212 Horários em Contratação de Escola em 16/05/2021

São 212 horários que se encontram hoje em contratação de escola, sinal que não houve candidatos em reserva de recrutamento a concorrer à grande maioria destes horários.

Os horários superiores a 8 horas passam diretamente para a reserva de recrutamento e não havendo candidatos aos horários transitam de imediato para a Contratação de Escola (já foi necessário mudar a regra de passar a CE quando não existirem duas reservas seguidas sem candidatos, para uma reserva apenas).

A quase totalidade dos horários na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo já não tem concorrentes a horários completos na maioria dos distritos.

Querem Planos de Recuperação das Aprendizagens?

Olhem e analisem estes números e percebam que a carreira de professor está na amargura.

Não é só a pandemia que está a atrasar as aprendizagens dos alunos, são as políticas do ME, que por culpa própria, deixam imensas turmas sem professor grande parte do ano.

E como pretende o ME recuperar aprendizagens de alunos que passaram grande parte do ano sem professor a determinada disciplina?

Se não houver valorização da carreira docente não haverá qualquer plano de recuperação que tenha qualquer impacto no futuro nas aprendizagens dos alunos. E ainda vamos no começo. O futuro será muito pior.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/05/212-horarios-em-contratacao-de-escola-em-16-05-2021/

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Pensador on 16 de Maio de 2021 at 19:33
    • Responder

    “Olhem e analisem estes números e percebam que a carreira de professor está na amargura”

    Claro que está pelas ruas da amargura.

    Nunca vi tantas Baixas Médicas como atualmente. Por norma, ocorriam cerca de 11.000 BAIXAS MÉDICAS por ANO.

    Atualmente, este número foi largamente ultrapassado e transforma-se numa VERGONHA.

    Muito em breve tem que existir uma Mudança na Legislação para penalizar fortemente todos aqueles que se servem indevidamente deste instrumento.

    A suposta escassez de professores advem deste fenómeno de falta de fiscalização e forte penalização remuneratória das Baixas Médicas. Vão ver que o pessoal fica logo com Saúde e regressam ás escolinhas…..

      • Paulo Anjo Santos on 16 de Maio de 2021 at 19:40
      • Responder

      Onde é que está a fonte dessa informação que atiras para o ar?! Fico à espera!

      Sendo certo que em tempo de pandemia, numa classe que todos os anos envelhece a sua média de idades, será normal haver algum aumento dos números de pessoas em baixa médica… mas para se afirmar algo que não é apenas uma opinião é preciso ter dados, não mandar para o ar o que nos dá jeito!

      • joão on 17 de Maio de 2021 at 20:15
      • Responder

      “que se servem indevidamente”…. OH Pensador, não cuspas tanto para o ar, porque pode cair-te em cima.

      Muito me admira que haja tão poucas baixas médias, tamanha é a exaustão de muitos professores….

    • Paulo Anjo Santos on 16 de Maio de 2021 at 19:37
    • Responder

    Em muitos dos horários estão a ser colocados professores sem habilitação profissional, em muitos outros, em que não há candidatos, nem na RR nem em OE, são distribuídos os tempos pelos professores ao serviço, como já aconteceu na minha e em muitas outras escolas… se juntarmos a isto a vaga de aposentações que se espera nos próximos anos temos o caldo bonito!! Há muitos anos que venho alertando para isto, quando os sinais eram ainda quase inexistentes, mas dava para perceber que isto iria acontecer, a pandemia veio provavelmente antecipar o inevitável, milhares de alunos sem professores de algumas disciplinas. Voltamos ao que se passava nos anos 80… quem diria… e a sociedade não acorda para isto, não têm consciência do atraso que isto representa para o país nas próximas décadas… aparentemente isto interessa a poucos… é triste ver o meu país assim!

    • Cristina on 16 de Maio de 2021 at 20:26
    • Responder

    Olá sei que nada tem a ver com este e-mail , mas qual é a previsão para a publicação das listas de acesso aos 5⁰ e 7⁰ escalão ?

    • Isabel Soares on 16 de Maio de 2021 at 21:45
    • Responder

    Cristina só pensas em escalões, isto é, em DINHEIRO.

    Estás pior que o Jo Berardo


  1. Há muitos professores que pediram a aposentação e aguardam… e portanto …não se resolve apenas com penalizações à baixa médica.

      • Laura on 17 de Maio de 2021 at 18:26
      • Responder

      Não compreendo quando menciona que na educação pré-escolar não existe candidatos a horários completos para a maioria dos distritos. Eu concorri para dois distritos que estão em oferta de escola e não fui selecionada pela reserva de recrutamento 🤷‍♀️

    • Alzira Germano on 17 de Maio de 2021 at 12:53
    • Responder

    Ainda nem saiu, o despacho com o nº de vagas! Eu penso que este ano já não sai nada, infelizmente.Também estou à espera!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: