Na 2ª versão da Proposta do ME do DOAL para o ano letivo de 2016/17 as novidades são poucas. Para o 1º ciclo continuam as injustiças. A carga letiva continua nas 25 horas, a vigilância dos intervalos continua a ser componente não letiva e enquanto aos diretores de turma é garantido no mínimo 2 horas na componente letiva aos titulares de turma é garantido que continuarão a fazer atendimento aos encarregados de educação na componente não letiva.
É claro que não estaremos sozinhos, o Pré escolar acompanha-nos…
A grande novidade é a do aparecimento do “Professor Tutor”. Este professor terá como funções o apoio ao estudo e ajuda com problemas na escola e em casa (consultor familiar?). Os alunos alvo serão os alunos com duas ou mais retenções. O Vocacional desaparece.
Algo de bom acontecerá. Segundo o Secretário de Estado o número de contratações de professores vai aumentar. O professor Tutor terá no seu horário 4 horas semanais para estas funções, que abrangerão alunos com idade superior a 12 anos, o que fará aumentar o número de horários. No 1º ciclo, ou o insucesso vai ser erradicado por decreto ou então é mais uma injustiça. Para esta medida estarão disponíveis 15 milhões de Euros. Mas para o 1º ciclo nada. Todos sabemos que quanto mais cedo se atacar um problema, mais probabilidades há de o resolver.
19 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Injustiça para o 1º ciclo?
Também é injusto o 1º ciclo poder estar um ano sem componente letiva e os 2º, 3º ciclos e secundário não?
E o dia livre que o 2º e 3º ciclo têm ao longo do percurso. enfim não pedimos para ser diferentes pedimos para ter as mesmas condições dos outros ciclos. Já basta os governos para nos dividirem e os sindicatos nada fazerem. Temos que estar únidos.
Não existem dias livres. Poderão existir dias sem componente letiva mas no final da semana todos terão de dar as mesmas horas (se tiverem horário completo).
Pois..o problema é que todos não dão as mesmas horas não é!? Uns trabalham mais do que outros e ganham o mesmo.
E mais..sabia que um horário de 16h por exemplo no 1ºciclo recebe menos do que um horário de 16H no 2ºciclo? Assim como a contagem de serviço tb é mais prejudicial neste campo para quem está no 1ºciclo?
Só aceito críticas de quem já trabalhou no 1ºciclo. Porque uma coisa é ter conhecimento de causa e ter sofrido na pela estas injustiças. Outra é falar por falar, ou por ter habilitação mas nunca ter lecionado neste ciclo
As mesmas horas?? 22 horas de 50 minutos ou 25 h de 60 minutos???
Horário assegurado com pelo menos 6 horas(2º, 3º e secundário)ou pelo menos 25 horas???
Eu troco consigo…o ano sem componente letiva pelo seu horário.
Os horários do 3 ciclo e secundário só são bons para alguns, para outros são bem piores que os do 1º ciclo, por exemplo com 1 bloco às 8:00 e 4 ou 5 blocos no final da tarde ou à noite.
Os alunos de todos os ciclos trabalhariam melhor se todos os dias iniciassem as aulas às 8 e terminassem às 13:30. Depois almoçavam e se os pais quisessem tinham atividades na escola que não passavam necessariamente pela sala de aula. E nós ficávamos com tempo para trabalhar em grupo e preparar as aulas.
Em Espanha já é mais ou menos assim há algum tempo.
Colocar uma criança de 6 anos (e em alguns casos de 5 anos) a levantarem-se às 6:30h para apanhar o autocarro para vir pra escola às 8h deve ser espetacular né?
Por favor não compare o que não é comparável
Olha lá ó nabo. Tu tens a redução da componente letiva ao longo da carreira. O 1º Ciclo não, percebeste, ou queres que te faça um desenho?
GOSTO:
5 – Sempre que um docente tenha, no mesmo dia, serviço letivo distribuído em diferentes estabelecimentos do mesmo agrupamento, o tempo de deslocação entre eles é considerado como componente não letiva de estabelecimento.
NÃO GOSTO:
4 – Os docentes podem, independentemente do grupo pelo qual foram recrutados, lecionar outra disciplina ou unidade de formação do mesmo ou de diferente ciclo ou nível de ensino, desde que sejam titulares da adequada formação científica e certificação de idoneidade nos casos em que esta é requerida.
NÃO GOSTO:
Cada professor tutor acompanha um grupo de 10 (DEZ!) alunos com DUAS ou MAIS RETENÇÕES.
NÃO GOSTO:
4 – É “PERMITIDO” o desdobramento de turmas do ensino secundário exclusivamente para a realização de trabalho prático ou experimental, nas seguintes condições: …
(deveria ser OBRIGATÓRIO!)
TIC e Aplicações Informáticas B, duas das disciplinas que são totalmente práticas e exigem condições físicas e técnicas adequadas, que são limitadas pelo número de computadores, continuam sem desdobrar. Não basta o ensino das tecnologias estar marginalizado, como ainda se chuta para canto o pouco que há.
A IMPORTÂNCIA DAS ARTES E DO DESPORTO
Em vez de falar nas disciplinas “fundamentais” como a Matemática e o Português, como fazia muito Nuno Crato, (Tiago Rodrigues) insistiu na importância de “competências transversais”, das “artes, do desporto e das ciências experimentais”.
In: Expresso
Não vi NADA na proposta do ME do DOAL para o ano letivo de 2016/17 sobre a “A IMPORTÂNCIA DAS ARTES E DO DESPORTO”…
TIC e Aplicações Informáticas B, duas das disciplinas que são totalmente práticas e exigem condições físicas e técnicas adequadas, que são limitadas pelo número de computadores, continuam sem desdobrar. Não basta o ensino das tecnologias estar marginalizado, como ainda se chuta para canto o pouco que há. Assim vai a aposta no futuro!
Embora tenha concordado com muitas das medidas corretivas implementadas até agora por este ME (que foram aberrações decretadas pelo anterior governo) não posso concordar com a figura do Professor Tutor.
Não entendo porque referem o seu aparecimento quando ela já existe há bastante tempo!
Na minha opinião e atendendo ao facto de já ter e estar com essa função de Professor Tutor, os resultados obtidos na melhoria das aprendizagens dos alunos, bem como, a sua mudança de atitude em termos de contexto escolar tem sido pouco relevante, pois os alunos na sua grande maioria recusam-se a aceitar essa mudança comportamental por mais estratégias que implementemos.
Por outro lado, inserindo os alunos em turmas com Percursos Curriculares Alternativos, com conteúdos programáticos diferenciados e direcionados às suas valências, os resultados obtidos são extremamente melhores e mais motivantes para o desenvolvimento escolar dos alunos tanto a nível de competências como de atitudes.
Na minha opinião, vai ser um erro enorme acabar com a integração desses alunos na vertente vocacional já a partir do 2º ciclo.
Por outro lado, se o acompanhamento de 4 alunos já é problemático com 10 alunos vai ser um “FESTIVAL”.
E porquê tutoria só a partir dos 12 anos e com duas ou mais retenções no seu percurso escolar? Alguns dos alunos começam muito mais cedo a evidenciar essas atitudes e dificuldades de aprendizagem necessitando desse acompanhamento.
Desculpem-me a franqueza, mas só quem está no terreno é que sabe e tem a consciência das dificuldades e do modo como poderá alterar, para melhor, o percurso escolar dos alunos.
Outra situação que me indigna profundamente é não eliminarem imediatamente as Metas Curriculares. Pelo menos, das disciplinas que tenho conhecimento porque já a lecionei e leciono, respetivamente, Matemática e EV/ET são uma autêntica aberração estrutural no Programa Educativo dos alunos. O governo do PSD/CDS fizeram esta e outras aberrações. Se este governo não as corrigir será conivente com os procedimentos dos seus antecessores.
Concordo.
Menos horas de apoio para o 1ºCEB
Este articulado desapareceu da proposta para 2016/17
“A parcela AE da componente para atividade pedagógica do crédito
horário calcula -se nos seguintes termos:
a) 2 horas por turma do 1.º ciclo de cada estabelecimento escolar que tiver um número de alunos deste nível de ensino igual ou superior a 250;
b) 4 horas por turma do 1.º ciclo de cada estabelecimento escolar que tiver um número de alunos deste nível de ensino inferior a 250.
As horas de apoio disponíveis utilizam -se apenas com base nas necessidades reais que em cada momento os alunos para o efeito identificados originam e têm como limite máximo o valor do crédito atrás mencionado.”
Resta lecionar 22,5h às turmas e as restantes 2,5h revertem para apoio educativo
[…] /projeto-despacho-organizacao-do-ano-letivo-2a-versao/ […]