E HÁ VIOLÊNCIA NA ESCOLA? – João Ruivo

E HÁ VIOLÊNCIA NA ESCOLA?

 

Não vale a pena fingir. Sempre houve bullying na escola! Todos guardamos memória disso. Na escola e no emprego, na família e no desporto, nos quartéis e nas igrejas, nos partidos e, até, nos mais insuspeitos grupos de amigos… Sempre o houve, onde e quando se agregaram pessoas e se formaram grupos onde coexistem fortes e fracos, chefes e chefiados, agressores e vitimados, ou seja, sempre e quando se desenvolveram relações de desigualdade na partilha do poder.

Em variadíssimas gerações, e por diversos motivos, os “caixa de óculos”, os “pencudos”, os “pés de chumbo”, as “mamalhudas”, os “gungunhana”, os “espinafres”, os “fanhosos”, os “minorcas”, os “graxistas”, os “dentolas”, os “cabelos de rato”, as “asas de corvo”, os “nerd”…, sempre foram motivo de jocosidade e, logo, também vítimas de processos de exclusão e de achincalhamento, verbal e quantas vezes físico, pelos seus pares. Outras vezes, dizia a voz dos sociólogos, tudo isso até favorecia a socialização do indivíduo pelo grupo.

Noutros tempos, pouco ou nada se sabia fora das paredes das instituições educativas; ou então, tudo se perdia entre regras de falsa etiqueta proporcionadas pela paridade e homogeneidade dos grupos sociais que tinham acesso à escola, sobretudo aos níveis de escolaridade mais avançados. Hoje, felizmente, sabe-se mais e, sobretudo, sabe-se melhor. Por exemplo, dizem-nos que 40 por cento das crianças portuguesas são vítimas de bullying. E, nesse escandaloso número, ainda nem se contabiliza a violência psicológica exercida por alguns jogos de consola ou on line, por alguns sites que as crianças e jovens visitam, pela divulgação de imagens nas redes sociais e até por alguns programas de televisão a que assistem, sem qualquer controle parental.

O que mudou, entretanto? Tanta coisa! Desde logo, a democratização do acesso ao ensino (uma escola para todos) trouxe para a escola muitos jovens de diferentes culturas sociais, de diferentes “tribos urbanas”, com as suas linguagens, gestos, símbolos, valores e vestuários diferenciadores em relação “ao outro” e identificadores “entre si”. É que, também se sabe que o bullying se desenvolve mais quando os indivíduos são forçados a coabitar, algumas vezes contra-vontade e noutras contra-natura, no mesmo espaço e ao mesmo tempo.

Depois, as lideranças começaram a centrar-se nos mais “desiguais” perante a maioria: a desigualdade dos que se auto-marginalizam face às regras, a dos manipuladores do poder, da força e da coacção psicológica, a dos detentores de uma enorme capacidade de mentir e de resistir. O impacto foi de tal ordem de grandeza que gerou, em inúmeros casos, que alguns professores tivessem perdido a governação objectiva das instituições em que trabalham. Isto, quando não são eles mesmos a motivação e o principal alvo da violência que aí se desenrola. Todos os dias…

Finalmente, tenhamos em conta que a exponencial evolução dos meios e dos processos de comunicação de massas (internet, telemóveis, PCs portáteis, fotografia e filme digitais…) permitiu que o bullying ultrapassasse rapidamente as portas da escola, do bairro, da cidade, do país… revelando-se um verdadeiro campeão de audiências nas redes sociais da internet – referimo-nos, claro está, ao cyberbullying, associado ao cybercrime.

Nesta sociedade que tarda a reencontrar-se e onde até a imbecilidade humana tem direito à globalização; onde, infelizmente, não sobram exemplos de coerência e de ética; onde as famílias se constituem mais com base no “ter” do que no “ser”; onde se permite que todos os dias se destrua um pouco mais deste planeta que é única casa de todos, não é de estranhar que desde muito cedo (92% das mães americanas inquiridas admitiram que os seus filhos, com menos de seis anos de idade, já tinham acesso e brincavam na internet…) se incrementem as tentações totalitárias, desumanas e irracionais e que estas se sobreponham ao prazer de brincar, de conviver e de aprender com o “outro”.

Por isso, hoje, a diferença situa-se na ténue fronteira da amplitude a que pode chegar a pressão dos pares sobre o indivíduo (o mal são os outros?), e da justificação que se quiser dar ao livre arbítrio que conduz à selecção da vítima e da motivação.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/11/e-ha-violencia-na-escola-joao-ruivo/

3 comentários

    • Alecrom on 4 de Novembro de 2020 at 13:26
    • Responder

    As mães americanas são péssimas. Aliás, os americanos em geral.
    Eu bloqueava a Internet e proibia o uso de telefones e computadores a menores de 16 anos.
    E com sanções pesadas sobre os prevaricadores.
    O mundo digital está a dar cabo da nossa civilização e do nosso planeta.

    • Rui Filipe on 4 de Novembro de 2020 at 21:42
    • Responder

    Aristoteles falou da importância do equilíbrio. No pensar e no agir.Aqui , na santa terrinha, aliás como quase em todo o mundo, continua a vigorar o elitismo por um lado e os novos burgueses por outro lado.No meio, diria está a tranche mais pequena e a melhor tribo.Estes não possuem a arrogância dos elitistas, nem a falta de berço e o atrevimento dos que tiveram o direito à igualdade de oportunidades
    e a uma dignidade a que tinham direito.
    No nosso país e com o 25 de abril,
    tudo parecia ,que isso iria suceder e rapidamente. Pura ilusão. Será preciso ainda algumas gerações, para que os valores da democracia e da cultura se cimentem e desenvolvam, para que o equilíbrio pensado por Aristoteles se cumpra.

    • Alexandra on 21 de Janeiro de 2025 at 20:51
    • Responder

    If you want to play online games in South Korea then – 32Red Casino , if you want to try great games on the Internet then definitely pay attention to this link that will lead you to a really impressive site to play that will be a great way to play and have fun playing!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Chcete se naučit nový trik, jak usnadnit svůj každodenní život? Navštivte náš web plný užitečných rad a tipů pro domácnost, kuchařství a zahradničení. Najdete zde také skvělé recepty a inspiraci pro vaše zahrádkářské projekty. Přijďte a objevte spoustu užitečných informací pro zlepšení svého života! Proč muškáty nekvetou: 5 chyb, které brání rozkvětu Kuře dušené v cibulové omáčce: recept na lahodný Jak perfektně připravit lososový steak: expert představuje nejlepší metodu Jak přežít letní žár - osvědčené Proč vaše pleť zůstává suchá, 5 zdravých dezertů, které posilují Alfa generace: jak efektivně vychovat tyto děti Optimální počet dětí pro zmírnění rodičovského stresu: Kolik je ideální? Jak vybrat plastová okna do bytu: kompletní Jak rychle uvařit Jak připravit tenký domácí 10 důvodů proč si kupovat mořské řasy: Nebezpečné potraviny na pláži: Jak se vyhnout hospitalizaci Lahodné pečivo plněné masem a sýrem: kudrlinky recept 5 tajemství, které si muži musí zapamatovat o takových Jak porozumět a Nejlepší dekorace pro zlepšení každého interiéru: 4 tipy Hit sezóny: Jak připravit chutné nakládané ředkvičky Jak zamezit žloutnutí cukety: příčiny a řešení 5 důvodů, proč byste 12 druhů zeleniny s nízkým obsahem cukru bylo pojmenováno Smažené knedlíky se sýrem: tradiční český recept Jak pomoci dítěti soustředit se na Jak dosáhnout rovnoměrného Nahlásiť šílenstvo: Ako sa Kadeřník odhaluje neúčinný oblíbený vlasový přípravek: peníze nevyhazujte вас на LED-linky - účinné řešení Vhodné cvičení Jak snadno ochladit místnost bez klimatizace: jednoduchý trik Omeleta v domě s uzeným bůčkem: Křupavý salát Nevarení a Bolest lokte jako varovný Co byste neměli dělat v noci, abyste nepřivolali potíže do Zaujali vás naše tipy a triky pro zlepšení vašeho každodenního života? Pak jste na správném místě! Naše stránky nabízejí širokou škálu užitečných článků a návodů, které vám pomohou se lépe orientovat ve světě kulinářství, lifestylových triků a péče o zahradu. Buďte inspirací pro své blízké a objevte nové způsoby, jak využít svůj čas a prostředky efektivněji. Přečtěte si naše nejnovější články a buďte naživu s našimi tipy pro vaši každodenní rutinu!