Mais de 10 Mil Professores Vão Entrar Nos Quadros
O concurso externo deste ano vai permitir a vinculação aos quadros do Ministério da Educação de cerca de 10 mil professores. É este o número aproximado de docentes que são candidatos na 1.ª prioridade, segundo as listas de ordenação provisórias publicadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE). A maioria são os 9111 docentes que vinculam através da vinculação dinâmica, havendo ainda 1210 que se poderão tornar efetivos através da chamada norma-travão.
Estes últimos foram praticamente obrigados a concorrer ao País todo para não correrem riscos. “A lei não os obriga a concorrer ao País todo, mas podem ficar excluídos de todos os concursos do próximo ano letivo se não obtiverem colocação neste concurso. Terão de ter concorrido, pelo menos, a Lisboa e Algarve, onde faltam mais professores e é mais provável conseguirem colocação”, afirmou ao CM Davide Martins, especialista em estatísticas da educação e responsável pelos cálculos aqui referidos e publicados no blog ‘Arlindovsky’.
Já quanto aos 9111 docentes da vinculação dinâmica, que concorreram em 2023 a todo o País, candidataram-se agora aos novos Quadros de Zona Pedagógica.
ACIMA DE 67 ANOS
Há 23 candidatos a entrar nos quadros que têm entre 67 e 71 anos, ou seja, passaram a idade de aposentação.
ENTRE 62 E 66 ANOS
Neste concurso há 315 professores entre os 62 e os 66 anos que ainda estão a tentar entrar nos quadros do ministério.
OBRIGAÇÃO INJUSTA
Davide Martins considera “injusta” a obrigação de concorrer a todo o País para vincular pela norma-travão e pede “revisão” da lei.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Cálculos duplamente errados:
1) Não são 10.000 docentes mas sim 10.000 candidaturas (ao contrário dos anos anteriores a 1ª prioridade é para todos os grupos de recrutamento a que concorrem e não para o grupo em que abrem vaga). Se retirarmos as candidaturas duplicadas, são cerca de 6500 em 1ª prioridade. Valor ligeiramente abaixo das 7077 vagas abertas por ambos os mecanismos NT + VD;
2) A 1ª prioridade não garante vaga porque as vagas passam primeiro pelo concurso interno. Pelo que não se pode concluir que vão entrar 6500, 7077 ou outro número qualquer pois tudo depende da recuperação de vagas do Interno, mas haverá muitos de 1ª prioridade que não entrarão e alguns de 2ª prioridade que até poderão entrar (dependendo das suas escolhas);
A Norma travão é uma imposição da União Europeia e o que faz é impor um limite ao numero de contratos sucessivos.
A solução é sair da União Europeia para acabr com esse limitação. Isso signfica que o Estado Portugu~es poderá voltar a ter eternos contratados.
Limites, ainda à procura dos seus?
Este post é uma verdadeira aldrabices!!! Se as vagas passam primeiro pelo concurso interno!!! Pelas minhas contas os docentes que estão na 1. Prioridade de todos os grupos, são perto de 2000 que vão entrar no quadro!!! Quero ver como vão descalçar a bota dos docentes que concorrem através da NT que muitos deles mesmo tendo concorrido para o pais todos vão ficar sem colocação!!!