Pois a uns foi dada uma oportunidade antes do dia 29 e a outros não? ! Sei também de casos que não anexaram a declaração de estágio e viram o seu pedido conforme. Portanto, há dois pesos e duas medidas quanto a esta certificação. Não é só a norma – travão que causa tremendas injustiças, tudo quanto está ligado ao ministério de educação está caótico, gerador de tremendas injustiças e desigualdades.
Só tem uma definição que é o total desrespeito pelo ser humano e tratando – o como um mero número e reduzindo – o ao que é mais imbecil.
Não sei como vai ficar a minha situação, mas só me sinto desesperada, sem esperanças e tremendamente injustiçada.Com os melhores cumprimentos,
Caso 2
Gostaria de o informar de algo que anda a dar cabo da cabeça a muitos “técnicos” das AEC e não só!!!
Temos mais uma trapalhada do MEC, relacionada com as certificações do novo grupo de recrutamento (120)!!
O prazo da certificação do novo grupo termina hoje, no entanto já há muita gente com as informações de que está tudo conforme o pedido e outros não!
Os que viram o pedido recusado vão alterando o que é necessário, pois hoje isso ainda é permitido! Há ainda outros que com o pedido submetido há vários dias continuam apenas a ver a informação “submetido”! Voltando aos que veem os pedidos recusados, devo dizer que o nosso querido MEC / DGAE anda a implicar com as declarações que comprovam a experiência em AEC (pelo menos 180 dias de vínculo contratual)! Mas temos dois pesos e duas medidas, tal como aconteceu na validação das candidaturas pelas escolas nas candidaturas a este novo grupo! Passo a explicar, pessoas com modelos de declarações semelhantes não obtêm o mesmo resultado, pois a uns aparece “conforme – a deferir” e a outros não é considerado em conformidade com o que é necessário e o problema é sempre a declaração!! Saem novidades a todas as horas, agrupamentos à nora! Uns sabem o que fazer outros não! Uns acham que estão a passar o que é necessário, mas afinal não….. Enfim!!!
Os candidatos que ainda não têm resultados, não sabem quando e se poderão mudar alguma coisa depois, pois na DGAE uns dizem que depois têm que reclamar por escrito no prazo de 5 dias e outros dizem que nada feito o prazo termina hoje!! Mas andam a brincar com a vida das pessoas???
Qual a legalidade de tudo isto? Podiam ter criado uma minuta da declaração necessária e todos saberiam o que fazer! Podiam ter esclarecido tudo de uma vez e não andarem a mudar regras a meio do jogo!!! Enfim….
Com os melhores cumprimentos,
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Arlindo, até que ponto achas que isto pode influenciar a saída das listas? Tens alguma previsão? Estava mesmo que com fé que seria hoje. Enganei-me. Abraços
Há situações ainda mais absurdas como a minha: soube ontem que o meu pedido estava não conforme porque na declaração de tempo de serviço não constaria o início e termo do vínculo contratual quando as referidas datas aparecem bem explícitas e a negrito!! É assustador verificar que estamos à mercê de gente absolutamente incompetente e que não se responsabiliza por erros sistemáticos… Será que não há nada que este MEC faça que não “meta água”…
Quando num país o Pilar mais importante que é o Pilar da Educação/Instrução é tratado desta forma; bem! está tudo dito!! A palavra que ocorre é ….. repugnante!!
Só sairão em julho! É o que têm dito os senhores do ministério…
Há tanta asneira que até mete medo… o CAT diz que não sabe nada sobre o 120, uns puderam corrigir a informação na plataforma e já têm tudo “a diferir”.. outros vão ter que esperar por uma carta e reclamar por escrito também.. voltámos ao tempo dos mini-concursos onde reclamações eram feitas por escrito. Isto não lembra ao diabo…
Não me deram oportunidade alguma, para em tempo útil corrigir ou apresentar o que quer que fosse. Tenho a candidatura “não conforme”. Já enviei vários emails para a DGAE e até agora nada de resposta. Quando chegará a tal carta para podermos reclamar também não sei. Na página da DGAE nem “oh burros querem água” Parece impossível!!!!!!
olá eu tb sou uma das que viu a candidatura NÃO CONFORME segundo eles por falta de declaração de estágio. Contudo ela está lá anexada eles é que acham que tem que ser mais completa e no lugar de dizer foi prof estagiária, tem k dizer estagiou ou fez a sua prática pedagógica e não grupo 330 actualmente mas 9grupo como era antes, ENFIM… então mas eles não sabem k a nomenclatura mudou?! Será que havia necessidade…