Só Vejo a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo A Poderem Optar Por Esta Solução

Se olharmos para a matriz curricular dos vários ciclos de ensino apenas a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo poderiam funcionar em regimes de meio dia, num horário normal 8:00 – 13:00 ou 13:30 – 18:30 e mesmo assim teria de ficar de fora da Matriz Curricular a oferta das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

O Tamanho das cargas curriculares a partir do 2.º Ciclo dificilmente permitem encaixar o funcionamento das turmas em turnos de meio dia, de forma a acomodar a carga curricular da matriz curricular, a não ser que o turno da manhã comece pelas 7 da manhã e o turno da tarde termine às 19 ou 20 horas.

 

Link permanente para este artigo: http://www.arlindovsky.net/2020/07/so-vejo-a-educacao-pre-escolar-e-o-1-o-ciclo-a-poderem-optar-por-esta-solucao/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Pedro Silva on 3 de Julho de 2020 at 19:42
    • Responder

    E quem ficava com os meninos? A segurança social paga ao pai ou à mãe??

    • fernando on 3 de Julho de 2020 at 19:47
    • Responder

    Há escolas que vão ter menos crédito horário que o ano anterior.
    Antes era: 7 x nº de turmas -50% do 79.º.
    Agora é: 8 x nº de turmas -50% do 79.º. Acontece que aumentando o número de horas do 79.º (a velhice…), a montanha pariu um rato!
    Que patifes!

    • Magda on 3 de Julho de 2020 at 22:08
    • Responder

    Na Região Autónoma da Madeira e dos Açores é assim que funciona , por turnos 2 educadoras, uma de manhã outra de tarde. Os alunos ficam com as AEC ou AAAF no período em que estão em ATL, ou seja atividade não letiva . Assim dava emprego a mais educadoras, incluindo as que por falta de alunos ,os lugares de jardins foram fechando, são docentes do QE (quadro de escola), com muitos anos de serviço 39 e mais e até 60 de idade,
    Bem podiam era pensar na pré-reforma para estas colegas e os sindicatos batalharem nos 6 anos que ficaram no bolso do governo…

    • Carapins on 3 de Julho de 2020 at 23:43
    • Responder

    Os intervalos devem ser curtos também refere isso. Voltem a fazer 100minutos seguidos e a seguir intervalo de 10 minutos e já conseguem mais alguma distribuição.

  1. Os intervalos e o ar livre deveria ser super valorizado especialmente em tempos pandemicos.
    Por cá parece uma coisa sem importância para ME e tb para certos professores!

    Incompreensível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: