Escola por turnos. EPE e 1.º Ciclo de fora desta modalidade

 

As orientações do ME são claras O EPE e o 1.º ciclo são para ser presenciais e no regime normal, sempre que possível.

No EPE pouco há a dizer. è para ser em regime normal em que para isso não haja vaga nas escolas para todas as crianças em idade para o frequentar.

No 1.º Ciclo ainda há muitas escolas com turno duplo. Nos grandes centros e onde o número de alunos, superior ao número de salas disponíveis, o justifica vai-se manter o turno duplo, mas na maior parte do país, o regime normal, das 9 às 17:30 horas mantém-se.

A escola a tempo inteiro é para manter mesmo em tempos de pandemia. As escolas “devem assegurar que as famílias têm apoio durante o horário do regime normal”. Isto torna quase impossível que se implemente o regime duplo no 1.º Ciclo.

Mas a escola por turnos pode ser adotada nos outros ciclos de ensino. Numa EB23, o 2.º ciclo pode frequentar a escola da parte da manhã e o 3.º ciclo da parte da tarde, ou vice-versa. Numa escola secundária têm que se dividir as turmas por dois turnos, podendo usar-se muitos critérios para o fazer.

As escolas estão a fechar o planeamento do próximo ano letivo, em cima da mesa estão opções dos “novos” tempos que por vezes lembram velhos. Ter aulas ao sábado, parece ser uma dessas novas/velhas opções que se está a equacionar em alguns estabelecimento de ensino secundário.

As soluções são variadas, algumas, até, inovadoras, mas ao velho normal não se volta tão cedo. Pode ser que daqui saia uma nova realidade, uma oportunidade de mudança de um passo e frente. Quem sabe…

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/07/escola-por-turnos-epe-e-1-o-ciclo-de-fora-desta-modalidade/

3 comentários

    • lulu on 29 de Julho de 2020 at 13:30
    • Responder

    Vai ser giro ver as mantas de retalhos que as escolas do país irão apresentar.

    Também vai ser giro ver que não há uma uniformização nacional pelo menos para o ensino secundário, onde há exames NACIONAIS e médias de frequência que servem para entrar no ensino superior.
    Vai ser cá uma igualdade de condições que ate mete impressão.

    • Pedro C on 29 de Julho de 2020 at 15:32
    • Responder

    Que ninguém se esqueça que pode ser tortura entrar às 8h ou sair depois das 18h.

    Ter aulas de noite não é bom para ninguém, e mais ainda para aqueles que fazem 45min/60 no transporte para a escola e casa!!

    • Mariana on 29 de Julho de 2020 at 15:59
    • Responder

    Ser educador é o que está a dar! Sem redução de número de crianças, sem distanciamento, sem birras, sem choros, sem outras atitudes próprias da idade destas crianças, sem espaço e, muito provavelmente, sem saúde. Haja paciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: