adplus-dvertising

Municipalizar? Isso é coisa de criança…

Muito se tem falado sobre a municipalização. Confesso que por vezes fico muito confuso e não sei que opinião devo ter. Compreendo perfeitamente os prós e contras, mas sinceramente isto está tão mau, tão mau, mas tão mau… que estou aberto a a qualquer ideia que possa trazer algo de novo.

A mudança é sempre algo assustador, mas mergulhar no escuro pode ser um perigo. Embora considere que possam existir alguns municípios capazes de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, há certamente outros que seriam um perigo. Veja-se o caso de Portalegre.

Quem é que teve a infeliz ideia de fazer semelhante atividade no dia da criança?

dia_crianca_portalegre

Por muito que tenha procurado, e procurado, e procurado algum interesse pedagógico ou lúdico nesta atividade, sinceramente não consigo. Limitação minha? Talvez…Mas duvido que os educadores de Portalegre também tenham reconhecido algum interesse pedagógico em colocar escudos nas mão de crianças para simular motins.

Não me espanta que alguém se tenha lembrado desta atividade. Espanta-me e assusta-me que um conjunto de pessoas tenham deixado avançar esta atividade.

Errar é humano e qualquer um de nós já propôs e planificou disparates. Disparates que não foram para a frente porque vivemos numa democracia onde foram discutidos e alguém com mais bom senso nos despertou para o facto de que o que estávamos a propor poderia ser um disparate. Viver em democracia é agradecer a essas pessoas por nos terem despertado e terem evitado a exposição ao ridículo.

Será que este exercício de cidadania (que para alguns não é fácil) foi realizado em Portalegre, ou é obra de um iluminado que acha que ele é que percebe muito sobre crianças?

Einstein dizia-nos que “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”

O respeito pela democracia, pela hierarquia e a colaboração com o município assim como com outras entidades deve ser fomentado na escola, mas submissão a caprichos…não.

A municipalização pode vir a ser uma realidade mas cabe-nos a nós, professores, o exercício da cidadania. A Roma o que é de Roma. Só para não ficarmos (todos) mal na fotografia.

 

Facebook Comments

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/06/municipalizar-isso-e-coisa-de-crianca/

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: