Diretores, sindicatos e docentes pedem medidas urgentes para fazer face à falta de professores. Número dos estudantes inscritos em cursos superiores de Educação caiu 70% nas últimas duas décadas e 10 mil professores desistiram da profissão. Retrato de uma “pandemia” que ainda corre o risco de se agravar na próxima década.
A falta de professores explicada por quem se viu obrigado a “desistir do sonho” do ensino
Instabilidade da carreira, burocracia em demasia, perda de autoridade e excesso de alunos por turma são alguns dos motivos, apontados pelos docentes ao DN, que os levaram a sair do ensino. Ricardo Cabral lecionou Informática de 2006 a 2014. Abandonou o ensino e não pretende regressar. “A principal razão da minha saída foi, no ano letivo 2013-2014 só ter conseguido colocação em fevereiro e muito distante da minha residência (mais de 350 km). Essa originou outra, que foi o baixo rendimento. Tive de arranjar alojamento no sítio onde dava aulas, e só o alojamento levava quase metade do meu rendimento. Com duas crianças pequenas, obviamente que vinha todos os fins de semana a casa, o que originava mais despesas em combustível, portagens, etc.”, recorda.
Ricardo Cabral está longe de ser um caso raro. “Mais de 10 mil professores saíram da profissão e não estão para voltar porque as condições são as que nós sabemos. Não vale a pena tentar fingir que não existe este problema.




8 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
É claro. É uma profissão sem qualquer interesse, nos dias de hoje. Para quem é novo, só servirá enquanto não surgir algo melhor.
Vejamos o caso da pre- reforma para os mais velhos. Aqui no continente, nunca mais avançou. Daria lugar aos mais novos e o governo só ganharia dinheiro.
Resumindo, palavra não honrada e por isso, não irei votar.É uma convicção, igual a tantas outras.Oxalá, muitos colegas façam o mesmo.
Muitos professores estão cheios dos políticos. Nada fazem pelo ensino.É derrocada atrás de derrocada, até à derrocada final.
Concordo totalmente. NÃO VOTAR é um direito e um dever cívico, dada a mediocridade dos políticos portugueses
Não ter opinião é muito “inteligente”!!!! Como dizia alguém, porque existe poluição, deixe de respirar!!!!!
Se as mulheres da tua vida não prestarem experimentas 1 homem?
Há cada mentecapto… Por favor, peço-te que não digas a ninguém que és professor.
“Os professores são os inúteis mais bem pagos…” Miguel Sousa Tavares
Não entendo como é possivel os professores andarem aos gritos a dizer que faltam professores. Que Tristes…….
Para quem é novo mais vale trabalhar perto de casa a ganhar o ordenado mínimo.
.
10 mil professores desistiram da profissão
Que chatice!……….
E os 40.000 contratados que andam a Tapar-Buracos para terem dinheiro para comer uma sopa??????……estes ainda não desistiram da profissão?????????
Meus amigos!…..vamos ver se nos entendemos………Neste momento, em Portugal, temos EXCESSO DE PROFESSORES
e temos outra coisa que é grave porque duplica os custos…..são as cer de 18.000 BAIXAS MÉDICAS PERMANENTES ANUALMENTE……..é daqui que decorre a suposta falta de Sitôras e Sitôres da dita escola publica……..
Depois, há outro fenómeno interessante que é aquela gentinha (de)formada pelos PIAGETes, ISMAIS, ESEe e outras Tascas Privadas que estão cheias de alunos (á Bolonhesa – cursos de 3 aninhos) candidatos a professores e que já inundaram a dita Escola Publica de MEDIOCRIDADE.
Deixem-se de Conversa da Treta da falta de professores……porque isso já não cola……….toda a gente sabe que se der um pontapé numa pedra sai uma Sitôra ou um Sitôr da Latrina Publica……….
Já agora digam ao Filinto das Limas para deixar de MAMAR os 750,00 EUROS de Suplemento Remuneratório de diretor de Tasca.
António (ou seja, o Karamba, que também usa Pintelho, Camões, Atento, etc.) você não vê que anda cada vez mais anormal?
Hoje ainda não tomou a sua dose de Sardão versão V55.7, mais rápida e eficaz?