Escolas vão cumprir regras de saúde no regresso das aulas
O Governo já está a preparar o regresso às aulas dos alunos dos 11º e 12º anos. Este reabertura das escolas poderá ter lugar a 18 de maio, como avançou hoje o Público, com a diretora-geral da Saúde a garantir que várias regras de saúde vão ter de ser cumpridas por alunos e docentes.
“Está a ser preparado o regresso. Todas essas medidas são ponderadas entre o ministério da Saúde e o da Educação. Há um conjunto de regras que todos conhecemos e que vao ser aplicadas também às escolas e a estas turmas”, disse hoje a líder da Direção-Geral da Saúde (DGS).
“Vão ser estudadas situações especificas, como o caso dos docentes, e discentes, que possam ser mais vulneráveis”, afirmou Graça Freitas.
Conforme aponta, no caso dos docentes serão “analisadas em conjunto com as autoridade de saúde os “critérios de idade” e “patologia de doença de base que justifique alguma situação específica”.
No caso do alunos, serão tidos em conta os casos dos “imunosuprimidos ou doença base grave” que poderá gerar “medidas de exceção”.
“As medidas estão a ser trabalhadas em conjunto pelos dois ministerios, seguindo regras basicas e depois especificando regras muito concretas para o ambiente escolar e o grupo etario”, afirmou Graça Freitas.
19 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Como? São estas as condições para não se comparecer nas escolas? O meu filho não vai.
ahahahah ahahahah
as escolas vao cumprir ehehehehe eheheh
foi a maior piada do seculo
as escolas carecem de orientações”, lamenta Filinto Lima.
Falta saber que horários poderão ser cumpridos e quantos alunos podem estar em simultâneo na sala de aula, por exemplo. Além disso, é preciso fazer chegar às escolas material de higienização, luvas e máscaras.
O representante dos diretores lembra ainda que se houver mais turmas, como menos alunos podem ser necessários “mais professores a algumas disciplinas”.
E a possibilidade da reforma para os docentes mais idosos e vulneráveis? O ME continua a assobiar para o lado, mandando-os para o “campo de batalha” à espera que morram a trabalhar, poupando mais uns trocos para investir em manuais?
Estou totalmente de acordo. Com 64,5 de idade com doenças comprovadas… E a fazer 40 anos de serviço, enviam-nos para o campo de batalha?!??
Será para morrermos e nao nos pagarem a reforma!!??
reforma nunca
espera-se que morra que baixa despesa do estado … muito necessário nos dias de hoje
Os professores não deviam ter compaixão por esses bandidos engravatados! Deviam entrar numa greve nesta altura em que estão fragilizados. Compaixão? Não brinquem comigo.
–
Os docentes estão a ser exemplares e o País reconhece esse esforço.
As aulas presenciais serão retomadas pois é aí que faz sentido o ato pedagógico. Os professores mais uma vez irão estar à altura do novo desafio.
Os professores jamais se demitem da sua função. Não só irão estar à altura como mais uma vez irão ser EXEMPLO.
–
Mais uma tentativa patética de “evangelização”!!!
Acredita mesmo no que escreve ou não tem a noção do ridículo???
Faça um favor a si próprio: mude o discurso vazio, descaradamente propagandista, ou então abstenha-se de o emitir…
Este Pardal é um bot ao serviço do Governo.
Podem bloquear?
Atendendo aos perigos para a saúde pública que o regresso das aulas para os alunos que vão a exame acarreta, não seria mais avisado, simples e económico que as aulas desses alunos continuassem à distância? Afinal são alunos tendencialmente mais disciplinados, interessados e com mais maturidade que os do 3º Ciclo. Além disso, muits câmaras municipais têm estado a criar condições para que a alunos sem acesso à Internet posssam acompanhar as aulas. O dinheiro que se vai gastar em equipamentos de proteção e gel desinfetante ( já não falo na contratação de novos professores, porque certamente os bombos da festa serão a prata da casa das escolas com reorganizações de horários ).Tantos alunos que por esse mundo fora têm aulas à distância e e aprendem mais do que muitos que andam nas escolas. haja vontade e interesse. Afinal, à distância, o professor pode explicar, repetir, exemplificar…. Há alternativa. Que obsessão pelas aulas presenciais…
Cá para mim estás convocado eheheheh
Cá para mim deves dar aulas ao Primeiro Ciclo, ou EV ou afim……
Manuel e tu és professor de quê? Temos professores de 1ª e de 2ª , queres ver?
…no caso dos docentes serão “analisadas em conjunto com as autoridade de saúde os “critérios de idade” e “patologia de doença de base que justifique alguma situação específica”…
Traduzindo em linguagem corrente, para bom entendedor: os professores que se lixem!!!!!!!!
Pela triste e atabalhoada atuação do ministério da educação e pela atuação das ditas “autoridades de saúde”, que diziam que o vírus nunca chegaria cá, todos sabemos que nada vai ser feito nas escolas.
As direções andam muito ocupadas em inventar grelhas e mais grelhas de planos A, B, C…etc…e em monitorizar a aplicação desses planos…
Quem for de grupo de risco que tente arranjar um atestado médico, para quando as aulas do secundário voltarem a presenciais, porque se ficam à espera das “autoridades de saúde” bem podem esperar…
Manuel Santos, sinto uma enorme tristeza quando vejo um colega menosprezar o primeiro ciclo. É por estas e outras razões que os professores chegaram ao ponto em que estão.
António, e eu sinto ainda maior tristeza por , alegadamente, o SR. ser professor, adulto, e ter interpretado a frase à letra,como um petiz de 5 anos, e não simbolica ou figuradamente a frase, como seria de esperar…. Já agora faço-lhe um desenho: a frase queria significar ” tu não vais trabalhar para a escola este ano, porque das EF, EV, Primeiro Ciclo , disciplina que não tem exame ( mesmo podendo ser tu rpofessor do <secundário ), etc….
Mais: n estou convocado, mas sei-me colocar no lugar do outro ( empatia ).
Pior a emenda que o “cimento”, Manuel Santos.