Houve alguém que me chamou de “adivinho” quando leu o meu artigo de ontem no Público… mas a bola de cristal partiu-se há muito, bastou-me estar atento ao que se ia dizendo…
Covid-19. Governo prepara reabertura do ensino secundário para 4 de maio
Costa ainda vai ouvir sector, mas espera retomar aulas do 10º, 11º e 12º. Objetivo é pôr o plano em marcha e ir medindo o surto
In Expresso
16 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Incrível. Alunos e professores carne para canhão. Questiono-me: qual a diferença entre uma sala de aula com regras e um estabelecimento comercial com regras. Terao consciência da dimensão da circulação e contactos entre pessoas? Aceitarei tal medida se estiver acompanhada do também retorno da economia. Sem isso não fará sentido. Sem segurança no controlo do vírus pode vir a ser suicida.
Luís Franco,
O dinheiro compensa ficar entubado?
Têm noção do que isto faz às pessoas? Vê a quantidade de gente ventilada e que, mesmo que sobreviva, tem alta probabilidade de insuficiência pulmonar e outras para os resto da vida?
Pensem bem quando dizem que só voltam com retorno económico. Nada vale isso perante o que vivemos. A vida não tem preço!
O absurdo já deixou de surpreender. Caro 1º ministro, eu -professor e o meu filho- aluno do 11º ano, não vamos. A não ser que a escola assuma por escrito todas as responsabilidades do que dai possa advir.
Absurdo total, só quem desconhece a realidade adolescente e os espaço escolar pode pensar que esta situação não vai levar a uma infeção em massa.
Não conhecem o corpo docente envelhecido que temos…
Ainda vai haver uma reunião. Mas quem lá vai estar? O C. N. de Saúde Pública que sempre foi contra o encerramento das escolas, o C. N. de Educação e o C. de Escolas, ambos pejados de boys. A decisão está tomada.
Sacrifica-se a saúde e talvez a vida de alunos, professores e seus familiares em nome desse valor elevadíssimo: os exames.
E já agora sr. 1º ministro, estes 10º, 11º e 12º anos incluem os cursos profissionais? Será bom saber-se.
Mas, porque é que deveria incluir se não vão fazer exames… O meu 11º Profissional estava na FCT, só realizaram 2 semanas. Proponho que retomem a FCT! Isto se o comércio reabrir também a 4 de Maio!!!! Senão ficam em Lay-Off simplificado com direito a classificação mínima de 10 valores.
P.S. Cumprir regras é a maior virtude das turmas do ensino profissional em qualquer escola deste país!!!!!!!!!!
Apoiado, devia ser essa a decisão em massa, mas infelizmente a nossa classe profissional continua desunida…nem numa situação destas!
E quem se responsabiliza por FCT fora das escolas? Acha que o risco já não existe? Nem empresas vão querer, mesmo que reabram.
Também estou no profissional, o FCT e as PAP não são um problema incontornável. Aliás, no ensino nada é!
Tenho uma filha asmática no 11 ano,. Com é vou colocá-la na boca do lobo? Estão loucos!!!😞
Para esses casos só baixa médica para a aluna. Não há médico que no seu juízo perfeito indique que a jovem deva ir para a escola com essa doença crónica.
Colegas, vocês parecem os nossos alunos excitados.
Tenham calma,pois esta situação é na expetativa de que o nº de mortos irá ir diminuindo até esta data. Como todos sabemos depois do pico haverá um longo planalto.
Stay Home
Claro que não pode colocá-la, por exame nenhum!!
Stay Home estou bem mais descansada 😞
Têm noção do que isto pode trazer??
A média de idades do corpo docente do secundário, as patologias que alguns já têm…
E mesmo os alunos, sendo mais velhos, não vão cumprir as regras necessárias, não houve formação nem preparação para isso.
Qual é o problema em ajustar o ano letivo e salvaguardar as vidas de centenas de docentes e milhares de alunos? O Estado de Emergência permite todos os ajustes possíveis.
Sr. PM , se quer “fazer experiências” com algum retorno à normalidade, faça- o com o Parlamento!
Por mim, com um problema oncológico e com um filho asmático em casa ( apesar de estar no 8 ano, pode também ser contagiado em casa) e outro no 10 ano ( que nem sequer tem exames) , não volto nem corro o risco de colocar o meu filho mais velho e toda a minha família a uma situação evitável.
Apelo a todos os colegas docentes e pais conscientes que digam NÃO a esta reabertura ! Petições, o que for! Primeiro a saúde! Toda a contenção tem surtido efeito, o vírus não desapareceu nem vai desaparecer tão depressa. A prevista segunda vaga pode ser acelerada com isto e mais mortífera.
Colegas, é grave o que querem fazer. Vão chover atestados médicos e alunos na mesma sem aulas!
Sindicatos, onde estão??