Mais de 9300 contratados com horário completo e anual.
16 mil professores precários em escolas públicas
Mais de 9300 professores foram contratados pelas escolas para horários completos e anuais. No total, as escolas públicas têm colocados 16 201 docentes considerados precários, que têm vindo a ser contratados pelo Ministério da Educação durante vários anos mas não conseguem vincular: 11 269 têm mais de dez anos de serviço, 3893 mais de 15 anos e 1034 dos contratados têm mais de 20 anos de serviço, segundo dados publicados por Arlindo Ferreira, especialista em Estatísticas da Educação.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Tesourinhos da “carreira única”
No Ajuntamento de Traseiras, mãe e filho são colegas de profissão .
O filho é Professor de Matemática, possui uma Licenciatura Pré – Bolonha e amarga 22 horas semanais ; a mãe, à beira da reforma, é “professora” de bordados ( ou coisas assim), possui um nível de escolaridade bem inferior ao ensino secundário e engonha 14 horitas por semana (uff!).
Agora respirem : o vencimento da mãezinha é cerca de TRÊS (3) vezes SUPERIOR ao vencimento do filho. (este nunca chegará ao patamar remuneratório da iletrada).
Independentemente do parentesco, são milhares e milhares os casos semelhantes.
Bom fim-de-semana.
Maria… está profundamente enganada… desde o ano de 1979 que apenas as pessoas detentoras do antigo 7.º ano, também conhecido pelo 2.º ano complem,entar dos liceus, podia ser candidato ao curso de proessores, também ele, a partir de 1976 inha já a duração de três anos.
julgo no entanto que a Maria será um imberbe qualquer…
Boa sorte Maria… candidate-se e daqui a 5 anos diga mal de si própria…
Pois Maria antigamente tinham tudo e poucos estudos, agora nada ou pouco se ganha nesta profissão! Uns com 14 horas, ganham o dobro dos contratados com 22 horas letivas!
Parece que acordaram agora para a realidade em que vivemos… e certamente estão enganados, os contratados serão certamente bastante mais que 16 mil!
Por outro lado não deixo de registar que continua a haver gente que diz com cada coisa, depois admiram-se de dizerem o que dizem dos professores, se nem nós somos verdadeiros uns em relação aos outros… eu sou contratado por isso estou à vontade para escrever que ninguém tem 14 tempos, todos têm o mesmo número de tempos, sendo que a redução é apenas na carga letiva, quem tem 14 tempo letivos tem muito mais não letivos, muitos deles são tão letivos como os outros. Acho que é discutível muita coisa, inclusivé se faz sentido uma redução tão grande da carga letiva, não podemos é dizer que uns têm 14 tempos e outros 22, sem especificar o que escrevi atrás.