O Decreto Lei do 3.º Período

É omissa a informação, mas presumo que todas as provas de equivalência a Frequência de final de ciclo também não venham a existir.

Na última linha deste decreto-Lei encontra-se algo bastante positivo que na conferência de imprensa foi anunciada para o dia 1 de setembro.

arlindovsky
Seguir:
Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/04/o-decreto-lei-do-3-o-periodo/

18 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Paulo on 9 de Abril de 2020 at 21:20
    • Responder

    Ninguém falou ainda que os professores usam a sua internet, os seus computadores, e a sua electricidade para E@D. Aos profissionais da saúde deram 20% na fatura de eletrecidade em 2 meses, 10000 minutos de voz, 10000 sms e 10gigasbytes de internet. Pensem nisto!!!

      • Fiipe on 10 de Abril de 2020 at 1:09
      • Responder

      Tens muita razão …olha que eu não sei como vou fazer para dar aulas através do teams porque a minha NET é muito lenta e o meu PC já tem uns 15 anos…não queria nada estar a investir agora num outro PC e noutro pacote mais oriente de NET…tenho muitas despesas …tenho filhos pequenos…não consigo mesmo investir nisso….e agora como faço…não vou conseguir de todo dar aulas online!!!! Estou em stress e muito preocupado

    • Dr. Contraditório on 9 de Abril de 2020 at 21:24
    • Responder

    Ah, mas também vão fornecer PC e banda larga aos alunos, incluindo aos dois dígitos percentuais que não possuem?

    E vamos ter uma renovação do parque informático, vá, de cinco em cinco anos?

    • Corona on 9 de Abril de 2020 at 22:09
    • Responder

    Fica bem para os incautos.
    Até aqui os alunos nem papel higiênico tinham no wc


  1. Nem todos estão na sua casinha, a ganhar o seu salário, sem qualquer corte como os professores estão (para já). Se calhar, uma pequena despesa não é assim tão grave… Não sei, digo eu.

      • Alves on 9 de Abril de 2020 at 22:28
      • Responder

      E a trabalhar muito mais, disponíveis para pais e alunos, 12, 14 ou mais horas por dia, não conta?


      1. Mas porque trabalha essas horas todas por dia?
        O que necessita fazer assim tanto?

          • Maria Nunes on 10 de Abril de 2020 at 10:24

          Trabalha-se mais horas por causa da necessidade de dar trabalho, ‘feedback’ individual e por escrito a 120, 150 ou 200 pessoas, voltar a corrigir. E lidar com a ansiedade dos alunos. Consome muito tempo, mais tempo do que o trabalho presencial, em aula.


    1. Ana, também nem todos estão a trabalhar numa sala com trinta jovens ou adolescentes mal disciplinados a espirrar ou a fungar para cima do vizinho.
      Nem todos se acotovelam para progredir pelo corredor, por entre gritos de miúdos, tentando entrar noutra sala onde vai estar com mais trinta jovens diferentes a tossir e a soprar na cara dos parceiros.
      Nem todos chegam ao fim do dia com interacção próxima com 90, 120 ou 150 jovens, muitos deles carentes de um pouco de atenção que os leva a ficar para trás procurando o professor para alguma pequena confidência ou até mesmo diálogo supérfluo.

      Por outro lado, nem todos têm a sorte de poder trabalhar num gabinete, escritório, loja ou espaço, frequentado por adultos que cumprem regras de distanciamento, com 20m2 por utente, com máscaras à disposição.
      E mesmo muitos destes, Ana, vão para casa em tele trabalho com portáteis e Internet paga pela entidade empregadora. Já os professores, para além de fornecerem a escola com o material que desde sempre pagaram, nem sequer podem deduzir nos impostos as despesas com que financiam o sistema educativo.

      E mesmo estando na “sua casinha” acompanham e dão apoio a 90 ou 120 alunos com pobres meios a distância, ocupando mais tempo do que estivessem em aulas presenciais.

      Ana, mande para lá os seus filhos ou os seus pais…

      • Maria Nunes on 10 de Abril de 2020 at 10:29
      • Responder

      A sua má vontade deve vir de uma frustração enorme. Venha ser professora também, já começa a haver falta. Ganhamos muito, estamos sempre de férias e não trabalhamos nada, não é nisso que acredita? Então, venha ser professora.


  2. Arlindo, o “bastante positivo” do último parágrafo parece querer dizer que as aulas presenciais correm o risco de não voltar tão depressa.
    Digitalizar as escolas parece ser a única forma de assegurar condições mínimas à educação nos próximos tempos.

    O Irão e a Austrália têm visto o vírus alastrar em clima quente e, além disso todas as últimas pandemias tiveram uma segunda vaga que só ao longo do tempo poderá ser atenuada com eventual imunidade ou vacina. Até lá….

    • jonas on 9 de Abril de 2020 at 23:12
    • Responder

    Ainda não se falou doutra questão…
    Os alunos de 12º que realizaram exames no ano passado viram esses exames contar para a média interna! Os que atualmente estão no 11º não terão essa situação (tal como os examinados deste ano no 12º).
    Este ano, não haverá problemas, todos os alunos estarão em igualdade de circunstâncias, porém, os alunos que este ano não entrarem na universidade e no próximo forem concorrer com os colegas deste ano (muito comum acontecer ficarem com algumas disciplinas em atraso de 12º) estarão prejudicados face aos seus colegas, já que, em muitos casos, terão baixado a sua nota interna ao contrário dos seus colegas!
    Esta situação pode obviamente ser resolvida mediante recalculo de médias internas no próximo ano de todos os alunos, mas é algo que terá obviamente de ser feito!


  3. O ensino à distância nem é mau de todo, principalmente quando um professor se livra de mal educados.

    • Ilda Cruz on 10 de Abril de 2020 at 0:15
    • Responder

    E como é que vai ser com os alunos que fazem exames como externos?

    • Prof a ficar maluca on 10 de Abril de 2020 at 0:31
    • Responder

    Como posso avaliar os alunos¿ Fazendo teste online¿? Bem no 2 período havia pelo menos um teste realizado em condições normais….e agora????

    • Tiago on 10 de Abril de 2020 at 3:20
    • Responder

    Das a mesma nota que deste no 2p para seres justa.
    Se quiseres dar mais uns pozinhos eles tb não se importam.

    • Francisco on 10 de Abril de 2020 at 11:27
    • Responder

    Os que terminaram o ano passado, não entraram e vão tentar novamente este ano já vão sofrer desta injustiça agora!

    • Susana pereira on 11 de Abril de 2020 at 10:07
    • Responder

    E agora pergunto como será feita a avaliação destes alunos.
    O meu filho no 5 ano,estava com 4 negativas, sendo uma delas a educação física…
    Haverá já resposta????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog