Pelas Minhas Contas…

…ainda chego em tempo útil ao 9.º escalão e em tempo menos útil ao 10.º escalão (muito perto dos 67).

Apear de ter um prejuízo na mudança ao 5 com regras antigas e sem recuperar a tranche perdida da primeira recuperação do tempo de serviço.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/05/pelas-minhas-contas-2/

17 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Quem não trabalhou o tempo de congelamento todo tem direito a recuperar o proporcional. Está claro.
    Mas pergunto: quem não trabalhou o tempo todo durante o congelamento tem direito ás vagas adicionais no 5º e 7º escalões?

  2. Se conseguirmos depois recuperar o tempo intercarreiras, ainda chega mais rápido ao topo.

    1. Seria excelente e muito justo ter a carreira igual para todos, 34 anos para chegar ao topo…

    • Maria on 21 de Maio de 2024 at 17:24
    • Responder

    Boa tarde!
    No ponto 9. pode ler-se “Exclusivamente no âmbito do mecanismo de recuperação do tempo de serviço e enquanto durar a sua aplicação, é garantido acesso, a cada momento, com efeitos ao primeiro dia do mês subsequente, a todos os docentes que, por via deste mecanismo, progridam para os 5.º e 7.º escalões”
    Tal significa que não existirão listas de vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões?
    Como é dito “garantido acesso, a cada momento, com efeitos ao primeiro dia do mês subsequente”, será que estou a interpretar bem, ou seja, as vagas são automaticamente concedidas à medida que reunimos os requisitos para mudar de escalão?
    Muito obrigada

    1. Sim.

        • mario silva on 21 de Maio de 2024 at 23:31
        • Responder

        Tenho dúvidas dessa certeza. Revogar o 74 implica que continuem as vagas para 5º e 7º, ou seja, os sindicatos abdicaram da reivindicação da extinção das vagas. Sendo assim, muitos não recuperam tempo de serviço por não terem vaga para progredir ao 5º e 7º escalão. O tempo recuperado será consumido pelo tempo na lista de espera…

    • Maria on 21 de Maio de 2024 at 17:48
    • Responder

    O tempo congelado perdido nas listas, vai evaporar-se para sempre?

    1. Pois, parece que sim. Esses profs nem recuperaram os dias do 1º descongelamento porque foi engolido pelas listas e não é recuperado. Mas disso o acordo não fala.

  3. Então o Sr. Arlindo já está a fazer contas para daqui a quatro anos? Não aprendeu nada com a Troika, com a pandemia, com a guerra? Não se deve dar nada como adquirido, nem para o jantar de hoje.
    Já agora, quais as contrapartidas deste “presente”? Em Portugal não há almoços grátis. Normalmente, a nossa classe adora comer “presentes envenenados” que é para estar sempre a chorar!

      • Maria on 21 de Maio de 2024 at 18:00
      • Responder

      Que pessimista!!!

      1. Pessimista? Em que país é que vive? Não deve ser Portuga, com toda a certeza.

          • Maria on 21 de Maio de 2024 at 18:09

          Quem tem ainda os 9 anos por descongelar,como lhes é concedido esse tempo?

          • Maria on 21 de Maio de 2024 at 18:11

          A classe docente tem que ser valorizada em Portugal, sem demissões motivadas pela possibilidade de valorização dos professores!

    • Maria on 21 de Maio de 2024 at 17:59
    • Responder

    Quem tem ainda os 9 anos por descongelar,como lhes é concedido esse tempo?

  4. Pois, parece que sim. Esses profs nem recuperaram os dias do 1º descongelamento porque foi engolido pelas listas e não é recuperado. Mas disso o acordo não fala.

    • mario silva on 21 de Maio de 2024 at 23:36
    • Responder

    1- significa que não usufrui do 10º escalão, situação comum a muitos milhares (ou usufruem pouco tempo, não contribuindo com relevância para o valor da pensão de reforma)
    2- não é garantido que o governo faça o mandato completo, e logo, outro governo pode revogar as tranches ainda não utilizadas.
    3- A RECUPERAÇÃO JUSTA SERIA COLOCAR CADA DOCENTE NO ESCALÃO CORRESPONDENTE AO SEU TEMPO DE SERVIÇO NO IMEDIATO!

    1. Concordo…
      Tempo de serviço = escalão correspondente.
      E resolvia-se tudo num ápice e sem injustiças!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading