adplus-dvertising

O “Conselho de Diretores” ou seja lá o que isso for…

 

Pelo que tenho lido e ouvido, vamos ter uma nova figura com alguma intervenção no concurso docente, o “Conselho local de Diretores”.

Ao contrário do que, também, já ouvi, ainda não questionaram os Diretores sobre mais esta função que lhes querem impingir e atirar para as costas.

A função que terá, já entendi. Terão a responsabilidade de criar um perfil “local” , partindo do princípio das diferentes características de cada Escola, das populações diferenciadas que albergam e das diferentes necessidades e perspetivas educativas.

Isto, na minha perspetiva, significa que será necessária uma maior supervisão, bem como será de primordial importância que haja clareza de objetivos e imparcialidade de atuação por parte do “conselho” num concurso deste tipo, sob pena de subversão de todo o sistema através de práticas de injustiça. Mas isto sou eu a pensar…

Algo que ainda não foi esclarecido é como serão constituídos estes “Conselhos”. Serão ao nível local? Se assim for, no interior do país muitos Diretores reunirão sós, uma vez que na sua localidade só existe um Diretor. Se for ao nível das CIM, será parecido com uma reunião em que todos falam e ninguém se entende. Vamos dar o exemplo da CIM Viseu Dão Lafões. Catorze concelhos, 14 realidades diferentes, 14 populações com perspetivas educativas diferentes. Vinte e quatro AE/ENA, 24 Diretores, 24 Projetos Educativos, muito mais do que 24 perfis diferentes, porque cada escola tem necessidade de diferentes perfis para cada grupo de recrutamento. Ainda temos os perfis para o Ensino Profissional que acrescenta mais uns poucos de perfis à “coisa”.

Isto vai ser uma grande reunião. Mais vale, aos Diretores, começar já a reunir, para, em 2030, se conseguir chegar a um perfil ou pelo menos à conclusão que “não lhes pagam para isto”!!!

Quanto à tal proposta de dividir professores entre vários AE/ENA, Basta deixarem de utilizar os vossos meios de transporte e exigirem horários de acordo com os transportes públicos. Sempre quero ver quem consegue fazer esses horários.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2022/12/o-conselho-de-diretores-ou-seja-la-o-que-isso-for/

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Mic on 8 de Dezembro de 2022 at 17:40
    • Responder

    “(…) Basta deixarem de utilizar os vossos meios de transporte e exigirem horários de acordo com os transportes públicos. Sempre quero ver quem consegue fazer esses horários.”

    Muito bem dito! Desde quando o nosso carro pertence ao Estado?

    • Prof on 8 de Dezembro de 2022 at 19:46
    • Responder

    Não podemos falar como se esta ideia completamente estúpida fosse um dado adquirido. Este conselho de Diretores, digo “cunhas” nunca poderá existir. NUNCA. Os diretores não têm mãos a medir com as atribuições/ tarefas que já têm quanto mais ainda fazer o trabalho dos Serviços dependentes do Ministério.

    Ora, basta recordar por exemplo o curto espaço de tempo que as direções têm para preencherem a plataforma da ICL1. Nas escolas por onde tenho passado, o último dia do prazo é escusado tentar falar com alguém da direção porque estão de portas fechadas em reunião e na dúvida indicam os últimos professores de cada grupo de recrutamento (muitos QA ou QZP) para serem opositores à MI, pois como os serviços do Ministério ainda não aprovaram os cursos/turmas/disciplinas de opção não sabem com o que podem contar e para livrarem responsabilidades mandam-nos concorrer. Passado uma ou duas semanas a maioria dos nomeados na ICL1 recebe um email a informar que afinal já lhe será possível atribuir pelo menos 6 h letivas e que foi retirado da ICL.

    Imagine-se agora em Agosto para além de lançar o novo ano letivo, ainda têm que arranjar tempo para reunirem no âmbito da CIM (segundo entendi do DIZ QUE DISSE DO MINISTRO E DO O SECRETÁRIO CORRIGIU E das perguntas e respostas) ainda terem que arranjar 60, 70 ou 100 critérios/perfis por agrupamento para recrutarem profs com horário zero, profs de QZP/CIM e contratados. É como disse quem fez este post será uma guerra e ninguém se entende porque haverá docentes que vários diretores querem escolher, outros que não fazem questão disso e outros que como não os conhecem será difícil arranjar o fato certo, isto é o perfil certo.

    QUE VERGONHA DE PROPOSTA!

    • Sísifo on 8 de Dezembro de 2022 at 20:31
    • Responder

    Então mas o diretor de Cinfães conhece o professor Zequinha que está em Mangualde ou Nelas? E o do Fundão conhece o Branquinho de Almeida? Isto, para não falar da cunha, do compadrio, em suma, da corrupçãozinha que começa no governo e se estende até onde a vista alcança.

    Estão a brincar connosco ou quê?

    • Paulo on 8 de Dezembro de 2022 at 20:51
    • Responder

    Acreditem que não vão faltar professores a PAGAR umas “luvas” para darem aulas . Tudo se paga. …. E no meio desta selva que aí se antevê , não vai haver quem se aproveite desta pouca vergonha .
    Não têm dinheiro , seja lá o que for as desculpas , metam uns dias de férias, ou querem que dê umas ideias….

    Eu sou contratado , vou para o terceiro contrato este ano, depois de ter dois anuais consecutivos ….mas irei fazer greve .

    Foi demasiado fácil ser professor, com cursos de magistérios, em teips com nas casas dos 30 aninhos e efectivarem a porta de casa com “entrevistas “ com os senhores diretores, subir de escalão sempre abrir , que para muitos , fazer greve até fica mal, eu percebo !

    • Barlavento on 8 de Dezembro de 2022 at 22:14
    • Responder

    Então e o Algarve que nem sequer foi dividido? Fica igual ao QZP10 na mesma.
    Reunem todos os Diretores? Deixamos de ser QA para passar a pertencer à zona toda do Algarve como se fossemos QZP de novo?
    Estão a brincar, não?!

    • Mário Rodrigues on 8 de Dezembro de 2022 at 22:15
    • Responder

    O mais fácil, e é o que se pretende politicamente, é o critério ser militante do Partido!…

    • M.E. on 9 de Dezembro de 2022 at 10:29
    • Responder

    Qualquer professor que vote PS não passa de um sabujo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: