Ou É Este Ano, Ou Dificilmente o Será Nos Anos Seguintes

A análise que eu faço ao concurso interno de 2024 é que o número de vagas positivas de QA/QE é tão elevado este ano que poderá permitir uma enorme mobilidade dos docentes dos quadros ao mesmo tempo que poderá integrar na carreira mais docentes do que inicialmente estavam previstos pela norma travão e pela vinculação dinâmica.

Estava aqui à procura de artigos meus mais antigos para analisar as vagas dos concursos internos e encontrei este artigo de 2021 que comparava as vagas positivas e negativas desde 2013. Nunca tinham sido abertas mais de 5 mil vagas em cada um dos concursos. Este ano são mais de 20.000 e o número de vagas negativas de QA são as mais pequenas desde 2013.

Resolvi fazer o mesmo quadro de 2021 onde acrescentei as vagas positivas e negativas desse ano e também do ano 2024. Estas são apenas as vagas QA/QE.

Analisando estes dados reafirmo neste artigo o título que lhe deu nome. Com tantas vagas positivas, ou é este ano que os professores se aproximam de casa ou dificilmente o vão conseguir tão cedo, porque nunca haverá tantas vagas positivas nos próximos anos como existe este ano.

Bem sei que o objetivo é reduzir o número de docentes QZP e que existe um elevado número de vagas negativas (chamam-lhe ajustamento), mas isso acaba por ser o que tem sido pedido pelos professores e pelos seus sindicatos ao longo de muitos anos.

Quem estiver na dúvida em concorrer este ano é capaz de ser um bom ano para isso.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/03/ou-e-este-ano-ou-dificilmente-o-sera-nos-anos-seguintes/

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Mainada on 28 de Março de 2024 at 0:44
    • Responder

    Sou QZP desde 98 estou na mesma escola há 14 anos (porque tenho sido necessário, escusado deveria ser dizê-lo). Nos últimos anos, tenho feito parte de uma equipa coesa de educação de adultos. A minha escola abriu 0 vagas, o que é, no mínimo, estranho, visto que somos 3 ou 4 QZP há 14 anos e que houve reformas. Faltam-me 5 anos para a reforma e nada alguma vez fez prever este ‘ajustamento’ de regras. Não digo que não seja um caminho possível, mas eu dispensava-o completamente. Egoísmo? Porquê? Quem pensou em mim ou noutros em situações similares?

    • José Pinto on 28 de Março de 2024 at 1:49
    • Responder

    “o número de vagas positivas de QA/QE é tão elevado este ano que poderá permitir uma enorme mobilidade dos docentes dos quadros ao mesmo tempo que poderá integrar na carreira mais docentes do que inicialmente estavam previstos pela norma travão e pela vinculação dinâmica.” então os restantes entram como? Pela graduação profissional, como se fosse um concurso externo extraordinário?


    1. Pelo que percebo pode concorrer na mesma prioridade .Uns libertam a vaga( e assim dão lugar a outros)


    2. Nem se sabe de sobram vagas para VD quanto mais os outros

      • Ultrapassagens outra vez on 28 de Março de 2024 at 11:14
      • Responder

      Agora é que vão ver o que é ultrapassagens.
      Nem os vão ver passar à frente.

    • Esperança on 28 de Março de 2024 at 10:46
    • Responder

    Espero conseguir mudar de QA, pois estou lá
    colocada há 18 anos e nunca consegui de lá sair porque as vagas para o interior têm sido escassas.
    Estou no vigésimo sétimo ano de serviço e continuo colocada a 150km da minha residência ou é agora ou nunca.

    • Rosinha on 29 de Março de 2024 at 10:38
    • Responder

    E nem todos os contratados podem concorrer ao externo!!|!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: