“Animação, hoje é sexta!” (filmes realizados por crianças e jovens)

Viva!

Hoje, aqui no espaço “Animação, hoje é sexta!” do blogue, iremos divulgar três filmes de animação. São três filmes muito particulares e especiais por terem sido realizados por crianças e jovens, em diferentes contextos.

O primeiro desses filmes de animação foi orientado pelo colega José Manuel Santos. Um à parte: seria interessante que nos fizessem chegar estes projetos para divulgação. O José fez isso, e agradecemos. Para não esquecer nenhumas palavras, transcrevemos a sua mensagem:

“Este ano  ano letivo coordenei um trabalho que foi realizado por alunos do 6º ano inseridos na UEE da escola (Escola João Gonçalves Zarco, do Agrupamento de Escolas de Santa Catarina, em Linda-a-Velha), a Inês, o Elias e o Luís. A técnica utilizada foi animação Stop Motion com personagens e cenários realizados pelos alunos ao longo do ano”. O filme chama-se: “A tartaruga perdida”.

 

 

Outro dos projetos a apresentar hoje tem sido desenvolvido em contexto de formação não formal. Não foram realizados em escola mas sim nas Academias de Verão da Academia de Música de Espinho, numa articulação com o CINANIMA. A realização dos dois filmes teve a orientação de Paulo Fernandes (do CINANIMA e responsável pela componente de animação) e Jonas Pinho (orientação musical e sonorização).

Outra das particularidades é a interdisciplinaridade. Ambos os filmes nascem de adaptações de obras literárias ou contos tradicionais/populares. No primeiro caso, “O Gato e o Escuro”, uma adaptação da obra de Mia Couto e no segundo, “O Macaquinho de nariz branco”, adaptado de uma lenda popular: a lenda do tambor africano.

Mais fascinante ainda, o caso de ambos estes filmes terem sido realizados por crianças e jovens nas academias de verão, num curto período de tempo e… FANTÁSTICO: preparados para serem musicados ao vivo. A apresentação oficial do filme e outras que decorreram realizaram-se com todas as crianças a cantar e dramatizar ao vivo, enquanto era projetada a animação. Num dos casos podem claramente ver isso no filme.

Talvez, acredito mesmo, seja muito disto que falta nas nossas escolas hoje em dia.

Vejam! Deliciem-se… E até à próxima sexta!

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/06/animacao-hoje-e-sexta-filmes-realizados-por-criancas-e-jovens/

3 comentários

    • Maria Martins on 20 de Junho de 2015 at 13:32
    • Responder

    Gostei muito 🙂

    • Imaginario Lanca on 20 de Junho de 2015 at 22:30
    • Responder

    Muito interessante… aqui fica um trabalho de alunos de 8 anos da Lagoa/Ericeira.
    https://youtu.be/IS7Y5JowLMo

    • Imaginario on 28 de Julho de 2015 at 15:32
    • Responder

    Mais um trabalho desta vez creianças da Carvoeira/Ericeira acarinham os Avós.
    https://www.youtube.com/watch?v=OiWPFlFMJ_Y

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog no Facebook