Ó Tiago, olha lá esta ideia… corta uns trocos ao BES

 

Há escolas do concelho de Oeiras que vão ter uma cabine de desinfeção

ACabine High Tech tem andado pelo concelho a mostrar às pessoas uma forma simples e rápida de fazer a desinfeção do corpo, cabelo e roupa. Também já explicámos como é que este aparelho consegue higienizar as pessoas e os seus pertences em poucos segundos. Agora, chega a notícia de que algumas escolas de Oeiras vão ter estas cabines para ajudar no combate contra a pandemia Covid-19.

O presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Alto de Algés, Pedro Tinoco, 43 anos, tem três filhos que estudam no Agrupamento de Escolas de Miraflores. E revelou à New in Oeiras como é que surgiu este plano de colocar as cabines nos estabelecimentos de ensino.

“A ideia surgiu no seguimento do plano de abertura das Escolas e ATLs. Vivemos um contexto complicadíssimo. Se por um lado, todos queremos regressar à normalidade, por outro os condicionalismos são enormes. Como deve imaginar, tem havido muitas conversas entre os pais e têm sido procuradas muitas possíveis soluções. Esta é apenas mais uma. Foi em conversa entre sócios, pais e membros da Associação de Pais da Escola do Alto de Algés que tivemos pela primeira vez esta ideia”, começa por contar.

Quando esta associação assistiu à desinfeção das escolas, os seus membros perceberam que estas medidas não são suficientes.

“Foi nesta altura, que começámos a pensar seriamente que as medidas já previstas, como tirar temperatura, usar máscaras, o distanciamento social, desinfetar as mãos e desinfetar superfícies, não impedem, por exemplo, que alguém contamine os espaços comuns com o vestuário e com o calçado. A partir deste ponto, foi natural passar a considerar a aquisição de uma cabine do género, para certificar que pais, crianças, professores e funcionários se desinfetavam antes de entrar na escola”, explica Pedro Tinoco.

Por isso, a Associação de Pais quer colocar três Cabines High Tech no agrupamento. As duas primeiras são para a entrada da Escola Básica do Alto de Algés e da secundária de Miraflores. Caso consigam financiamento para uma terceira, esta será colocada na escola básica de Miraflores.

Ainda que os pais não estejam completamente tranquilos, esta é mais uma forma de reforçar a limpeza e higienização. “Tudo ajuda, e havendo mais uma ferramenta no mercado, enquanto pai seria uma frustração não a conseguir disponibilizar para ser eficazmente utilizada em seio da comunidade escolar e para ser utilizado por todas as nossas crianças e procurar garantir uma melhor protecção”, confessa o presidente da Associação de Pais.

Houve sessões de esclarecimento com todos os pais, pois é um equipamento recente e havia muitas incertezas no ar. “A ETISAN usa uma solução única, com um produto ativo à base de Iodo. Desde o início, foi a única empresa que disponibilizou assessoria médica para tirar as nossas dúvidas”, explica à New in Oeiras

Embora não tenha revelado o investimento necessário para a aquisição das Cabines High Tech, Pedro Tinoco, confirmou que houve muitos apoios de empresas, entidades locais e nacionais para se poderem comprar dois equipamentos. Agora, querem reunir mais vontade e ajudas para comprar uma terceira cabine.

“Já fechámos a aquisição de duas cabines para serem disponibilizadas e utilizadas pelas cerca de 550 crianças da Escola Básica e Jardim de Infância do Alto de Algés com idades entre os 3 e os 8 anos e outra com destino aos jovens que frequentam a Escola Secundária de Miraflores”, conta.

A Associação de Pais espera ter uma cabine disponível na escola do alto de Algés ainda para ser utilizada durante o período de férias. O segundo equipamento deve ser instalado na secundária de Miraflores aquando os professores e funcionários estiverem a preparar o início do ano lectivo. Se conseguirem os fundos necessários para a terceira Cabine High Tech, esta será colocada na Escola Básica de Miraflores logo no início do ano lectivo.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/07/o-tiago-olha-la-esta-ideia-desvia-uns-trocos-do-bes/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Matilde on 23 de Julho de 2020 at 10:35
    • Responder

    Publicidade explícita em nome de uma Associação de Pais de um Agrupamento de Escolas é algo que, logo à partida, se estranha…

    Sem querer estar a tecer considerações maldosas e/ou abusivas, este tipo de publicidade serve efectivamente a quem?

    E, já agora, não se arranjariam umas “Cabines High Tech”, devidamente apetrechadas e certificadas , destinadas a proceder à “higienização” de algumas mentes perturbadas? 🙂

    • Tiago Gomes on 23 de Julho de 2020 at 11:24
    • Responder

    Ideia absurda e só a ironia poderia justificar esta publicação… daqui a 1 ano teríamos milhares de cabines destas a servir de cacifos. Publicidade gratuita e sem critério.
    Desdobramentos, turmas menores, reformas antecipadas, fim das mobilidades avulsas… isso sim deveria ser publicitado… a bem da educação em portugal!

  1. Como se desinfecta uma pessoa com covid ?

    • Alecrom on 23 de Julho de 2020 at 13:27
    • Responder

    Perante tal unanimidade,
    sou contra (contra o contra)!

    Porquê?
    Porque sim, lol.

    Interesses, há em tudo: ideológicos, partidários, económicos…
    Não é por isso que as coisas são boas ou más.

    Gostava de ter meia dúzia dessas geringonças na minha escola.

    • Carapins on 23 de Julho de 2020 at 14:00
    • Responder

    Já somos 2 que gostávamos. Tudo que sirva para minimizar o contágio é bem-vindo.

    • Pirilau on 24 de Julho de 2020 at 14:29
    • Responder

    Haverá também cabines high tech para nos desinfetar quando saímos da escola? Não estou a falar do bicho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: