Mai 22 2024
Declarações Raivosas de Mário Nogueira
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/05/declaracoes-raivosas-de-mario-nogueira/
Mai 22 2024
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/05/declaracoes-raivosas-de-mario-nogueira/
67 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Mais descrédito.
Que vergonha!
Mário Nogueira, mais uma vez mostra para quem trabalha. A guerrilha política, quanto pior melhor dava sempre jeito ao PCP. O Nogueira arranja sempre uma exigência nova para não assinar e arrastar os professores, como sempre arrastou para a situação em que estão… Lá do seu 10º escalão sem dar aulas fossilizou… Já era tempo da fenprof arranjar outra liderança….
Concordo inteiramente
Muito bem!
A partir de agora, se houvesse dúvidas, ficámos sem elas. Não nos engana mais!
Raivoso? Onde é que está a raiva?
Raivoso não, mas cão que segue o dono isso é certo.
Este senhor nunca defendeu os professores mas sim uma agenda politica.
Alguém se lembra das ações deste sindicato e deste sr. no período da geringonça?
Será que os colegas se esqueceram que esta federação sindical foi a reboque do STOP!
Não deveria um sindicato defender a larga maioria dos seus trabalhadores sabendo que o consenso total é impossível?
Quem assinou o acordo com a marilu?
Canalha! Foste a reboque do S.TO.P e, depois, tentaste boicotar a sua ação ao máximo.
Canalha! O ministro pode ter agido de forma errada, mas tem toda a razão: tu, Nogueira, obedeceste sempre, em primeiro lugar, aos teus amigalhaços do comunismo. Tu não me representas e nunca representaste. Sai da frente e deixa de atrasar quem quer reaver aquilo a que tem direito. Agradece ao S.TO.P ter posto de novo os professores em movimento. Durante os tempos da Geringonça, estiveste quieto e calado que nem um rato, o que sempre foste. Perdeste nos últimos 20 anos toda a moral para falares de quem quer que seja. Em que escalão estás? Não vais recuperar todo o tempo de serviço? Tivesses trabalhado, malandro!
Toda a razão colega!
Aposto que está no 10.º Escalão.
Peço desculpa, o MN não representa o colega nem nenhum professor que se prese.
Ele só representa os interesses do PCP.
Escreve-se “que se preze”, prezado ?????????.
Raivosas? Declarações certeiras e transparentes de quem defende TODOS os progfessores e se sente enganado. Na minha opinião até foi “soft” com o Ministro
Tempo bom foi o da governação PS e seus compadres de esquerda.
Os professores viviam felizes e contentes.
A esquerda só tem dado coisas muito positivas à classe.
Foi pena o ps não ter continuado as políticas do (c)rato e do ladrão de reformas e vencimentos… esquecimentos!
Avante fascista,
Em 2019, O BE, PCP e PAN propuseram a recuperação de todo o tempo de serviço em falta dos professores. O antigo primeiro-ministro António Costa ameaçou demitir-se. Resultado: PS, PSD e CDS (compadres de direita) votaram contra a proposta de recuperação do tempo de serviço!
A maior parte dos docentes vai ser pretensamente “beneficiada”, se se pode dizer isso de quem apenas recupera o que lhe é devido!
https://observador.pt/2019/05/10/professores-parlamento-debate-normas-da-direita-com-exigencias-para-recuperacao-do-tempo-total/
👍
Raivosas? Calma…
Raivosas e aziadas!
Muito se engana quem cuida. Não sou camarada.
Pois, não é de esquerda, já não serve! Estes radicais estão se cagando para os professores! Só se preocupam com a oposição política… Para mim, basta!
Plenamente de acordo. Estes radicais de esquerda só o que é de esquerda é que é bom!
Sr. Chegano,
Em 2019, O BE, PCP e PAN propuseram a recuperação de todo o tempo de serviço em falta dos professores. O antigo primeiro-ministro António Costa ameaçou demitir-se. Resultado: PS, PSD e CDS (compadres de direita) votaram contra a proposta de recuperação do tempo de serviço!
A maior parte dos docentes vai ser pretensamente “beneficiada”, se se pode dizer isso de quem apenas recupera o que lhe é devido!
https://observador.pt/2019/05/10/professores-parlamento-debate-normas-da-direita-com-exigencias-para-recuperacao-do-tempo-total/
Não tenho simpatia por Mario Nogueira e até conheço pessoalmente o Pedro Barreiros. Mas, aqui o Mario Nogueira tem razão quando refere que os professores dos 8°, 9° e 10° escalões não vão recuperar este tempo todo e são prejudicados.
E são prejudicados também os professores que, por exemplo, foram “agraciados” com 1 ano de bonificação com o “acelerómetro” ao verem descontado esse tempo na recuperação do tempo de serviço. É que o Dec Lei 74… a esses, veio “tentar” repor o prejuízo que tiveram na carreira e na transição de carreiras. Nada tem a ver com a recuperação do tempo de serviço. Nada! Eles não recuperam 1 ano, eles aceleraram 1 ano. Por isso, deviam recuperar todo o tempo como os outros.
Já agora, Arlindo, permita-me, com o devido respeito, perguntar-te se ainda e estás lá no “coiso” da ADSE, e se estás o que tens feito pelos beneficiários? É que cada vez estamos com um serviço pior, como admitirás. Se não estás, porque não estás?
Estas coisas não são fáceis, não é. Nem para uns nem para outros.
Digamos, então, que foi apenas uma…meia vitória!
Tem toda a razão no seu comentário. Reconheço a justiça da contagem do tempo de serviço congelado, mas devia ser para todos, já que muitos ficaram altamente penalizados na aposentação. Mas esses não contam, nem para os sindicatos nem para os colegas mais novos, infelizmente. Quanto à ADSE cada vez está a funcionar pior. Descontamos 11,5% durante 14 meses e os benefícios são cada vez mais reduzidos. Ontem entreguei os documentos para solicitar apoio para a minha sogra, que se encontra num lar. Perguntei quanto tempo demorava a ter uma decisão. Responderam-me que demorava entre 1 mês e 1 mês e meio e só começariam a pagar depois da aprovação do processo. Entretanto os descontos são feitos mensalmente. É uma vergonha!
Peço desculpa pela afirmação errada que fiz. Os professores não descontam 11,5% , mas 3,5% durante 14 meses.
Revejo- me nas palavras do colega José, e não vejo cá raiva nenhuma… esta classe é mesmo assim: se é bom para mim, marimbo-me para os outros! E este M E sabe bem dividir para reinar!
Garanto que se não me consideraram, arranjo maneira de honrar essa desconsideração, no dia a dia!Não preciso de greves!
E olhe, Arlindo, menos parcialidade, disfarce um pouco!
Desculpe, não vê raiva porque teve demasiados benefícios com a governação PS e seus camaradas. Claro que os professores foram tratados pela esquerda com REIS e agora um pote de ouro é considerado uma mixordia.
DEVE TER SAUDADES É DA MARILU!!!e da GERINGONÇA.
Caro Fiambre estragado,
No tempo dos governos PS, houve um grande número de greves e de manifestações de docentes.
https://www.publico.pt/2023/01/14/sociedade/noticia/lembrase-maior-protesto-professores-2008-avaliacao-desempenho-2035019
https://visao.pt/atualidade/sociedade/2008-03-08-maior-manifestacao-de-sempref521190/
https://sicnoticias.pt/pais/2023-02-11-Milhares-de-professores-voltam-a-sair-a-rua-espera-se-o-maior-protesto-de-sempre-90307c40
O sr. professor Mário Nogueira, assim como o sr. professor André Pestana, têm razão.
Não estamos a ler com atenção?…
A proposta está redigida de maneira pouco clara e pode dar azo a situações de flagrante injustiça (e ultrapassagens), dependendo da interpretação de cada escola.
Há muitos professores que não passaram pelos dois congelamentos e, em consequência, apesar de terem visto congelado um período longo da sua carreira, nada recuperarão.
Há os aposentados, que nada recuperarão.
E há ainda aquela frase… “considerando o momento em que iniciaram funções…” Quantos inícios e fins tiveram os contratados? Qual deles conta?
Mais uma vez, a estratégia de quem nos governa e de quem concorda é “dividir para reinar”. E estão a conseguir. Não o conseguiram com os médicos, não o conseguiram com os polícias, estão a conseguir com os professores.
Esta é uma oportunidade única, que não se conseguirá outra vez nos próximos anos, quem sabe décadas. É preciso perceber bem o que está escrito e é preciso que os professores permaneçam unidos; que cada um não pense só no seu próprio umbigo e veja os outros que estão ao seu lado todos os dias!
O tempo de serviço deve ser integralmente a TODOS os que o perderam, na exata medida em que o perderam. Nada menos é aceitável.
A proposta é que os colegas que não passaram a totalidade dos congelamentos recuperem a totalidade do tempo que estiveram congelados.
Que mais quer para que seja justo, recuperar tempo de serviço que não prestou efetivamente?
Este é o sindicato que assinou em 2010 isto https://www.fenprof.pt/fenprof-chega-a-acordo-global-com-o-m-e-so
Ou seja…o arlindo é companhia andaram promover o estope. Aliaram-se formalmente para a sua reentrada
Agora perceberem o monstro
Como são do PSd concordam com a manobra da FNE… o costume
O resto … o filme de sempre… O PSD deu ordens … a FNE aceitou fazer parte da jogada
A postura do minsitro não foi a correcta mas isso já normal … .
Camarada, não diga asneiras! Ao contrário da Fenprof, os dirigentes da FNE não têm de ter cartão de militante! E mais, se eventualmente tiverem, o secretário geral e o presidente, não podem pertencer ao mesmo partido! Sabia desta? Claro que não sabia, pois na Fenprof tudo responde ao Comité Central do PCP! Fique lá com o acordo da Fenprof e recuse todo e qualquer tempo de serviço deste excelente acordo da FNE!
Não vejo raiva alguma…!
Cheiro é a a raiva de que quem chama aos outros aquilo que ele próprio é… Raivoso.
O vemos aqui é um post raivoso do Arlindo
Camarada, aceite que dói menos!
Aceite porque dói menos:
Em 2019, O BE, PCP e PAN propuseram a recuperação de todo o tempo de serviço em falta dos professores. O antigo primeiro-ministro António Costa ameaçou demitir-se. Resultado: PS, PSD e CDS (compadres de direita) votaram contra a proposta de recuperação do tempo de serviço!
A maior parte dos docentes vai ser pretensamente “beneficiada”, se se pode dizer isso de quem apenas recupera o que lhe é devido!
Para os poucos que sabem, fica a história: há poucos anos, a FNE teve precisamente a mesma atitude para com os colegas do ensino privado. Adiantou-se na assinatura de um contrato coletivo de trabalho que acabou por ser absolutamente desastroso e, ao mesmo tempo impossibilitou qualquer tipo de negociação entre patrões e outros sindicatos. Espero que não tenha feito o mesmo agora aos colegas do público.
E a seguir a Fenprof fez um contrato com condições bem piores! Informa-te!
A seguir? Muitos anos depois, depois de muita luta. Pena que tenha sido inglória graças à referida posição da fne, que minou o caminho para um bom CCT.
Como disse, espero que desta vez não seja igual.
Ignorância pura. A FENPROF só assinou pois os seus associados perderam 7 anos de carreira e muitos sairam do sindicato. O MN foi assinar um acordo quase igual, mas só que pior em aspetos específicos!! E o acordo que em 2017 foi assinado pela FNE, foi uma base que foi sofrendo progressivas alterações. A verdade é que muita gente do particular e cooperativo se associou à FNE e aí continuam…
Exatamente. O que vemos aqui é um post despropositado. Que não dignifica o autor do blog.
Não vejo raiva nenhuma em Mário nogueira. Só razão no que diz. E o tempo lhe dará razão, infelizmente…
Para mais não há almoços grátis. A AD foi tão generosa porque se prepara para fazer uma reforma curricular e um novo estatuto docente . E para isso precisa de troca de favores da FNE. Este acordo foi cozinhado entre parceiros. O que foi trocado só saberemos daqui a algum tempo. Talvez já no PX ano letivo com as orientações do ME
Agora Mário nogueira mente quando diz que esteve nas lutas desde o 1o momento. Mentira! Foi a reboque do stop e dos professores que começaram a manifestar se frente as escolas. Apanhou o comboio em andamento. E a FNE estava praticamente moribunda. Apanhou o comboio ainda maus tarde.
Devem pensar que os professores sofrem de amnésia!
Ainda bem que fala de amnésia:
Onde estava este senhor no tempo da geringonça?
Quem assinou os acordos nefastos para os professores com a marilu?
Quem iniciou os maiores protestos de sempre dos professores?
Quanto tempo de serviço recuperou com o PS no governo e seus camaradas de geringonça?
Quem segue uma agenda politica em vez de defender a classe?
O Mário Nogueira está no 10 escalão. A destilar ódio….
Pelo que percebi ficou em ata que haveria posteriores negociações que pudessem incluir os colegas do 10 escalão numa revisão de estatuto.
O que está em causa é apenas um termo equidade!
Não faz sentido permitir a mobilização de avaliações anteriores sem permitir mobilizar formação realizada e não usada pelo menos no escalão anterior. Por exemplo eu estava nas listas do 4º escalão, mas fiz formação na mesma pois poderia sair, no entretanto, (como aconteceu) e como se estava em luta pela recuperação do tempo de serviço, poderia vir a necessitar e agora só aproveito uma para a avaliação do 5º escalão e o resto fica sem efeito. A partir de setembro vai ser um stress e uma corrida à formação.
Outro aspeto: já que vão mexer no DL 74 deveriam fazer cumprir o que lá está no nº1 do artigo 3º (…) “é considerado, para efeitos de progressão, o tempo de serviço de permanência nos 4.º e 6.º escalões por inexistência de vaga.” Os dias, semanas ou meses que em alguns casos são quase um ano ficam por recuperar. Ou seja, quem estava prejudicado continua um pouco menos prejudicado.
Caros Colegas da Fenprof, está na altura de assumirem as vossas posições com determinação e coragem. Perante a vossa recusa em assinar o acordo de ontem sejam coerentes e abdiquem da recuperação do tempo de serviço. Voltem aos plenários, abaixo assinados, manifestações e greves à sexta-feira, mas protestem sobre outros assuntos (por exemplo extração de lítio) pois o vosso interesse nunca foram os professores nem a educação.
Aplaudido!
Subscrevo.
E proponho que o colegas do 10º troquem de escalão comigo, que estou no 4º escalão e trabalho quase há 30 anos
A educação é política.É ideológica.
Ou acha que é algo à parte?
O ministro quer mandar areia aos olhos de quem?
Deste lado não estão só ignorantes e néscios. Também lemos livros.
Até o que comemos ao pequeno almoço e o que vestimos se inserem em políticas de bens transnacionais. Bah!
O ministro que vá vigiar.
Cada um só se interessa por si. Desta vez foram os sindicatos que assinaram que dividem os professores.
Conseguiram para uns os outros que de lixem. Dividir para reinar. É só politica.
Os sócios da Fenprof deviam receber aquilo que o Mário e os seus camaradas assinaram! Zero vírgula zero! Assim como os não sindicalizados! Avante raivosos, avante!
Concordo! Vamos reivindicar isso.
Vai pró caralho!
A vergonha do STOP continua! Na penúltima reunião, onde se discutia a recuperação do tempo de serviço dos docentes, volta a falar nas carreiras dos não docentes! Tudo pela angariação de sócios a qualquer custo! É gente desta que envergonha a classe! “Cada carreira no seu galho!” Qualquer dia engloba também os ferroviários, os padeiros, os camionistas e afins, tudo em prol de crescer a qualquer custo! VERGONHA! Um pseudossindicato que nada mais faz, além de barulho e peixeiradas! VERGONHA! Aprecio muito as figurinhas tristes das stopeiras com brincos publicitários de plástico! RIDíCULAS!
Cala te ingrato/ a snob laranja azedo/a!
Foi graças ao stop e as stopeiras de brincos de plástico que a Luta começou.
Que os laranjas azedos/as estavam a dormir no seu berço de ouro.
Depois acordaram, e as tias e tios laranjas da FNE apanharam o combóio da luta já muito em andamento frente as escolas deles. E então entraram para tirar selfies e partilhar no WhatsApp.
Calem se ingratos! Que vocês nem sabem gritar numa manif. Têm vergonha. Parece mal.
Valham nos as stopeiras sem classe!
Cada particularidade é sempre minoria. Os colegas do 5º escalão são minoria. Os do 7º também. os do 8º, 9º e 10º também. Pensando assim nenhum problema seria resolvido, pois são sempre minoria.
Se um dirigente sindical é militante, simpatizante ou votante num partido político é um direito que lhe assiste. Felizmente temos esse direito.
Se recuperarem tempo de serviço, um dos grandes culpados é o Mário Nogueira, mesmo que discordem dele.
” Declarações raivosas” ora aqui está um titulo que contribui para a desunião entre professores e entre sindicatos. É certo que Mário Nogueira tem vindo a reboque do STOP, mas que esse facto não seja motivo de desunião na luta dos professores.
Arlindovsky, cuidado com a forma como se apresenta a informação.
Título despropositado, na minha opinião. O conteúdo do vídeo revela uma análise sensata e profunda do que falta fazer por todos os professores.
O Mário Nogueira está a defender todos os professores, com a tentativa de uma negociação suplementar podemos ter uma solução melhorada e que diminui as injustiças de que muitos professores ainda são vitimas.
Senão és cego és mesmo …!!!
Está decidido, a recuperação não é para ti ou não tens nada para recuperar.
Como já referi num outro post: como é possível que este senhor, que pertence ao PCP, partido que apoia a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, esteja à frente de um sindicato da educação?
Pior… Como é que este sindicato com este senhor tem sócios a pagar todos os meses do seu salário?
Há mesmo sadomasoquistas na profissão docente.
O Mário Nogueira é tipo Pinto da Costa, tem de ser mesmo empurrado. Está velho, sem ideias, desatualizado e de cassete gasta. Para alinhar pela mesma bitola, porque os meus interesses ele não representa nem nunca representou, se calhar deveria ficar de fora da recuperação todos aqueles que alimentam este tipo. Quem lhe chamou raivoso acertou no adjetivo. Esse indivíduo só olha para o seu umbigo e de meia dúzia de capangas. Fora com o Nogueira!
Aposentado há 14 anos, continuo, com tristeza, a assistir à desunião da classe docente.
Pelos comentários, tanta confusão no reino do “professorado”!!!! Mistura-se “alhos com bugalhos”… Fala-se de futebol, da Ucrânia/Rússia, estranhamente ou não , não se fala de Israel/Palestina, enfim, “é o que temos”…
Continuem assim, que vão longe…
De fora, pelo que ouço e leio, realmente, nem todos foram contemplados. Sendo assim, não é um excelente acordo.
Que título tão infeliz.
Este blog é um dos causadores da desunião dos professores. Em vez de convergir, divide, aproveitando-se de alguma ingenuidade, falta de cultura política de quem lê. Bem óbvio, pelo ataque pessoal a dirigentes (na verdade, um só dirigente) sindicais. Um ataque pessoal, do mais baixo, mais antidemocrático, digno de gente inculta e obtusa.
Estamos em democracia, cada um se filia no partido que corresponde aos seus ideias. Ainda por cima, neste caso, a escolha é coerente com o sindicalismo.
Enfim.
Um pouco de elevação, senhores que dirigem esta blogue. Afinal são professores ou tasqueiros?
Não consegui sentir a raiva do Mario Nogueira. Mas também me é indiferente. Muitos anos a descontar para ele e hoje, pensando no que o sindicato fez por mim, resumoo tudo a uma palavra: NADA.
Grata pela luz que recebi no dia em que, pertencendo ainda ao SPZS fui impedida de entrar na Av da Liberdade, para me manifestar. Impedida porque estava com colegas de agrupamento perto do local onde estavam colegas do STOP. Até parecia que não eramos todos professores. Ainda eu estava no Marquês e sabia que a frente da mamanifestação já tinha chegado ao Terreiro do Paço e que o Nogueira já discursava. E eu e centenas de colegas impedidos de entrar na Avenida. Mas acabámos por descer. Chegados ao Terreiro do Paço já não se via ninguém . Apenas um grupo de colegas que, ladeando a entrada nos batiam palmas e gritavam connosco. Nesse instante tive vergonha de estar a financiar o Nogueira que nunca fez nada por mim. Ai eu fiquei RAIVOSA. E metade da viagem de regresso foi o tempo que precisei para deitar fora a minha raiva num mail que escrevi ao dito senhor. Terminou ali uma relação de muitos anos contribuindo para a boa vida do sr.. Hoje só tenho para lhe dizer que foi o melhor que fiz, que o Nogueira não estava raivoso e que mentiu ao dizer que esteve na luta desde o primeiro dia do ano letivo passado. MENTIU. Quem esteve na luta foram os professores que, por iniciativa própria se uniram e sairam das salas de aula, vieram para a rua exigir RESPEITO. FORAM OS PROFESSORES, sr Mário Nogueira.