Tudo revelado a 9 de abril… diz oTiago

 

Achei piada a: “… as escolas se estão a preparar para aulas através da televisão pública.” O que prova que o único que não sabia de nada era o Tiago…

 

Governo confirma. Alunos até ao terceiro ciclo vão ter aulas pela televisão pública

 

Tiago Brandão Rodrigues adianta que a tutela “está a trabalhar para o terceiro período acontecer”, contudo, não adiantou datas do arranque da tele-escola, acrescentando que a 9 de abril o Governo vai anunciar um conjunto de orientações para o terceiro ciclo do ano letivo.

“Também temos de chegar às escolas e explicar-lhes como poderão utilizar esta ferramenta e este é um trabalho que está em curso”, justificou.

In Jornal I

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2020/04/tudo-revelado-a-9-de-abril-diz-otiago/

19 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Natónio on 4 de Abril de 2020 at 18:22
    • Responder

    Talvez seja hora de corrigir o teor lisonjeiro como se aborda o Senhor Ministro…
    Tiago?!
    Sem mais…

    • jonas on 4 de Abril de 2020 at 19:05
    • Responder

    Ora bem….
    Vamos lá ouvir o que foi dito…
    ATÉ ao terceiro ciclo…
    Será?
    Ou o Ministro nem sequer sabe os ciclos???
    Não será até ao Secundário?
    Enfim?
    Será erro de Português ou certeza?
    As escolas estão-se a preparar??? Mas quem disse alguma coisa às Escolas? Provavelmente às de Lisboa, porque às do NORTE nada!

      • José Marques on 4 de Abril de 2020 at 20:56
      • Responder

      Está correto o “até” ao…
      Significa que termina aí, neste caso, no 3.⁰ ciclo.
      Tiago sabe falar…

        • Jonas on 4 de Abril de 2020 at 21:04
        • Responder

        Obrigado pela correção.

          • Jose Marques on 4 de Abril de 2020 at 21:06

          De nada, Jonas. Sempre ao dispor para uma correção.

    • jonas on 4 de Abril de 2020 at 19:07
    • Responder

    Só me resta mais um comentário…
    Será revelado a 9 e as escolas devem preparar-se no primeiro dia do terceiro período!
    UMA BRINCADEIRA PEGADA!

  1. Há algo que está a causar-me espécie.
    Sou de Ciências e sei que comecei o ano com matéria que outras escolas deixam para o fim e vice-versa. Portanto… vai sair uma programação de dois meses? Vai dizer quando é que aparece a matéria x e y? Ou os pobres descansados vão ter que estar a levar com as rochas em cima de novo?

    • Matilde on 4 de Abril de 2020 at 19:20
    • Responder

    Não vai ser coisa nenhuma…e se for que seja até ao 10ºano no mínimo,neste ano não há exames.

    • Matilde on 4 de Abril de 2020 at 19:32
    • Responder

    E…..DISTANCIAMENTO SOCIAL NA SALA DE AULA……..HÁ ESPAÇO?

    • Rui Pedro on 4 de Abril de 2020 at 19:40
    • Responder

    O ministro é um pateta alegre, um boneco que tem a função de ocupar um espaço, nada mais. É confrangedor ver um titular de cargo público fazer uma figura tão triste, de tão ridícula que é.
    Este tipo não percebe absolutamente nada sobre educação, muito menos sobre o que se passa e o que se vai acontecer.
    Fazer regressar os alunos às escolas, mesmo sendo só “apenas” do ensino secundário, é colocar TODOS em perigo. Alunos, professores, funcionários e encarregados de educação.
    E o Costa, como quer fazer figura de tipo que sabe o que faz, quer agradar a todos.
    Infelizmente, estamos em Portugal…

  2. com a flexibilidade nos conteúdos e com os vários momentos de abordagem daquele conteúdo especifico, como se elabora a tele-escola?

    Uma escola está no conteúdo X naquela disciplina, outra já está no conteúdo Y. Depende como o professor estrutura a planificação.

    • Roberta on 4 de Abril de 2020 at 19:44
    • Responder

    e distanciamento nas cantinas e nas salas polivalentes ?
    e a partilha de papeis , teclados , ratos, ferramentas?

    • Luís Marques on 4 de Abril de 2020 at 20:15
    • Responder

    “Tudo revelado a 9 de abril… diz oTiago”

    Isto já parece o 13 de maio e mais os 3 pastorinhos que vão revelar os segregos que a Nossa Senhora em cima de 1 árvore lhes terá confidenciado.

    Eu não sabia era que havia um 4º pastorinho chamado Tiago!

      • Jose pardal on 4 de Abril de 2020 at 21:01
      • Responder

      Boa, o pastorinho Tiago. Mesmo boa!
      Grande ideia esta!

    • Jonas on 5 de Abril de 2020 at 10:41
    • Responder

    Só 3 pena andarem a brincar com as famílias, com os alunos, com os pais e com os professores. Podem devem fazer o que considerarem correto, contudo, no mínimo, deveriam dar conhecimento às escolas e elas por sua vez aos professores, por forma a que seja organizado algo. Se só sabemos a 9 dificilmente poderemos fazer algo bem estruturado a nível organizacional. Não está errado basear para os ciclos iniciais SUPORTE, AJUDA, APOIO na TV, mas, para podermos utilizar esse recurso teremos no mínimo de saber qual ele é, senão seremos relativos e não poderemos fazer muito menos com o recurso. Compreendo contudo a dificuldade e como sempre, a base de suporte não é quem está no terreno a lecionar de facto, mas quem está arrendado do ensino faz anos, quem faz estudos por tempo limitado num dado contexto ou quem quer plasmar teorias de outras culturas, outras realidades e agora… De outros tempos. Falo sabendo do que digo, já realizei diversos trabalhos na área da educação e de cariz universitário, estive lá alguns anos … A verdade é que, quando regressei às escolas a realidade tinha mudado… E não pensem que foram muitos anos! De gestão, sei um pouco, compreendo a dificuldade da tutela em apreender a diversidade das realidades, designadamente de áreas tão diversas como Melgaco, Lisboa, Porto, e depois ainda mais complicado… Regiões do interior! O básico é corrigível, a preocupação maior deveria ser com os alunos do 12… Pois esses, estarão de QQ modo remetidos para a desgraça… Mês e meio dêem aulas presenciais… Se tiveram aulas síncronas poderá não ser muito o impacto, para os alunos autonomia a sério… Ainda por cima verificam que há ultrapassagem pela direita, numa atitude apressada do governo em dizer que não há necessidade dos cursos profissionais fazerem exames… E agora vem um ministro dizer que irão para a escola… Que depois irão fazer exames… Arriscando adoecer e ver a sua vida ainda mais complicada pois não poderão fazer o bendito exame obrigatório. Será a roleta ainda mais russa da escola pública, e os alunos do 12 as cobaias! Essa é de facto a realidade que me preocupa mais! Esperemos que esteja enganado e que não sejam estes miúdos do 12 ano atual que irão pagar o experimentalismo da saída de casa e pior, a impossibilidade de recuperar em tempo útil para realizar o tal EXAME que poderia ser, no caso deles, perfeitamente ultrapassado de forma legislativa! Nao me canso de referir! São estes alunos de 12 que mais têm a perder, os que vêm os colegas do profissional com médias altíssimas e nada a ver com as deles, os que têm que fazer exames para ingresso, os que têm currículos diferentes e fazem o mesmo exame! Enfim! Sei que me alonguei, mas há dias assim! Desculpem!

      • Zaratrusta on 5 de Abril de 2020 at 10:58
      • Responder

      Jonas: Está a tentar que as pessoas vejam aquilo que ninguém quer ver. Temo que não vejam mesmo. O que mais me espanta é o silêncio absoluto dos alunos do 12º ano e dos respetivos EE.

        • Jonas on 5 de Abril de 2020 at 11:30
        • Responder

        São de facto os alunos que mais me preocupam. Todos os outros têm possibilidade formal de recuperação. Os de 12 com exame… Não! Senão vejamos… Irão para a escola os alunos do secundário… Numa escola secundária TODOS! Um aluno destes que fique doente não acaba o secundário! Poderei estar enganado, mas muitos e se calhar os melhores não acabarão! Curiosamente, se ficassem em casa, Até poderiam ir ao bendito exame! Uma tristeza! E nada disto seria necessário…. Já expliquei várias vezes o que seria simples ser realizado e em nada beliscaria a legalidade, porque estes alunos já têm exames realizados e desculpem…. Para os que falam dos que não os fizeram… RAIOS DE UMA VEZ POR TODAS VAMOS PREOCUPAR-NOS COM OS MAIS COMPETENTES!

    • Mariana on 5 de Abril de 2020 at 12:27
    • Responder

    Esqueçam de uma vez por todas a realização de exames este ano! Os alunos do 12ºano já fizeram exames o ano passado. Seria com essa nota que se candidatariam ao ensino superior. Até porque , na maioria dos casos, essas disciplinas sujeitas a exame já contam como prova de acesso. Qual o problema se um aluno, que queira ir para um curso se ciências, não fizer exame de Português? E a Matemática ? Será assim tão grave não fazer exame? Não será suficiente a média dos 3 anos? Ao fim e ao cabo a classificação do exame só conta 30% para a nota final da disciplina.
    Quanto aos alunos do 11ºano têm muito tempo de fazer o exame das disciplinas específicas para o ano, se tudo correr bem…

    • Matilde on 5 de Abril de 2020 at 21:53
    • Responder

    E os alunos e as Associações de Estudantes????Não dizem nada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: