Aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos a 18 de maio e creches a 1 de junho

O jornal Público avança com as possíveis datas de abertura à possível “normalidade”…

 

Aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos voltam a 18 de Maio e creches abrem a 1 de Junho

As aulas presenciais dos alunos dos 11.º e 12.º anos deverão ser retomadas a 18 de Maio e as creches e comércio em geral reabrirão a 1 de Junho, soube o PÚBLICO. Já a 4 de Maio abrirá o pequeno comércio de bairro. Estas são as datas previstas pelo Governo na estratégia que está a delinear para a retoma gradual, progressiva e monitorizada da economia e da sociedade, quando for decretado o fim do estado de emergência.

A estratégia do Governo será posta em marcha se tal for permitido pelos dados e análises dos especialistas da Direcção-Geral de Saúde (DGS), que serão apresentados na reunião de terça-feira, dia 28, no Infarmed. Mas o plano está traçado e, do ponto de vista legal, deverá desenvolver-se sob a medida de excepção do estado de calamidade.

A estratégia do Governo contempla que haja medidas e orientações de contenção para pessoas mais velhas e grupos de risco – doenças cardíacas, vasculares, oncológicas e crónicas, como diabetes e asma -, nesta fase de abertura gradual e monitorizada, em que a circulação de pessoas e as interacções sociais irão aumentar, em consequência da reabertura da economia e a sociedade.

Ainda que a partir de dia 4 de Maio, com a abertura do pequeno comércio local, vá aumentar a circulação de pessoas, o momento decisivo do processo de abertura gradual é, para o Governo, o do recomeço das aulas presenciais do 11.º e 12.º anos, a 18 de Maio, pois é aquele em que aumentarão de forma significativa as interacções sociais, explicou ao PÚBLICO um responsável governativo.

Por isso, ainda que as aulas presenciais sejam retomadas apenas para as 22 disciplinas dos dois últimos anos do secundário cujo exame conta para a média de entrada na universidade e no politécnico, está previsto um plano de contingência para as escolas, que assenta no distanciamento social e no uso de materiais de protecção.

LER ARTIGO AQUI

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/04/aulas-presenciais-dos-11-o-e-12-o-anos-a-18-de-maio-e-creches-a-1-de-junho/

27 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Brigas on 26 de Abril de 2020 at 20:05
    • Responder

    Mas o Ferro Rodrigues não disse que nao deviamos andar mascarados???

    Lembrem-se que essas máscaras só protegem os outros.
    Mascaras para nossa protecao só as FFP2 que não irão ser distribuídas a ninguém.

    • Zaratrusta on 26 de Abril de 2020 at 22:09
    • Responder

    O meu filho NÃO VAI. Não aprendeu nada, nem nada lhe foi ensinado desde 13 de março. Não será num mês que o vai fazer. Não será cobaia para se aferir o estado da doença.

      • Pardal on 27 de Abril de 2020 at 11:27
      • Responder


      Os professores não se podem demitir de dar aulas presenciais. Neste momento, no plano traçado pelo Governo, as condições de segurança estão perfeitamente asseguradas.

        • Maria on 27 de Abril de 2020 at 15:54
        • Responder

        Olha lá, ó Pardal, andas por aqui a minar há vários dias! Só te aconselho que desandes pois os teus comentários têm um cheiro a bafo fedorento e demonstram que quem os elabora não passa de um frustrado com doença mental aguda!

        • Joao Lima ferreira on 27 de Abril de 2020 at 18:30
        • Responder

        ” as condições de segurança estão perfeitamente asseguradas”. .
        Tanta credibilidade que até comove,!!
        COMO AQUELA IDEIA PEREGRINA, DA NÃO UTILIZAÇÃO DA MÁSCARA,
        QUE O SEU USO ATÉ PODIA SER PERIGOSO,”…………
        A Sr. Diretora Geral debitando e a Sra. Ministra abanando a TOLA…
        …aqueles palermas da Coreia do Sul, Japão, Hong Kong, etc com a mania de andarem mascarados……………………..
        Não fora a pressão do presidente da República e as medidas teriam chegado mais tarde….o seu a seu dono!

    • Filipe on 26 de Abril de 2020 at 23:06
    • Responder

    Se tem noção que os infetados vão disparar , então porque estão a lançar as pessoas a fim de disputarem a vida e morte ? Não chega já de exemplo os outros países e estudos ainda muito escassos mas que identificam este vírus como pior do primitivo em 1918 ? Portugal não entrou na WWII , mas quase toda a Europa ficou parada e arrasada durante 6 anos , levantaram-se e a economia tornou-se mais forte do que Portugal , o qual permaneceu pobre como sempre . Mas parece que prevalece discutir-se Economia vs Vida e Morte . Espero que este Governo não venha depois a ser processado criminalmente no Tribunal Penal Internacional por crimes de propagação consciente de doença contagiosa contra humanos indefesos , enganados por números por vezes fictícios faz de conta . Enquanto os números de infetados não descerem para poucas centenas e os casos novos para poucas dezenas , abrir em Maio e Junho , é igual a lançar brasa na fogueira ou melhor dito : lançar humanos nos crematórios .

      • Eduardo Duarte on 27 de Abril de 2020 at 11:21
      • Responder

      Completamente de acordo

      • Roberto Paulo on 27 de Abril de 2020 at 12:02
      • Responder

      Não sei se é só desfaçatez se cinismo.

      As condições de segurança estão plenamente asseguradas! Quanto te pagam para dizeres estas tiradas cómicas? Trinta dinheiros? Ainda acabas pendurado numa figueira! Cargos em Roma? Olha que esta não paga a traidores!

      Não te preocupes: não serão os professores a apresentar a demissão, mas os pais e os alunos.

      O Pardal não sabe nadar
      Iou

    • Lurdes on 26 de Abril de 2020 at 23:15
    • Responder

    Qual a diferença abrir em junho ou em setembro?


    1. Pergunta aos italianos.
      Ah, os meus filhos não vão.

    • Zaratrusta on 26 de Abril de 2020 at 23:59
    • Responder

    Quem faz uma pergunta destas revela um nível intelectual que não merece resposta.


  1. Sabem por que não abrem a 4 de maio?
    Comprometeram-se a fornecer material de proteção e NÃO TÊM.
    Nem há nos hospitais…

    • Pedro Franco on 27 de Abril de 2020 at 8:54
    • Responder

    Estamos a entrar no campo do experimentalismo mais suicida. Infelizmente estão a lançar para a fogueira inúmeros cidadãos portugueses de risco. Estou muito triste com esta aparentemente inevitabilidade que seria evitável com o ensino à distância. Isto revela a total incompetência e subserviência do ministro da educação à pressão económica, naquela que será uma tentativa frustrada de ver resolvida a questão dos exames. Sim, frustrada porque a luta vai agora começar. Senhores professores em situação de risco, sejam conscientes, defendam a vossa vida e a dos outros, bem como o SNS – coloquem baixa e não compareçam. O PR que vá dar aulas!

      • Roberto Paulo on 27 de Abril de 2020 at 12:04
      • Responder

      O Pardal disse que o governo assegurou blá-blá-blá-blá…. Se o Pardal assegurou, nem mais um contaminado vai haver!

    • jonas on 27 de Abril de 2020 at 9:28
    • Responder

    E vão logo testar com os alunos que têm exame nacional…
    Depois…
    Coitados não o puderam fazer, ficaram doentes….
    Isto é de bradar aos céus!

    • Maria on 27 de Abril de 2020 at 9:29
    • Responder

    Em Portugal o acesso ao ensino superior depende apenas do secundário.
    Em setembro, se não houver exames, as universidades não tem alunos.
    O ensino superior demitir-se completamente da seleção dos alunos é ridículo e deve ser único na Europa.
    Mas assim como está, é fácil, é barato e dá milhões.
    Milhões para os explicadores, para as editoras e para os privados que inflacionam as notas.


  2. Usem as avaliações internas.

    • Manuel on 27 de Abril de 2020 at 10:06
    • Responder

    Subserviência, subserviência e nada mais do que subserviência a interesses mais podero$o$, bem mais podero$o$ do que aqueles que eles propagandeiam.

    • Matilde on 27 de Abril de 2020 at 10:59
    • Responder

    O único objectivo de abrir em 18 de Maio é possibilitar a realização de EXAMES no presente ano lectivo!

    A obsessão por exames é de tal ordem que estão dispostos a sacrificar todos os outros aspectos envolvidos, como a saúde dos alunos e professores que tenham que regressar, porque nada é mais importante do que a realização dos exames!

    No fundo, a mensagem que é passada pela própria Tutela diz-nos que os exames são imprescindíveis e que tudo o resto, como avaliação contínua, avaliação formativa, flexibilização (palavra tão grata para o Ministério nos últimos tempos…), na realidade, não passa de “balelas” e não interessa para nada… Tudo se resume a exames…

    A não realização de exames no presente ano letivo, devido às circunstâncias que todos conhecemos, nunca poderia significar que não existiria concurso de acesso ao ensino superior. Significaria apenas que teria que se encontrar outra “formula” de ingresso, que não a actual. E isso seria muito simples, se houvesse essa vontade…

    Ou será que não existe no Ministério nenhum organismo dotado de capacidade técnica para conseguir estabelecer essa nova formula?

      • Zaratrusta on 27 de Abril de 2020 at 14:19
      • Responder

      Concordo totalmente.

    • Antonio on 27 de Abril de 2020 at 11:07
    • Responder

    Apelo ao bom senso de todos, alunos e professores, para que não sigam por esta via experimentalista. Temos uma classe docente envelhecida, muitas vezes com comorbilidades e ainda, nalguns casos, cuidadores de pessoas ainda mais vulneraveis. Esta ilusão de retorno à normalidade pode custar caro a todos. Melhor seria dedicar estes meses a preparar, com seriedade, o próximo ano letivo. Os exames devem avaliar o que foi leccionado até Março. Fiquem em casa, cuidem de todos nós.

    • Maria Guerra on 27 de Abril de 2020 at 12:05
    • Responder

    Só pergunto: como manter o distanciamento social e usar o material de proteção na creche????
    IMPOSSÍVEL

    • Jonas Luís on 27 de Abril de 2020 at 13:15
    • Responder

    Bem vindos ao Embrião do II Estado Novo! Despertai agora ou amanhã poderá ser tarde demais. A propaganda está dentro das nossas casas! Pensem pela vossa própria cabeça. Não se rendam de imediato ao que vos é apresentado. Os lobos com peles de cordeiro são muitos, e os piores nunca chegam dos extremos! Atenção consciências. Espreitem por detrás do cenário que já está montado! O 25 abril recomeça agora, também!

    • Sónia on 27 de Abril de 2020 at 14:03
    • Responder

    O meu filho está no 12ºano e não irá. Ninguém pode garantir, nem o Governo, que estes alunos se contraírem o vírus não correm risco de vida, pois ainda não se sabe tudo sobre ele. Meus senhores a vida humana é muito mas muito mais importante. Qual é o pai ou a mãe que vai arriscar? Digam-me?

    • Filipe on 27 de Abril de 2020 at 15:17
    • Responder

    O primeiro ano da PGA em 1989 o ensino superior relativo ao 1º ano só começou em Janeiro do ano seguinte , ninguém morreu e todos acabaram bem o seu curso . Parece que este vírus está bem concebido assim diz Luc Montagnier (1) e que Portugal adotou os testes que relatam 30% de testes Falsos Negativos ( 2 ) , a bem da estatística dos mortos e infetados . O mais curioso é o inimiga dos alegados curados , mais tarde voltam a testar Positivo . Tudo bem feito , o vírus tem a subtiliza de utilizar uma sequência genética presente no genoma do HIV , esconde-se em alguma parte do corpo e mais tarde desperta ( 3 ) … estejam atentos , não procurem estar infetados para sempre .
    1.https://www.pourquoidocteur.fr/Articles/Question-d-actu/32192-Revelations-l-origine-SARS-CoV-2-Luc-Montagnier-Nobel-marginal-habitue-polemiques
    2.https://www.livescience.com/covid19-coronavirus-tests-false-negatives.html
    3.https://www.theguardian.com/world/2020/apr/11/who-looks-into-report-of-covid-patients-testing-positive-after-negative-tests

    • Soares on 29 de Abril de 2020 at 19:38
    • Responder

    A todos aqueles que querem que sejamos expostos a esta pandemia, em nome da economia, só desejo, que eles e os seus jazem no cemitério. Quanto a mim, não quero saber da economia e de alimentar as multi empresa nacionais e mundiais, com vidas humanas. Se tiver que voltar ao tempo dos meus avós, de lavrar os campos com animais, assim prefiro, e estar rodeado da minha família e dos meus amigos.

    • DanielCag on 6 de Julho de 2023 at 16:47
    • Responder

    I gave CBD roll-on for dolour a try out and it worked wonders cbd body cream! The attention was casual, and the release was almost immediate. The mollifying sense and reduction in torment were remarkable. I’m impressed and will decidedly protect using this CBD roll-on for my nuisance management. Extremely promote!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: