Mãe, hoje é o teu dia…

“A celebração do Dia da Mãe é uma das datas mais celebradas no calendário, ano após ano. “Mãe só há uma” e é a oportunidade perfeita para reconhecer e premiar todo o carinho e sacrifício que as mães oferecem aos filhos diariamente, durante todos os dias do resto das suas vidas.

Mas, de onde vem a história da celebração da festividade? As primeiras comemorações do Dia da Mãe remontam à Grécia antiga, cumprindo o seu papel de cultura seminal que serviu de base à civilização ocidental. Nesta época, os seus contemporâneos prestavam homenagem a Rea, irmã e esposa de Crono e mãe de Zeus, Poseidón e Hades. Ainda assim, e segundo Homero, Rea simbolizava a mãe dos deuses e não uma mãe universal, como poderia ser o papel de Cibeles.

De facto, foi à divindade Cibeles que honraram os romanos que, por sua vez, adquiriram os costumes dos gregos. Estes nomearam a comemoração deste dia como a Hilária e a dataram de 15 de março, que era quando os peregrinos se disponibilizavam a realizar oferendas no templo da Deusa da Mãe Terra.

Vários séculos depois, os católicos transformaram estas celebrações politeístas para distinguir a figura da Virgem Maria como a mãe de Jesus e de todos os cristãos.mãe

No santoral católico, designou-se a data de 8 de dezembro para a homenagem, coincidindo com a festa da Imaculada Conceição e aproveitando, assim, a data para homenagear os dois acontecimentos.

Contudo, a verdadeira conceção do Dia da Mãe foi fixado em 1873 pela poetisa e ativista Julia Ward Howe. Esta defensora dos direitos das mulheres escreveu a Proclamação do Dia da Mulher e, durante alguns anos, conseguiu que as mulheres de 18 cidades norte-americanas se reunissem para celebrar a festividade. A cidade de Boston continuou a comemorar o Dia da Mãe durante uma década, mas seria Anna Jarvis –movida pelo recente falecimento da sua mãe– que aplicaria todos os esforços para marcar a data de comemoração para 12 de maio de 1907.

Finalmente, e sete anos depois da proposta de Jarvis, a ideia chegaria às mãos do presidente Woodrow Wilson, que determinaria que o Dia da Mãe nos Estados Unidos seria celebrado no segundo domingo de cada mês de maio.

Muitos foram os países que se juntaram, a pouco e pouco, e que foram fazendo eco da festividade.”

No nosso país este dia celebra-se hoje, no primeiro domingo de maio.

Obrigado, Mães…

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/05/mae-hoje-e-o-teu-dia/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Tipy a triky pro všechny vaše každodenní potřeby! Najděte všechny recepty, lifestylové nápady a užitečné články o zahradničení na našem webu. Učte se, jak využít všechny suroviny ve vaší kuchyni a získat perfektní výsledky každý den. Buďte inspirací pro své blízké a začněte žít zdravěji a šťastněji ještě dnes! Ergoterapie pro děti: Omezení 23. května: Jaká 15 minutový lahodný recept na těstoviny od Mary Berry: pouze Skutečná akce: 5 vzrušujících filmů, které vás chytí od Jak připravit lahodný listový těsto závin s kuřecími houbami a Fouette Tartare: originální recept na francouzský předkrm za pět minut Jak zlepšit vaši kuchyni: 5 jednoduchých triků pro zvýšení chuti vašich jídel" "5 nejlepších lifestylových triků pro každodenní použití" "Zahradničení pro začátečníky: Jak začít s vlastní zahradou" "10 rychlých a snadných receptů na domácí zakysanou smetanu pro perfektní chuť