Inspirado pelo que li num post de rede social sobre o ensino no meu grupo disciplinar (cito abaixo), agora, com a autonomia para contratar, vou candidatar-me a dar português do 10º e 11º. Afinal fiz o português de Humanidades no Secundário nos anos 80. É fácil. E se não souber como ensinar uso a escola virtual e os manuais. Bué da fácil….
Nos intervalos vou ver uns tutoriais no YouTube para pilotar aviões ou aprender a fazer cirurgias cardiotorácicas.
Ensinar inglês do secundário também podia mas é demasiado fácil para mim. Talvez prefira ver uns tiktoks e dedicar-me ao volteio no trapézio.
Nem sei para que gastei tantos anos da minha vida e tanto dinheiro em livros e formação para me especializar em Historia.
66 horas de formação ou umas cadeiritas de “história da cultura” chegavam para ensinar toda a História de Portugal.
E se tiver de ensinar a civilização egípcia basta lembrar-me dos sólidos da 4ª classe. Para explicar a Reforma (a protestante) basta pensar na missa a que me obrigaram a ir tantas vezes na infância.
A ignorância é muito atrevida. O
A próxima “História de Portugal em disparates” vai ser com tiradas de “professores” da dita disciplina….
Aqui fica a pérola……
“Eu sou do grupo 300, licenciatura em estudos portugueses e com pós graduação e mestrado em inglês..
Ainda no último ano letivo estive a dar HGP pois a minha licenciatura dá habilitação própria para o 200.
Dei HGP ao 5° e 6° anos. Várias turmas.
Não tive qualquer dificuldade. É como a colega (….) disse aí acima. Os licenciados em estudos portugueses tiveram imensas cadeiras de história. Até história da arte e da cultura das artes tive.
O programa de HGP é bastante acessível e fácil, até por ser o 2° ciclo. Desde a pré história, a idade média, as cortes, a 1a república, o estado novo de Salazar, a democracia etc etc. Quem tiver estudado história e souber história, consegue lecionar o programa facilmente. Não tive qualquer dificuldade, nunca tinha dado história e não precisei de uma única ajuda nem de colegas ou da coordenação. Fiz tudo sozinha.
Os manuais, caderno das perguntas e os materiais e vídeos da aula digital e da escola virtual da porto editora ajudam imenso nas aulas.
E muitos dos alunos eram interessados e faziam-me imensas perguntas sobre as matérias.
Até fiquei com ideia que gosto mais de história que de português. 🤣
Muito mais difícil que HGP é o português de 11° ou 12º ano. .”