Coisas estranhamente mundanas – minutas de Café

O dia está soalheiro e sinto-me cheia de energia. Entro numa pastelaria que abriu recentemente perto de mim. O espaço é agradável, está, aparentemente, bem organizado, é espaçoso e cheira ainda a novo. Dirijo-me ao balcão e peço um café com um bolo que cobicei na montra dos doces.

O senhor, cordialmente, questiona-me se já pedi a minuta.

Franzo a testa, nunca ouvi falar em semelhante coisa e ele clarifica a óbvia surpresa que o meu silêncio evidencia.

– Aquando do seu pedido tem de nos entregar a respetiva minuta.

Às vezes as coisas óbvias são tão irremediavelmente estranhas que se torna difícil dissimular o espanto que nos causam.

– Mas qual minuta?

– Depende, menina. Se só quiser café, pede ali naquele balcão a minuta 1, 2 e 3. Se também pedir bolo sãos as 3 seguintes.

O homem diz isto com tanta convicção e profissionalismo que é difícil não o levar a sério. Porém, permaneço incrédula. Como ele se apercebe da minha resistência e a fila atrás de mim se começa a impacientar, resume-me a questão:

– Vejamos, na minuta 1 deve referir o tempo de experiência que tem a beber café, em dias. Não se esqueça que deve comprovar esse dado com o seu médico de família.

A minha testa franze-se de tal forma que o meu rosto deve ter recriado uma nova forma humana. Mas ele prossegue impassível:

– Na minuta 2 deve referir o seu nível de envolvimento com a cafeína e a justificação da importância da mesma na sua vida. O médico de família deve também atestar esses dados. Na terceira minuta, por favor, refira o tipo de café em que se tornou especialista e comprove o grau de envolvimento que possui nessa especialidade. O Presidente da Junta de Freguesia da sua área de residência deve atestar a sua declaração.

– Mas eu só queria um café e aquele bolo…coffee_wallpaper_black_and_white_968

– Pois, mas para o bolo já necessita das três minutas seguintes. Na primeira refere qual a experiência em degustação daquele bolo em particular, contabilizada em dias. E para as seguintes o mesmo que referiu para o café, mas relativamente ao bolo que selecionou. Compreendeu? Contudo, cuidado!, porque se optar pelo mil-folhas, deve acrescentar a minuta número 7, por causa do elevado colesterol…

–  Sim, mas não percebo por que razão não basta a primeira minuta que comprova há quanto tempo bebo café, ou porque não posso apresentar esses dados online, na minha ficha de cliente, por exemplo, era mais rápido…

– A menina, por favor, não complique !!!! Além disso, cada minuta tem de vir assinada pelo seu médico de família e pelo Presidente da Junta de Freguesia da sua área de residência. Próximo!!!!!

Retiro-me da fila maldizendo o anseio atroz que me fez arrastar até ali… (#$%&*!!!!). As pessoas atrás de mim têm já várias folhinhas na mão com carimbos e declarações intrincadas que apresentam ao glorioso empregado do café.

Sinto-me cabisbaixa e com o olhar enegrecido de ódio. O dia lá fora escureceu, as nuvens ganharam espaço no céu, estou inexcedivelmente exaurida de fúria.

Subitamente acordo deste inesperado pesadelo que me acometeu em plena noite. Estou alagada num suor fininho que me envolve todo o corpo.

Sorrio ante a minha própria estupefação e respiro de alívio.

Felizmente, na vida real estas coisas não nos acontecem, não é?

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/07/coisas-estranhamente-mundanas-minutas-de-cafe/

19 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • anabela on 22 de Julho de 2015 at 15:02
    • Responder

    Por enquanto,ainda não.Graças a Deus.

    • eternamentecontratada on 22 de Julho de 2015 at 15:46
    • Responder

    Infelizmente acontecem, no concurso que agora decorre!

    • Ana Lino on 22 de Julho de 2015 at 16:16
    • Responder

    Uma excelente metáfora kafkiana da estupidez que acometeu a presente BCE!!!

    • Rita on 22 de Julho de 2015 at 16:56
    • Responder

    ahahahahahaahahaha Muito bom…Já que temos que engolir o pesadelo, que o possamos fazer com ajuda de algum humor!

    • Betty on 22 de Julho de 2015 at 17:05
    • Responder

    Podia ter sido eu a escrever este texto… até o número de anos de serviço é o mesmo…

    • paneleiro on 22 de Julho de 2015 at 17:28
    • Responder

    fodasse mas o que é isto aqui, so paneleiros e fufas, vao todos morrer longe! putas de merda!

    • Dulce Reis on 22 de Julho de 2015 at 18:57
    • Responder

    Excelente texto

    • Maria on 22 de Julho de 2015 at 19:08
    • Responder

    De humilhação em humilhação se vai destruindo o país e a educação.

    • Fafe on 22 de Julho de 2015 at 19:24
    • Responder

    Um texto genial!

    Como é que sei? Porque gostaria de o ter escrito mais curto!

    • clara on 22 de Julho de 2015 at 20:08
    • Responder

    muito bom 🙂

    • Henrique on 22 de Julho de 2015 at 20:09
    • Responder

    Solarengo… lol

  1. Muito bom. Parabéns. Estava super irritada com isto das minutas e este texto fez-me rir. Claro que o problema continua. Amanhã vou falar com o meu sindicato para saber o que vão fazer contra isto. è indecente.

    • sofiasilva on 23 de Julho de 2015 at 0:04
    • Responder

    Para a autora do texto: simplesmente espetacular! Para além de estar extremamente bem redigido, é de grande criatividade! É pena ser inspirado em algo tão sem sentido a que os professores, mais uma vez, estão a ser sujeitos. Mas ao menos é uma forma agradável de criticar o sistema, sem entrar em insultos desnecessários que só nos fazem descer ao nível daqueles que, sabe-se lá porquê e como, se dedicam a complicar a nossa vida.

    • Gorete on 23 de Julho de 2015 at 0:53
    • Responder

    Quem escreveu isto? Diana Souza ….FANTÀSTICO!!!!
    Que triste este país!!!! Estão todos doidos, não estão?
    Vão dar um mergulho, sentir o sol, respirar…. POR FAVOR, QUE TRETA NOVA É ESTA DAS MINUTAS????!!!!!

  2. Delicioso!

    • Sandra on 23 de Julho de 2015 at 13:02
    • Responder

    Fantástico texto. Já deu para libertar alguma da minha fúria 😀 Arlindo, o imparável! Continua assim 😀

      • Pedro Xavier on 23 de Julho de 2015 at 18:47
      • Responder

      (sic) Diana Souza 😉

    • Paulo Lopes on 25 de Julho de 2015 at 21:09
    • Responder

    Genial 🙂

    • Cristina on 18 de Agosto de 2015 at 14:01
    • Responder

    Os dias não estão “solarengos”, mas sim SOALHEIROS, se me permite a correção.

  1. […] agora vou tirar uma minuta para o Gin e para o manjericão, porque a minuta do café já […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: