A reforma do currículo do 1º ciclo e a reversão da escola/casa impunha-se neste quadro de incerteza

 

A reforma do currículo do 1º ciclo e a reversão da escola/casa impunha-se neste quadro de incerteza

Os alunos do 1.º ciclo deveriam ter apenas aulas no periodo da manhã, deixando as tardes para:
– Atividades Extra-Curriculares;
– Estudo;
– Atividades Desportivas;
– Atividades Culturais;
– Atividades Musicais;

Não tenho qualquer dúvida em afirmar que a aprendizagem dos alunos seria bem superior, os níveis de motivação e concentração de manhã são muito superiores ao periodo da tarde.
O segundo aspeto era reduzir a gordura curricular, pois o atual currículo é reconhecidamente desadequado para a maioria dos alunos, não dando tempo para trabalhar consistentemente os aspetos mais importantes do desenvolvimento do aluno.

A continuação do trabalho do professor poderia ser de forma remota, de tarde, para os alunos com dificuldades de aprendizagem, que recebiam lições extra em casa ou na escola acompanhados de adultos.

Este horário permitia acionar mais facilmente um plano de emergência “COVID” sem os sobressaltos da última interrupção lectiva presencial. Reduzia os tempo de presença de alunos e professores nas escolas e diminuía o risco de contágios, quer da gripe quer do Covid e outros problemas relacionados com permanência excessiva em ambiente escolar.

In Primeiro Ciclo

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/07/a-reforma-do-curriculo-do-1o-ciclo-e-a-reversao-da-escola-casa-impunha-se-neste-quadro-de-incerteza/

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Profy on 5 de Julho de 2020 at 12:23
    • Responder

    Concordo totalmente e considero que é aplicável aos outros níveis de ensino durante e pós-pandemia. É preciso separar os tempos de aprendizagem de conteúdos, dos tempos de trabalho autónomo, de atividades práticas, de acompanhamento dos mais novos e de alunos com mais dificuldades.

      • Horários on 5 de Julho de 2020 at 12:44
      • Responder

      As cargas letivas semanais nos outros ciclos não permitem que isso seja feito. Já no 1º ciclo as recomendações para o próximo ano letivo permitem que isso seja feito. Basta que as escolas o queiram fazer.


  1. Concordo e concordo com o 1º comentário “e considero que é aplicável aos outros níveis de ensino durante e pós-pandemia. “

    • Regina Inácio on 7 de Julho de 2020 at 1:09
    • Responder

    Concordo plenamente. Já pensou enviar esta proposta para o Ministro da Educação ou Sindicatos para que seja realmente debatida?
    Muito Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog