Sinais dos Tempos

… que não espantam, tendo em conta o elevado número do desemprego.
 

Alguns dos novos funcionários das escolas podem ser tratados por doutor

Com o vagar imposto pela burocracia, os concursos para seleccionar os novos assistentes operacionais que tanto vigiam os recreios como limpam os WC já arrancaram em muitas escolas. Sem surpresa, os directores vêem chegar currículos de licenciados.

 

 

A selecção dos novos 2882 funcionários das escolas já está a decorrer, e entre os candidatos, “estão a aparecer licenciados e até doutorados”, disse nesta quinta-feira Filinto Lima, vice-presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP). “Uma situação que não é nova, adiantou ao PÚBLICO o director de um agrupamento de escolas de Alcobaça, que dois dias após a abertura do concurso já recebeu 60 candidaturas, entre as quais as de duas psicólogas e de uma assistente social.

Sérgio Afonso, director do Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, em Gaia, e Gaspar Vaz, que dirige o de Cister, de Alcobaça, não percebem o espanto. Nos últimos anos, já ambos viram licenciados a trabalhar como assistentes operacionais nas respectivas escolas – com Contratos de Emprego e Inserção (enquanto recebiam subsídio de desemprego) ou como tarefeiros (a ganhar 3,20 euros por hora). “Neste caso estamos a oferecer ordenado mínimo, um lugar no Estado, que ainda vale alguma coisa, e um contrato de um ano, ainda por cima renovável. Infelizmente, basta isso para tornar estas vagas muito apetecíveis, mesmo para licenciados”, concorda Paulo Ribeiro, director-adjunto do agrupamento de Escolas de Valbom, em Gondomar.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/08/sinais-dos-tempos-2/

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Pois on 28 de Agosto de 2015 at 11:27
    • Responder

    É a prova do que tenho tentado alertar aqui. Este problema deve-se à
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura

    Enquanto a formação for fácil e acessível a todos os que tenham $$ no bolso, este problema não desaparecerá. Existem dezenas de privadas sem qualidade a lançar milhares de futuros desempregados todos os anos.

    A formação universitária é um negócio e formar professores é muito fácil. Nem são necessários laboratórios nem professores muito especializados. Basta alguém com verborreia e algumas dezenas de mesas e cadeiras.

    Vejam a lista:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_universidades_de_Portugal

    É uma aberração para um país com 10 milhões de habitantes. E pelas datas de fundação podem verificar que a aberração tomou proporções catastróficas a partir da década de 80.

      • Pois on 28 de Agosto de 2015 at 11:33
      • Responder

      E esqueci-me desta lista:

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_polit%C3%A9cnicos_de_Portugal

      Também vêm muitos professores destes institutos politécnicos.

      Toda a cidade que se preze tem o seu politécnico a formar gestores, técnicos TIC e professores de matemática/1º ciclo/Linguas. Isto para engrossar e especializar a massa laboral das caixas registadoras no hipermercado mais próximo!

    • Pepe on 28 de Agosto de 2015 at 11:42
    • Responder

    Existem muitos funcionários licenciados nas escolas, não é de agora… na minha temos 3 Assistentes Técnicos e 2 Assistentes Operacionais com licenciatura, ou seja, têm mais habilitações que alguns professores que nem licenciados são 😉

    • Liliana on 28 de Agosto de 2015 at 12:26
    • Responder

    Assim é que é bom, escravatura moderna.

    • Emigrante on 28 de Agosto de 2015 at 12:41
    • Responder

    Esta malta com formação superior (e mesmo sem ela) só aceita ordenados mínimos (de 550 Euros) porque não possui o mínimo de iniciativa.

    Na generalidade dos países da Europa há trabalho (indiferenciado) e não é necessário nada de especial para se arranjar um posto de TRABALHO.

    A titulo de exemplo em Inglaterra há muito trabalho e o salário mínimo dos mínimos é de 1200 Libras o que equivale a cerca de 1650 euros.

    É preciso é vontade de TRABALHAR….

      • Bekas510 on 28 de Agosto de 2015 at 13:45
      • Responder

      Desculpe mas já agora preciso de algumas informações: quanto custa alugar um quarto em Inglaterra? E um café, quanto é?

        • Emigrante on 28 de Agosto de 2015 at 14:00
        • Responder

        Você é um IGNORANTE

        Meu caro IGNORANTE

        Em Birmingham há apartamentos T1 a 300 Libras em Londres podem ter preços exurbitantes….ou seja, os preços variam como cá na TUGALÂNDIA… em Cascais o preço é um, em Vila Franca o preço é outro….

        Quanto ao café…. Meu caro IGNORANTE faça-o em casa ou beba MERDA

          • Mussulo on 28 de Agosto de 2015 at 20:56

          pois pá mas se tiveres um emprego na tua terra com status porque raio é que hás-de ir limpar as cavalariças da alta aristocracia inglesa?Percebo pá os cavalos são teus irmãos, sentes-te em família.Se fores um macho lusitano(porque puros sangues lusitanos só na cavalariça do árabe rico), ainda tens a veleidade de ser apanhado com a lady em cima dum fardo de palha.Pois é pá mas a lady se andar ás cambalhotas não é com um miserável tuga moreno e sujo.
          Entendo-te pá…..

          • Mussulo on 28 de Agosto de 2015 at 21:01

          Anda como bricklayer a assentar floor nos meses de inverno.A gaija que é tua mulher ou é limpadeira lá das retretes da duquesa e nem a porra dum vestido velho apanha(Era o que faltava pronto a vestir de marca usado nas mãos da sopeira…).A gente conhece-te inté posto que a mansão tudor não é tua…percebo moras na cavalariça e não pagas nada, Pois mas a lady nem sequer bota os olhos no criado encardido que traz os ponneys para os herdeiros…

          • M Cruz on 28 de Agosto de 2015 at 23:35

          Que partilhas com quantas pessoas? E já agora, que condições maravilhosas tem esse apartamento? 15m2, canalizações velhas e entupidas, paredes com humidades e a descascar, e outros miminhos afins, está-se a ver. Ou então estás a referir o preço per week, como é muito em voga por essas bandas.
          Em Londres é exorbitante, mas no resto de Inglaterra, particularmente locais onde haja empregabilidade em perspetiva, também não é essa pechincha que queres dar a entender. Nem lá perto.

    • Fernando Franco on 28 de Agosto de 2015 at 13:23
    • Responder

    licenciaturas boas e em boas universidades há poucas. O que temos é alunos com perfil das turmas dos vocacionais a tirar licenciaturas duvidosas em universidades igualmente duvidosas. depois da nisto.

      • Marmelo on 28 de Agosto de 2015 at 18:27
      • Responder

      Análise muito correta

      • Pois on 28 de Agosto de 2015 at 22:50
      • Responder

      E depois dão professores! É aos milhares o seu exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: