Há escolas do concelho de Oeiras que vão ter uma cabine de desinfeção
ACabine High Tech tem andado pelo concelho a mostrar às pessoas uma forma simples e rápida de fazer a desinfeção do corpo, cabelo e roupa. Também já explicámos como é que este aparelho consegue higienizar as pessoas e os seus pertences em poucos segundos. Agora, chega a notícia de que algumas escolas de Oeiras vão ter estas cabines para ajudar no combate contra a pandemia Covid-19.
O presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Alto de Algés, Pedro Tinoco, 43 anos, tem três filhos que estudam no Agrupamento de Escolas de Miraflores. E revelou à New in Oeiras como é que surgiu este plano de colocar as cabines nos estabelecimentos de ensino.
“A ideia surgiu no seguimento do plano de abertura das Escolas e ATLs. Vivemos um contexto complicadíssimo. Se por um lado, todos queremos regressar à normalidade, por outro os condicionalismos são enormes. Como deve imaginar, tem havido muitas conversas entre os pais e têm sido procuradas muitas possíveis soluções. Esta é apenas mais uma. Foi em conversa entre sócios, pais e membros da Associação de Pais da Escola do Alto de Algés que tivemos pela primeira vez esta ideia”, começa por contar.
Quando esta associação assistiu à desinfeção das escolas, os seus membros perceberam que estas medidas não são suficientes.
“Foi nesta altura, que começámos a pensar seriamente que as medidas já previstas, como tirar temperatura, usar máscaras, o distanciamento social, desinfetar as mãos e desinfetar superfícies, não impedem, por exemplo, que alguém contamine os espaços comuns com o vestuário e com o calçado. A partir deste ponto, foi natural passar a considerar a aquisição de uma cabine do género, para certificar que pais, crianças, professores e funcionários se desinfetavam antes de entrar na escola”, explica Pedro Tinoco.
Por isso, a Associação de Pais quer colocar três Cabines High Tech no agrupamento. As duas primeiras são para a entrada da Escola Básica do Alto de Algés e da secundária de Miraflores. Caso consigam financiamento para uma terceira, esta será colocada na escola básica de Miraflores.
Ainda que os pais não estejam completamente tranquilos, esta é mais uma forma de reforçar a limpeza e higienização. “Tudo ajuda, e havendo mais uma ferramenta no mercado, enquanto pai seria uma frustração não a conseguir disponibilizar para ser eficazmente utilizada em seio da comunidade escolar e para ser utilizado por todas as nossas crianças e procurar garantir uma melhor protecção”, confessa o presidente da Associação de Pais.
Houve sessões de esclarecimento com todos os pais, pois é um equipamento recente e havia muitas incertezas no ar. “A ETISAN usa uma solução única, com um produto ativo à base de Iodo. Desde o início, foi a única empresa que disponibilizou assessoria médica para tirar as nossas dúvidas”, explica à New in Oeiras
Embora não tenha revelado o investimento necessário para a aquisição das Cabines High Tech, Pedro Tinoco, confirmou que houve muitos apoios de empresas, entidades locais e nacionais para se poderem comprar dois equipamentos. Agora, querem reunir mais vontade e ajudas para comprar uma terceira cabine.
“Já fechámos a aquisição de duas cabines para serem disponibilizadas e utilizadas pelas cerca de 550 crianças da Escola Básica e Jardim de Infância do Alto de Algés com idades entre os 3 e os 8 anos e outra com destino aos jovens que frequentam a Escola Secundária de Miraflores”, conta.
A Associação de Pais espera ter uma cabine disponível na escola do alto de Algés ainda para ser utilizada durante o período de férias. O segundo equipamento deve ser instalado na secundária de Miraflores aquando os professores e funcionários estiverem a preparar o início do ano lectivo. Se conseguirem os fundos necessários para a terceira Cabine High Tech, esta será colocada na Escola Básica de Miraflores logo no início do ano lectivo.
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Publicidade explícita em nome de uma Associação de Pais de um Agrupamento de Escolas é algo que, logo à partida, se estranha…
Sem querer estar a tecer considerações maldosas e/ou abusivas, este tipo de publicidade serve efectivamente a quem?
E, já agora, não se arranjariam umas “Cabines High Tech”, devidamente apetrechadas e certificadas , destinadas a proceder à “higienização” de algumas mentes perturbadas? 🙂
Ideia absurda e só a ironia poderia justificar esta publicação… daqui a 1 ano teríamos milhares de cabines destas a servir de cacifos. Publicidade gratuita e sem critério.
Desdobramentos, turmas menores, reformas antecipadas, fim das mobilidades avulsas… isso sim deveria ser publicitado… a bem da educação em portugal!
Como se desinfecta uma pessoa com covid ?
Perante tal unanimidade,
sou contra (contra o contra)!
Porquê?
Porque sim, lol.
Interesses, há em tudo: ideológicos, partidários, económicos…
Não é por isso que as coisas são boas ou más.
Gostava de ter meia dúzia dessas geringonças na minha escola.
Já somos 2 que gostávamos. Tudo que sirva para minimizar o contágio é bem-vindo.
Haverá também cabines high tech para nos desinfetar quando saímos da escola? Não estou a falar do bicho…