… mas já apanhou o bilhete de comboio para janeiro.
Novas greves de professores vão começar logo a 3 de Janeiro
Greves convocadas pelo Sindicato de Todos os Professores vão correr a par das que a Fenprof entretanto também convocou.

O 2.º período de aulas vai mesmo arrancar com professores em greve e concentrações frente às escolas. A realização desta nova ronda de paralisações foi confirmada nesta terça-feira num encontro nacional promovido pelo Sindicato de Todos os Professores (Stop) em Coimbra e onde marcaram presença cerca de 300 docentes de todo o país, segundo informação avançada ao PÚBLICO pela dirigente daquela estrutura Carla Piedade.
“Foi um grande sucesso”, comentou a propósito da adesão registada em plena quadra festiva, lembrando ainda que os professores presentes fazem parte das comissões de greve criadas nas escolas, representando assim muitos mais docentes.
Os pré-avisos para a greve de Janeiro já tinham sido entregues pelo Sindicato de Todos os Professores (Stop). No encontro desta terça-feira foi aprovado por unanimidade que a paralisação se estenderá durante todo o mês de Janeiro se o Ministério da Educação “não ceder em algo que a classe democraticamente considere suficiente”.
Esta nova ronda segue-se à greve realizada entre 9 e 16 deste mês, que teve impacto em centenas de escolas de todo o país. Foi deixado ao critério dos professores de cada escola o modo como concretizavam a greve: houve quem parasse um ou mais dias, outros fizeram greve a um tempo lectivo, geralmente o primeiro. Em comum houve o facto de estes professores se concentrarem em frente às escolas em vez de se ausentarem como costuma ser habitual noutras greves.
Esta paralisação foi convocada após o Ministério da Educação (ME) ter apresentado às estruturas sindicais propostas no sentido de se criarem procedimentos municipais de colocação de professores, que passariam por a sua distribuição por escolas ser feita por conselhos locais de directores, em função dos perfis dos docentes. João Costa tem negado que estas mudanças se traduzirão num processo de “municipalização” dos concursos de professores, acusando quem o afirma de estar a mentir.
“Sem sectarismos”
A reversão destas propostas continua a ser uma das reivindicações principais, mas o objectivo é mais vasto e vai para além das questões laborais dos professores, frisa Carla Piedade: esta é “uma luta pela qualidade da escola pública”. Será esse o mote para a marcha que o Stop vai organizar em Lisboa a 14 de Janeiro e que “pretende abrir a pais, alunos e restantes funcionários das escolas”.
Foi outra das propostas aprovadas em Coimbra. Antes desta marcha, serão realizados, no dia 7, protestos frente às câmaras municipais para os quais o Stop convida “toda a sociedade a estar presente”.
Esta agenda de protesto correrá a par das acções que, entretanto, foram convocadas pela Federação Nacional de Professores e sete sindicatos independentes, onde se destaca uma greve distrito a distrito que se prolongará entre 16 de Janeiro e 8 de Fevereiro. Em comunicado, a Fenprof apelou à convergência de “todas as organizações sindicais de docentes” em torno da greve nacional. Este apelo à acção conjunta parte do pressuposto de que “a luta dos professores terá de endurecer em Janeiro”.
As duas maiores estruturas sindicais de professores, Fenprof e FNE, e outros oito sindicatos independentes não aderiram nem à greve, nem à manifestação promovidas pelo Stop neste mês. “Não tem sentido, neste momento, entrarmos em determinado tipo de acções absolutamente radicalizadas num momento em que está suspensa a negociação”, justificou o líder da Federação Nacional de Professores, Mário Nogueira.
Notícia actualizada às 14h10. Acrescenta que João Costa tem desmentido as intenções de municipalização dos concursos.




6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Como a vidinha lhe corre bem, não tem que fazer sacrifícios nem estar longe da família… claro que não se deve radicalizar.
E para os Professores não faz sentido o Mário Nogueira.
O Nogueira está completamente errado, pois as negociações estão suspensas até que o Ministro e a sua equipa tenha a porcaria de ideias que apresentou nos power points escritas em jeito de decreto-lei e nós não aceitaremos esse porcaria de conselho local de diretores nem os perfis ao invés da graduação profissional como único critério, nem QZP´s coincidentes com CIM´s, nem concurso interno de 5 em 5 anos, nem vinculação de contratados a vincularem diretamente em escolas sem que essas vagas sejam também disponibilizadas ao pessoal do quadro nem a continuidade desta ADD injusta, com cotas e vagas n progressão e sem recuperação total do tempo de serviço. Por isso há que radicalizar! Estamos fartos de ser maltratados.
A fictional narrative serves as the inspiration for the FNAF video game, in which five children mysteriously flee from Freddy’s Pizza.
While the specific items may vary by location, here are some common items you might find on Applebee’s Happy Hour menu with their prices: Applebee’s Happy Hour
Com a notícia das novas greves de professores aqui no Brasil, senti que precisava encontrar algo para ajudar a aliviar a tensão do dia a dia. Foi assim que descobri o https://vbetcassino.com.br. Comecei jogando blackjack só para me distrair, e no início tive algumas perdas, mas logo arrisquei um pouco mais e ganhei uma boa quantia que levantou meu ânimo. Hoje uso esse site como uma forma de escapar um pouco do estresse e me divertir após dias difíceis.