Nem de propósito saiu hoje esta notícia logo após ter feito um artigo onde verifiquei que o maior número de contratações na última década foi feito entre dois anos de eleições legislativas.
Será que algo espantoso também acontecerá este ano?
Ministério atribui créditos horários a escolas. Podem contratar mais docentes
O acrescento foi dado pelo Ministério da Educação a 274 escolas.
O Ministério da Educação e Ciência atribuiu créditos horários adicionais a 274 escolas, com base em critérios pedagógicos que avaliam o sucesso escolar e o combate ao abandono.
Os créditos horários atribuídos a cada estabelecimento ou agrupamento são comunicados antes do final de Agosto, com o objectivo de permitir às escolas que peçam a contratação adicional de professores, caso o corpo docente seja considerado insuficiente para assegurar as horas a mais atribuídas.
O comunicado de imprensa divulgado este domingo pelo Ministério liderado por Nuno Crato refere que estes créditos têm vindo a ser atribuídos desde 2012, com vista à melhoria dos resultados lectivos.
Têm por base critérios de eficácia educativa, como a aferição dos resultados internos com os externos, assim como a redução da percentagem de alunos em abandono ou o risco de abandono escolar.
13 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Mau, essencialmente, para os colegas dos quadros, uma vez que os horários já não foram a concurso para a Mobilidade Interna. Péssimo para os da 2ª prioridade da Mobilidade Interna. Péssimo para os colegas contratados que ainda aspiravam a uma renovação. Ótimo para quem é medianamente graduado, não conseguiria renovação, não ficaria na primeira colocação na contratação e irá ficar colocado em contratação num melhor horário. MEC sempre no seu melhor a promover a justiça nos concursos, aprovando atempadamente, as turmas e o crédito horário, para se constituírem, atempadamente, os horários.
A notícia diz mesmo que é para possivelmente novos horários de contratação ainda em agosto, por isso pode ajudar na MI.
Não pode ajudar, na medida em que a comunicação das horas para a MI, já foram comunicadas, a meio de agosto e isto só foi agora autorizado. Ou seja o MEC, uma vez mais, a beneficiar, quem bem lhe apetece.
Manuel, o que foi comunicado foram os profs em horário ZERO ICL1 e ICL2. Quando foram efetuados os pedidos de horário?
E as horas que existiam extra por cada grupo, para além do corpo docente fixo da escola/agrupamento. Veja p.f. a nota informativa da ICL2 ( http://www.dgae.mec.pt/web/14650/128 – em documentação – 6 de agosto) e verificará essa mesma informação. Encontra-a na DGAE no separador das Escolas. Vai criar injustiças entre colegas dos quadros; entre colegas dos quadros e colegas contratados; e entre colegas contratados. Uma vez mais, o MEC ao não aprovar uma medida, atempadamente, cria uma separação entre o corpo docente.
FILHOS DA POLÍTICA!!!
E haverá colegas a ficar na RR1 muito melhor do que colegas na primeira colocação da MI (nomeadamente, colegas contratados menos graduados, à frente de colegas contratados mais graduados; colegas contratados em escolas TEIP e autónomas e ditas “normais” para horários que os colegas dos quadros concorreram, mas que na MI não surgiu horário e entretanto ficam colocados mais longe; colegas do quadro da 2ª prioridade que não conseguem colocação, mas conseguiriam…)…
Tens toda a razão. Já me aconteceu em 2009. Não consegui colocação em 2ª prioridade na MI, mas na RR1/RR2 e até na RR3 apareceram horários anuais bons para mim 🙁 e eu fiquei a saber mais tarde que poderiam bem ter saído na MI…
http://www.portugal.gov.pt/media/15356875/20150823-listas-de-escolas-com-credito.pdf
Esse crédito horário irá maioritariamente para as escolas TEIP e/ou com contrato de associação ou para as escolas ditas “normais” ? Esperemos que vá para as segundas. Para bom entendedor…
Quase de certeza que vão para as famosas TEIP e Autónomas para dar relevo às ilegalidades inúmeras e sucessivas, que se têm visto ano após ano, na contratação através da BCE. A não ser que ainda se faça justiça antes das eleições e saia uma lei abençoada por Deus obrigando ao respeito a graduação dos professores contratados do mesmo modo que se respeita a graduação dos profs dos quadros, PORQUE SE TRATA DE UM CONCURSO PÚBLICO, para lecionar em escolas públicas…
Este crédito horário poderá corresponder a quantos novos horários completos? E quais poderão ser os grupos mais beneficiados? 1º Ciclo com horários de apoio?
E como podemos saber quais as escolas?