Centenas de escolas em risco de ficar sem diretor no próximo ano letivo

Pelo menos um quarto deve sair em 2025 por limite de mandatos. Avaliação com quotas nacionais trava progressões.

Centenas de escolas em risco de ficar sem diretor no próximo ano letivo

Os presidentes das duas associações de diretores estimam que no final do próximo ano letivo, pelo menos, um quarto dos diretores – mais de 200 – deve abandonar o cargo por atingir o limite de mandatos. Filinto Lima (ANDAEP) e Manuel Pereira (ANDE) temem uma crise de sucessão e alertam que tem havido concursos que ficam desertos. Há diretores bloqueados na carreira, sem progredir, que ganham menos do que muitos professores da escola. Os dois reclamam a revisão do modelo de avaliação e a valorização salarial.


Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/12/centenas-de-escolas-em-risco-de-ficar-sem-diretor-no-proximo-ano-letivo/

20 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Teresa on 25 de Dezembro de 2023 at 10:21
    • Responder

    Quem faz falta são os professores, porque há alunos sem aulas. Agora certos diretores, como já conheci dois, poderiam nem nunca terem ficado com o cargo. Para voltarmos à ditadura, a sermos assediados e a sofrermos de coação psicológica, seria bem melhor o reinado dos diretores nunca ter existido.
    Aquilo que falo é por experiência própria. Pois ” mais vale cair em graça do que ser engraçado “.
    Déspotas? Já chega.

      • Odios on 25 de Dezembro de 2023 at 11:29
      • Responder

      O odio não só cega, mas também torna menos inteligentes.
      “Quem faz falta são os professores, porque há alunos sem aulas”
      Co mo as escolas não vão ficar em autogestão, se não quer professores como Diretores a alternativa é ter não professores como Diretores. É mesmo isso que quer?
      Seria muito mais inteligente se tivesse apenas escrito “Agora certos diretores, como já conheci dois, poderiam nem nunca terem ficado com o cargo.” Estaria a criticar alguns Diretores em vez de defender não professores como Diretores.

        • Filipe Sousa on 25 de Dezembro de 2023 at 16:11
        • Responder

        Não se aproveita um! A exceção (no país!!!) será a de Gondomar.
        A prová-lo, viu, ouviu ou leu algum diretor a solidariza-se com a senhora????? NEM UM. Se não ouvir bem eu repito. NEM UM. Só preocupados em lamber o cu dos costas. Agora percebe-se porquê, os canalhas querem que o ministro “olhe por eles”! Vendiam a mãe, pelo tacho. Uma vergonha!

    • opinião on 25 de Dezembro de 2023 at 12:50
    • Responder

    Voltar a eleição democrática das direções nas escolas é a solução, para que as escolas se tornem, novamente, locais onde se possa trabalhar.

    • PdaSilva on 25 de Dezembro de 2023 at 14:09
    • Responder

    Vai chegar o tempo em que faremos greve pelos diretores como eles fizeram várias greves pelos professores. Regresse a Democracia e a Justiça às escolas e os Pisas melhorarão no futuro.

    • Escravo do ME on 25 de Dezembro de 2023 at 14:40
    • Responder

    Eu sou a favor de que as quotas acabem, mas não é só para os diretores, é também para os restantes professores.
    O artigo fala de um diretor que está no 2° escalão. Esse director ainda não sofreu da falta de quotas do 4/5 e do 6/7.
    Mas como já foi falado aqui é uma boa altura para regressar o modelo dos conselhos executivos, modelo esse que muito tem sido reclamado pelos sindicatos.

      • CJ on 27 de Dezembro de 2023 at 11:11
      • Responder

      Errado. As quotas devem acabar TAMBÉM para os diretores. Assim, sim. Primeiro para os professores. Porquê? Porque os diretores só o são porque querem.

    • Rui Manuel Fernandes Ferreira on 25 de Dezembro de 2023 at 15:41
    • Responder

    Filinto Lima (ANDAEP) e Manuel Pereira (ANDE) temem uma crise de sucessão e alertam que tem havido concursos que ficam desertos. COITADOS, VAI ACABAR A ESCOLA!

    Há diretores bloqueados na carreira, sem progredir, que ganham menos do que muitos professores da escola. COITADOS, QUE PENA TENHO DELES!

    Os dois reclamam a revisão do modelo de avaliação e a valorização salarial. COITADOS, O QUE FIZERAM ATÉ AGORA PARA QUE ISSO ACONTECESSE?

    URGE ACABAR COM ESTE MODELO DES GESTÃO.
    URGE ACABAR COM O MODELO INSTITUÍDO PELO ESTADO NOVO (SALAZAR) QUE OS DITOS SOCILAISTAS DO PS FORAM RECUPERAR.

      • sardanisca on 27 de Dezembro de 2023 at 0:52
      • Responder

      Tomaras tu cá ter o Salazar, para te calar o focinho invejoso.

        • Rui Manuel Fernandes Ferreira on 27 de Dezembro de 2023 at 17:43
        • Responder

        COITADA DA sardanisca, nem coragem tem para sair do nik name. Bem te conheço. Vai-te encher de pulgas.

    • Valia a pena pensar nisto! on 25 de Dezembro de 2023 at 16:04
    • Responder

    Que m@rd@ de notícia é esta?????
    estão há décadas agarrados aos tachos que nem lapas e ainda querem mais!!!Estão prejudicados (“parados no quarto escalão”), diz o fura-filas da vacinação, coitadinhos, alguém os obriga a serem diretores?? “Olhar para nós”!!! O que quer o ch*** do lima???
    Democracia, em detrimento dos kapos que infetam as escolas não pede ele!!!
    Esta noticia, definitivamente comprada a jornais falidos, é uma vergonha para a democracia portuguesa.

    • Luís on 25 de Dezembro de 2023 at 16:19
    • Responder

    Recebem mais 800€/mês mais ajudas de custo e deslocações e não têm horário! Fazem o que lhes apetece, vão de férias duas ou três vezes por ano, também quando lhes convém, e queixam-se!!! Só estão no cargo por que querem, quantos se demitiram até hoje??? Os diretores hospitalares estão sistematicamente a demitir-se, já viram algum diretor de escola fazê-lo? Notícia escandalosa!

    • on 25 de Dezembro de 2023 at 16:30
    • Responder

    Querem continuar a fazer isto:
    https://capasjornais.pt/Capa-Jornal-Publico-dia-12-Agosto-2018-9909.html
    Avaliem….

    • Maria on 25 de Dezembro de 2023 at 16:41
    • Responder

    Incentivos aos diretores (?!!) quando a maior parte podendo lecionar aulas a uma turma, não as lecionam e sobrecarregam os professores (que têm turmas) com substituições, apoios com vários alunos de várias turmas, salas de estudo com vários alunos, reuniões disto e daquilo…
    E mais, grande parte dos diretores, em vez de atribuírem no horário do docente 50 min (1t) de estabelecimento, optam por 100 min (2t) ou 150 min (3t).
    Há diretores que estão há anos na direção que não têm a mínima noção do desgaste que existe em cada aula de 50 min/45min com alunos!
    É vê-los a usar o Simplex para eles!
    E ainda mais, um professor que dá aulas, quando falta, mete o artigo 102º ou atestado (ou afins), no entanto gostaria de saber quantos elementos da direção quando faltam ou saem mais cedo, justificam as faltas (mesmo considerando o horário flexível)!
    Seria interessante fazer um estudo estatístico sobre isso.
    Muitos diretores julgam que podem e mandam como senhores feudais, com um ego do tamanho do mundo que os deixa cegos, surdos e mudos!
    Vamos lá dar incentivos (lecionarem uma turma) para ver se em vez de pensarem que o conhecimento acontece por osmose, se informam e têm a humildade de ouvir os colegas e orientar convenientemente os agrupamentos de escolas, tendo em vista as aprendizagens reais dos alunos.

    • Unknown on 25 de Dezembro de 2023 at 18:45
    • Responder

    Tenho uma solução. Cada diretor pode acumular com mais um Agrupamento dentro do Conselho Local de Diretores. Assim até são menos diretores no dito cujo, ganham mais, progridem mais na carreira e fica-lhes mais fácil gerir os professores ao dispor.

    • Clara on 26 de Dezembro de 2023 at 9:56
    • Responder

    Vamos lá ser sérios, alguns diretores fazem uma gestão napoleónica dos agrupamentos, subjugando tudo e todos às suas pequenas vontades…Agarrados como lapas ao poder. Promovendo amigos e “amigas “a cargos,fazendo e desfazendo a seu bel prazer.Ainda bem que há um limite de mandatos.

    • Maria José Martins on 26 de Dezembro de 2023 at 23:39
    • Responder

    Não precisamos de diretores com amor à camisola. Se houvesse verdadeiro amor à camisola estavam com os alunos nas salas de aula, como professores. Os diretores adoram os alunos, mas quando estes estão bem longe, nas salas de aula, com os verdadeiros professores. Estar com os queridos alunos na sala de aula é mais complicado… Fogem das salas de aula a sete pés e não querem regressar. Muitos estão há 16 anos no seu gabinete e já não sabem bem o que são alunos e salas de aula. Nem querem saber.
    Os diretores só têm uma função: forçar os professores a transitar todos os alunos de forma quase administrativa (mas fingindo que não…) e implementar as políticas educativas medíocres, com que somos brindados, desde o tempo da sinistra MLR.
    Não precisamos de diretores nas escolas. As escolas funcionam bem sem diretores.
    Sem diretores seríamos todos, todos, todos, bem mais felizes.

    • Rita Simões on 27 de Dezembro de 2023 at 11:44
    • Responder

    Viva a democracia e a possibilidade de não permanecerem nos cargos eternamente como ditadores.

  1. Ó p’ra mim a chorar com peninha del@s!!
    Deixem-n@s ir e vamos ver se volta a gestão democrática nas escolas,!😡

    • mario silva on 5 de Janeiro de 2024 at 0:45
    • Responder

    Please! Há formas de contornar isso e os diretores(as) atuais sabem .

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: