A Essencial falta de professores

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/12/a-essencial-falta-de-professores/

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Zé das Couves on 13 de Dezembro de 2025 at 16:21
    • Responder

    “Não há dinheiro, não há palhaço”

    • Juca on 13 de Dezembro de 2025 at 21:36
    • Responder

    o PSD a dar ordens para não falar aos media? Mas não eram os comunas que matavam os velhos com um tiro atrás da orelha?

    • Joana Matias on 13 de Dezembro de 2025 at 21:54
    • Responder

    Este concurso extraordinário vai ser o concurso das chapeladas, é preciso denunciar todos aqueles onde existir suspeitas de falta de créditos.

    • OraBolas on 14 de Dezembro de 2025 at 12:17
    • Responder

    Não há milagres.
    No 1º ciclo é mais complexo é de facto muito importante os professores terem grande competência pedagógica devido á tenra idade dos alunos.
    Nos restantes ciclos, bastaria o candidato demonstrar competência cientifica, o resto ia aprendendo pelo caminho.
    Não há professores, principalmente no sul, talvez dar incentivos muito fortes para que os excedentes do norte migrem.
    A solução neste momento é a possível, longe de ser a ideal, mas a alternativa é deixar milhares de crianças sem aulas durante um ano inteiro.
    É este o legado do PS e do Bloco de Esquerda e agora o PSD que se amanhe.

      • Não venha com tretas on 14 de Dezembro de 2025 at 15:39
      • Responder

      Não tem razão.
      Este é principalmente o legado do PS, sobretudo Socrático e Costista, mas também o é de Passos, o neoliberal extremista disfarçado de Social-Democrata.
      Achar que só o 1.º ciclo importa e que os outros podem ter qualquer um a dar aulas, é deitar por terra o que se fez no 1o ciclo.
      Não querer qualidade acima do 1.º ciclo é não precisar de qualidade no 1.º ciclo. Sendo assim qualquer um pode fazer qualquer coisa, sem precisar de saber nada.
      Temos falta … tem de ser. Justamente por termos falta é que não pode ser. Porque se “tem de ser”, então afastamos de vez quem é de qualidade e não está para aturar os outros, mercenários da Educação, foragidos das empresa privadas ou dos colégios privados de grandes grupos económicos.
      Querem professores? É até muito simples.
      1. Acabem com a ADD. Acabem mesmo! Que eu saiba nos anos anteriores a 2005 os professores não tinham ADD e os alunos aprendiam. As universidades até não aceitavam vários milhares (davam-se ao luxo de escolher), e hoje em dia entra qualquer um.
      2. Não entravem as progressões aos escalões seguintes. Os professores devem poder progredir, até porque a porcaria que ganham nunca lhes dará uma vida “boa” para as suas famílias (quando digo “porcaria” comparo com aqueles que tendo cursos superiores e especializações ganham 4 e 5 vezes mais, sem terem a experiência de grande parte da classe docente).
      3. Respeitem os professores e a sua autoridade. Não quer dizer que tenham sempre razão, até porque nos últimos anos entraram uns parvalhões que têm o rei na barriga e não sabem nada de horta. Mas o respeito é necessário.
      4. Acabem com estruturas estupidamente formadas nas escolas, como é o caso do Conselho Geral, dominado por autarquias e politiquices.
      Querem professores? Então cumpram estas 4 condições. Só são 4, mas alterariam em muito o panorama.
      Tenham coragem!

        • Um Português on 14 de Dezembro de 2025 at 21:53
        • Responder

        Tudo dito!

        • OraBolas on 14 de Dezembro de 2025 at 22:10
        • Responder

        E a curto prazo o que faria?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading