Alunos Exaustos com Actividades a Meio das Aulas

Este ainda foi um tema aqui no blogue na passada quarta-feira.

 

E disso já se sabe há bastante tempo, só é estranho que a Associação Nacional de Municípios desconheça este problema e que o presidente da ANDE ainda julgue que as AEC sejam em tempos de 45 minutos e que ainda se consigam dar duas actividades entre as 15:30 e as 17 horas.

 

 

aec

 

Jornal de Notícias (26-09-2015)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/09/alunos-exaustos-com-actividades-a-meio-das-aulas/

22 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Bruno Gralha on 25 de Setembro de 2015 at 13:38
    • Responder

    Meu deus que barbaridade!!!

    Indignação é o que me corre na alma…este artigo revela o grande lobby existente de professores de 1ºciclo, felizmente nem todos os docentes pensam assim!!!
    Tenho 31 anos, tenho um horário de AEC’s 28horas no agrupamento onde dou aulas, pois estas são valorizadas e os professores que as leccionam também as valorizam.
    Ora, penso eu para os meus botões… os meninos de 2º e 3º ciclo quantos professores têm ???que mal tem no 1ºciclo terem 4 professores (1 titular + 3 Aec’s)????qual o problema dos professores titulares terem furos???não é o mesmo o que acontece ao horário dos professores do 2º e 3 ciclo??? Coitadinhos dos alunos tem Atividade Física e Desportiva logo pela manhã….Coitadinhos dos alunos tem Atividade Física e Desportiva a meio da manhã…Coitadinhos dos alunos tem Atividade Física e Desportiva logo a seguir ao almoço ….é melhor os alunos terem as AEC’s ao final do dia para o professor titular sair mais cedo e ir fazer “cenas”!!! (ironia, muita ironia e sarcasmo utilizada neste parágrafo).

    Não dou AEC’s porque me apetece…dou porque sou muito novo (31 anos) e tenho a esperança que este tempo de serviço me possa abrir possibilidades num futuro próximo.
    Com um contrato altamente precário, onde só recebo 9 meses por ano e com uma tabela muito…”esquisita” onde se faz uma espécie de regra de três simples com o índice 126.
    Sou responsável por várias eventos desportivos que dinamizo ao longo do ano letivo juntamente com os professores titulares. Dou o meu melhor, mesmo que seja sem qualquer tipo de pavilhão gimnodesportivo para as aulas de Atividade física e desportiva.
    Os professores titulares eram capazes de dar 5 horas ou 10horas de Aec’s por semana ao final do dia???A recibos verdes???não me parece!!! Falam sem ter noção do que é tentar entrar no sistema, concorrer para o país inteiro e o sistema responder: Não, não tens hipótese!!!…és muito “novo”…!!!tens pouco tempo de serviço…!!!
    Desculpem o desabafo mas estou farto que falem mal da AEC’s só porque sim,sem se ter uma noção das condições, da precariedade e sobretudo porque deveríamos estar todos do mesmo lado, o lado dos alunos!!!!
    um grande abraço e com ano letivo para todos vocês!!!

      • i on 25 de Setembro de 2015 at 16:22
      • Responder

      De pleno acordo. As AECs deveriam fazer parte do curricula e logo se acabava com o problema. Acabem com a monodocência já. Há que valorizar todas as componentes e não só algumas delas.

      • maria on 25 de Setembro de 2015 at 16:37
      • Responder

      Barbaridade é estar a olhar para o seu umbigo, em vez de pensar nas crianças que apenas têm 6, 7 8 e 9 anos de idade. Estes permanecem na escola das 9 horas até às 17:30 e depois ainda levam, um monte, de trabalhos de casa. Quando descansam? Que rendimento escolar terão?
      Tenha vergonha!

        • maria on 25 de Setembro de 2015 at 20:13
        • Responder

        Deviam ter mesmo vergonha! Só fala assim quem não tem noção do que é o 1º ciclo! Estas crianças têm um carga horária demasiado pesada para a sua idade

        • Graça Machado on 26 de Setembro de 2015 at 9:13
        • Responder

        Concordo plenamente consigo Maria.
        Os professores titulares para cá, os professores das aec para lá, horários, furos…
        Então e as crianças?
        Quem é que pensa nelas e defende os seus interesses?
        Como mãe e professora do 1.º ciclo posso garantir que o que se passa nas escolas por estes dias é que é uma barbaridade!
        Crianças que, apenas com 5 ou 6 anos de idade são obrigadas a estar na escola das 9h às 17h30 devia ser crime.
        Todas as disciplinas são importantes, também concordo, mas elas deviam estar presentes no horário curricular das turmas e não em aec.
        O trabalho das crianças no 1.º ciclo não se limita às três áreas que tenho visto serem mencionadas nestes comentários. Quem sabe do que fala, conhece o facto dos professores do 1.º ciclo receberem formação básica e contínua nas áreas das expressões, articulando as temáticas a ser estudadas com estas áreas.
        “Ah, mas um professor do 1.º ciclo não sabe dar educação física ou música como um professor dessa área!”. Claro que não sabe! Mas para que precisa saber? Sabe o essencial, que lhe permite a realização de atividades lúdicas que complementam o ensino regular.
        Acordem, por favor!
        É aos VOSSOS filhos que esta barbaridade está a ser feita!

      • Ana Ferreira on 25 de Setembro de 2015 at 18:43
      • Responder

      Gostaria de saber porque é assim tão importante massacrar as crianças pequenas com tanta atividade? Tenho saudades do tempo em que a escola do 1º ciclo era a “Primária” e em que as aulas funcionavam apenas no período da manhã ou da tarde. Eramos crianças e brincávamos muito. E agora? Quando é que os nossos filhos se divertem? A Atividade Física praticava-se quando se jogava à bola e a Expressão Plástica quando se brincava às casinhas e se fazia da terra e do barro a matéria prima para as brincadeiras. Só é pena que tanta falta de bom senso prejudique aqueles que não se conseguem defender.

      • Clara Rosa on 26 de Setembro de 2015 at 9:43
      • Responder

      Caro Bruno Gralha, de facto existe um lobby no 1º ciclo, veja lá que agora os professores até se recusam a reformarem-se aos 55 anos e dizem que só se vão embora aos 66. Já agora a redução de alunos no país também é culpa deles (é um plano macabro este o de controlo de natalidade) e, estou cá desconfiada, que também foram eles que exigiram o aumento do número de alunos por turma, só para parecer que trabalham muito, não se importando nada com a redução de lugares. Ah, pois! Já me esquecia, também foram eles que fecharam inúmeras escolas pelo país, obrigando crianças dos 6 aos 10 a levantarem-se muito cedo, fazerem longas viagens e chegarem tardíssimo a casa ficando com pouco tempo para brincar, descansar e estar com a família.

      Compreendo que este lobby o afete, se não fossem os professores do 1º ciclo o senhor teria emprego, não precisava de estar nas AEC, já se podia lembrar que não lida com adultos, podia ver que o importante são as crianças e reconheceria o que realmente é importante para elas.

      Dou-lhe apenas um conselho: Levante os olhos do umbigo e olhe em frente. As crianças agradecem!

    • AOliveira on 25 de Setembro de 2015 at 19:38
    • Responder

    Também estranho o silêncio da Confap…

    • maria on 25 de Setembro de 2015 at 20:09
    • Responder

    Os municípios estão fartos de saber! Ou é assim ou não há AEC para ninguèm! E os agrupamentos aceitam tudinho….Hipócritas!

      • Armando Morais on 26 de Setembro de 2015 at 13:37
      • Responder

      Os municípios ganham muito dinheiro com as Aec e todos nós sabemos como se manipulam os números

    • TPC on 25 de Setembro de 2015 at 20:54
    • Responder

    É um absurdo que as crianças mais pequenas sejam a que mais carga horária têm. Educação física, musical e plástica são muito importantes e deveriam ser leccionadas por professores específicos das áreas, mas deviam estar integradas nas 25 horas curriculares! Diminuam os programas “megagigantescos” de português, matemática e estudo do meio, que resolve-se o cansaço das crianças. E diria que saem do primeiro ciclo a saber mais do que com a carga de trabalhos que têm agora…

    • Paula Oliveira Magalhães on 25 de Setembro de 2015 at 20:56
    • Responder

    Compreendo que os professores mais novos necessitem trabalhar, O que não compreendo é docentes com mestrados e licenciaturas serem tão mal formados ao nível de psicologia e pedagogia. Não se trata só da excessiva carga horária, trata-se de conhecer as características psicológicas de crianças dos 6 aos 9 anos (não são as mesmas dos alunos dos 11 aos 13 anos). Crianças tão pequenas não conseguem manter a concentração após muitas horas numa mesma sala de aula, sentados e a ter aulas de mais do mesmo. Tenho 26 anos de serviço no 1º ciclo e nunca se viu tanta indisciplina e falta de concentração e desmotivação como nos últimos anos. Os professores das AEC falam assim : “Acabem com a monodocência”, porque desconhecem ,de todo, o que é dar aulas a crianças tão pequenas. Estão lá apenas 45 min, saem e quem tem de “juntar os pedaços” são os professores do 1º ciclo. Frequentemente, não conseguem (em 45min) motivar a turma e ensinar o que quer que seja, problemas disciplinares , são depois os titulares de turma que têm de os gerir e resolver junto aos Pais. Com a perda da monodocência e o “escolarizar” do 1º ciclo perdeu-se uma das suas características principais , e onde residia o seu êxito ” a multidisciplinaridade” , a possibilidade de à volta de um tema o professor dar simultâneamente português,matemática , estudo do meio e expressões e fazer, ele, a gestão do currículo de acordo com os interesses manifestados pela turma. Quem perdeu? Os alunos! O saber está espartilhado e muito mal repartida a sua carga horária. Para além disso compreendo que os docentes das AEC queiram as atividades deles espalhadas ao longo do dia, mas quem lida com crianças sabe que a capacidade de concentração é muito melhor no período da manhã, depois começam a ser bombardeados com estímulos de vária ordem e perde-se. Por outro lado as áreas que são avaliadas em exame são o Português e a Matemática, não a Educação Física ,o ensino da Música ou as Artes Plásticas( que eu considero áreas mui nobres em educação e que não devem ser desprezadas, mas vamos ter bom senso!!!!!O problema não são os furos nos horários dos professores do 1º Ciclo. o problemas é a falta de concentração, motivação, cansaço e até recusa em participar nas atividades, por parte das crianças, quando o horário lectivo do Português e da Matemática passa para o período após as 16 horas. Convido os senhores professores das AEC a dar Matemática (após as 16h) , durante um período de um mês , façam a experiência e depois então, comentem. Os lobbys , se existem, é no superior interesse das crianças, e NUNCA, o interesse dos professores, sejam eles do 1º ,2º 3º ciclos ou AEC.

      • Miyori on 25 de Setembro de 2015 at 21:17
      • Responder

      E que culpa têm as AEC disso? Nao sao os AEC que passam trabalhos de casa excessivos (depois de horas infinitas de estudo na escola!!) nem obrigam alunos a estar horas sentados em sentido. So quem não conhece o mundo das AEC e do 1 ciclo pode criticar tão erradamente quem apenas luta por proporcionar aos miúdos experiências que nunca teriam com as titulares! Não sou AEC mas já fui, sei bem o que digo.
      Engraçado como na Alemanha a maioria das turmas nem aulas de currículo têm à tarde, e as que têm NUNCA levam TPCs porque se entende que ja trabalharam o suficiente na escola. Engraçado também como lá as aec sao desejadas…os meus antigos aluois de primária até carpintaria tinham extra currículo e não andavam exaustos por isso. Acabem mas é de uma vez por todas com o trabalho excessivo das titulares.. elas que façam o seu trabalho na sala de aula e deixem os miudos ter tempo para respirar e apreciar outras actividades.

      • Daniel on 25 de Setembro de 2015 at 22:26
      • Responder

      De acordo Paula.

      • Armando Morais on 26 de Setembro de 2015 at 13:38
      • Responder

      Subscrevo

      • i on 27 de Setembro de 2015 at 19:32
      • Responder

      No primeiro ciclo, enquanto aluno, sempre tive aulas de tarde (nos 4 anos) e como tal tive matemática de tarde. Na altura pela Associação de Pais, tínhamos ainda extra Educação Física, Música e EMRC. E atenção que era numa escola pública, no turno da tarde e, sim a matemática nesses dias ficava para o final da tarde e não foi por isso que eu e outros colegas deixamos de ser excelentes alunos a matemática.

        • i on 27 de Setembro de 2015 at 19:37
        • Responder

        E é verdade nunca me fez confusão ter 4 professores, na altura, por ano de escolaridade. Quando cheguei ao 5.º ano via os outros colegas perdidos enquanto eu já era autónomo. Ou seja, mais do que um professor até acaba por ser benéfico para o aluno.

    • Daniel on 25 de Setembro de 2015 at 22:22
    • Responder

    Confunde-se alhos com bugalhos.

    Malta que não é professor do 1º ciclo (quer dizer, alguns também o são), que nunca leram um livro sobre psicologia da criança, opinam que a monodocência deve acabar. Neste extremo da europa, no país onde as crianças mais cedo deixam a monodocência (digam-me outro país onde aos 10 anos as crianças já têm 8 professores) sugere-se o fim do modelo de ensino que escolarizou gerações.

    Os professores do 1º ciclo (excluo os paraquedistas que por lá andam contrariados, por falta de lugar no 2º ciclo), legitimamente querem ser equiparados aos dos restantes níveis de ensino. De acordo.

    Os professores das AEC querem melhores horários. De acordo.

    Quando se quiser apostar no 1º ciclo é possível conciliar estas duas vontades, sem descaraterizar um elemento essencial da educação dos mais novos: um professor que acompanha um grupo de crianças e que pelo conhecimento que tem delas é muito mais do que um mero transmissor de conteúdos.

      • Armando Morais on 26 de Setembro de 2015 at 13:43
      • Responder

      Muito bem dito…paraquedistas mesmo nem imaginam o ar contrariado com esses doutores entram nas nossas escolas

    • Manuela Antunes on 25 de Setembro de 2015 at 23:05
    • Responder

    Será que o termo “regra” assumiu a definição de “exceção”? Na verdade, o n.º 6 do Artigo 18.º, da Portaria n.º 644-A/2015, refere que “As AEC são desenvolvidas, em regra, após o período curricular
    da tarde, sendo da responsabilidade do Conselho Geral, sob proposta
    do Conselho Pedagógico, decidir quanto à possibilidade de existirem
    exceções a esta regra.”. Na qualidade de encarregada de educação, infelizmente, percebo que no horário da minha educanda prevaleceram outros interesses que não os pedagógicos! Lamentavelmente, aquela que deveria ser “exceção”, afinal tornou-se uma desvirtuada “regra” nos mais variados agrupamentos de escolas. Impõe-se que a Comissão Coordenadora trate de esclarecer esta situação.

      • Cristiano Santos on 29 de Setembro de 2015 at 14:33
      • Responder

      Tem alguma proposta para resolver esta situação?

    • Marta on 27 de Setembro de 2015 at 11:05
    • Responder

    Entendam-se quanto “as cargas horárias e aos docentes. E impressionante a forma como os colegas de profissão se tratam. Enquanto os próprios docentes não se respeitarem, não deverá haver ministros que os respeitem. É um exercício do interior para o exterior…
    Uma coisa é verdade: os horários das AEC são muito condicionadores, o que impede muito boa gente de aceitá-los. É muito complicado acumular com outros horários.

    As AECs até eram um bom motivo para se aplicar as desejadas reduções aos profs de 1º ciclo, tentando conciliar o interesse de toda a gente (alunos, docentes de 1º ciclo e das AEC).
    Uma coisa é verdade, há doutores a darem AECs. O que alguns colegas de AEC comentam é que tantos lhes calha coelgas respeitadores, como outros que os tratam como meros serviçais.

    Não sei quando é que neste país se começará a tratar bem as pessoas, em especial os que estão a entrar na carreira. As pessoas vivem em constante “modo alfa”, com medo de serem preteridas. Quem perde é a escola pu´blica, que a cada ano que passa se torna uma maior caricatura.

  1. […] arlindovsky.net/2015/09/alunos-exaustos-com-actividades-a-meio-das-aulas/ […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading